6ª Ação do Gape orienta pessoas com deficiência e famílias neste sábado

Por Outro autor | 23/08/2012

Muita informação sobre direitos e oportunidade de emprego, prestação de serviço, programação cultural e recreação para crianças, jovens e adultos com limitações físico-intelectuais. Neste sábado, dia 25, a Pastoral do Gape (Grupo de Apoio à Pessoa Especial) realiza a 6ª Ação de Orientação às pessoas com deficiência e familiares de Taboão da Serra, gratuita, das 10h às 17h, no Centro Educacional Sal da Terra, no Jardim Roberto (região do Pirajuçara).

Os participantes terão palestras e atendimentos de equipe multiprofissional sobre questões jurídicas, nutrição, saúde da mulher, família e mercado de trabalho. Neste ano, a novidade é a disponibilização, pela Secretaria Estadual de Emprego, de emissão de carteira de trabalho (pessoas com 14 anos ou mais), primeira e segunda via, mediante apresentação de documentos originais como RG e certidão de nascimento e/ou casamento.

O evento terá inscrição para vagas de emprego para deficientes auditivos (a partir de 16 anos), sendo necessária apresentação de laudo médico para verificação da limitação, além de orientações sobre a Lei de Cotas. Contará também com participação do Senai de Itu (SP). “Eles têm um belo trabalho para pessoas com deficiência visual e estarão conosco para compartilhar o projeto”, diz Angela Pinheiro, da organização da 6ª Ação do Gape.

Em sala com corredor para exploração tátil de objetos do cotidiano, deficientes visuais terão sessão de cinema com audiodescrição. Em outro espaço temático, a proposta será a interação escola-família-comunidade, em que um pai de um adolescente com Síndrome de Down fará roda de conversa sobre relações afetivas. Alunos de centro de reabilitação da prefeitura se apresentarão com fanfarra. Outra atração será um teatro de fantoches.

A ação terá momento literário com a apresentação dos livros “Sem Limites”, de Carlos Eduardo Viviani, acometido por paralisia cerebral, e “História de Uma Mãe Especial”, de Antônia Yamashita, e do gibi “Turma do Lukas”, com personagens cadeirantes. “É uma iniciativa para mostrarmos que não existem diferenças entre nós, que devemos valorizar as potencialidades das pessoas com deficiência, sem preconceito ou discriminação”, diz Angela.


SERVIÇO
6ª Ação de Orientação da Pastoral do Gape
Quando: Neste sábado, dia 25, 10h às 17h
Onde: Centro Educacional Sal da Terra (rua Assembleia de Deus, 12, Jardim Roberto, altura do nº 1700 da estrada Kizaemon Takeuti, região do Pirajuçara)
Informações.: (11) 4137-0737 (Angela)

Comentários