Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Conegro e Autarquia de Saúde promovem Encontro sobre Saúde do Negro

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/09/2012

palestra1

DivulgaçãoPalestra foi ministrada por Dra. Regina Nogueira

O Conselho Municipal do Negro de Itapecerica da Serra – Conegro e a Autarquia Municipal de Saúde – IS realizaram no dia 21 de setembro o 1º Encontro para implantar o Programa Municipal de Prevenção e Assistência às Pessoas Portadoras de Traço Falciforme ou Anemia Falciforme.

O evento contou com a presença da palestrante Dra. Regina Nogueira, assessora de saúde da população negra de Embu das Artes e participante do Fórum Nacional de Gestores de saúde da População Negra. Em sua explanação, Dra. Regina socializou suas experiências sobre o tema.

Acompanharam a palestra profissionais da Autarquia como: psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, educação permanente, regulação, saúde mental, saúde materna/infantil, atenção básica, atenção secundária, rede cegonha, entre outros.

Segundo o presidente do Conegro, Denis Rodrigues dos Santos, esta ação é muito importante, pois contribui para definir os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população.

A iniciativa inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando a promoção de equidade em saúde da população negra.

Ao promover esta ação, o Conegro e a Autarquia de Saúde - IS estão em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que abrange ações e programas de diversas Secretarias do Ministério da Saúde e seus órgãos vinculados, compreendendo que a população negra da cidade e do campo necessitam de atenção à saúde diferenciada, garantindo que essas ações cheguem para as camadas mais vulneráveis da sociedade de maneira consistente.

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.