Banda Sinfônica de Taboão realizou concerto de estreia no Cemur

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/09/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nessa quarta-feira, dia 05, a estreia da primeira Banda Sinfônica do município, no CEMUR. O evento, que pontualmente começou às 20h30, contou com a participação de familiares dos músicos e também de moradores de Taboão da Serra.

Integrantes de regiões próximas, a exemplo de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, bem como de lugares mais afastados, como Osasco e Campo Limpo, compõe a banda sinfônica que nasceu no Liceu de Artes de Taboão da Serra. A ideia de reunir músicos da chamada CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) foi apoiada tanto pela Prefeitura do município, como também pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

E com grande expectativa e ansiedade os músicos aguardaram o início das apresentações. Por volta das 18h30 era possível notar a preparação de professores do próprio Liceu de Artes, que além de arrumarem o palco para a apresentação, também afinavam os instrumentos com a ajuda dos alunos. Aos poucos, convidados especiais e munícipes chegavam e ocupavam os assentos.

Por volta das 19h os ensaios gerais começaram com todos os integrantes estrategicamente posicionados. Aos poucos, os ouvidos dos presentes habituavam-se ao ambiente orquestral do local, que tinha como regente o maestro Hamilton Oliveira. Às 20h, mais pessoas eram vistas circulando pelo CEMUR. Umas ansiosas, outras curiosas. Mas, pontualmente às 20h30, todos os ânimos foram acalmados. Um por um dos integrantes subiram ao palco em definitivo, assumiram os seus postos, posicionaram seus instrumentos para que, só assim, a plateia fosse reverenciada.

Do início ao fim do espetáculo o que se viu e ouviu foi uma verdadeira reunião de elementos musicais, uma junção de sons que encantaram tanto os ouvidos como também a alma de quem pôde acompanhar a apresentação. Músicas como “Suíte Pernambucana” e “Mamma Mia”, respectivamente a primeira e a última a serem tocadas, foram entoadas pela Banda. Assim, jovens, adultos e idosos foram unidos por único propósito: a música.

Um dos integrantes da banda, Vicente Raiola Neto, 50, expressou grande contentamento: “foi muito boa essa apresentação. Nós estudamos bastante, ensaiamos bastante para podermos agradar o público presente nessa nossa primeira apresentação”, conta. As noites de sexta-feira são reservadas para os ensaios da Banda Sinfônica que acontecem no Liceu de Artes, localizado na Rua das Camélias, nº20, Parque Assunção.


Por Dereck Gomes

Comentários