Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

MPF investiga curso superior de faculdade em Taboão

Por Edimon Teixeira | 20/08/2012

anhanguera450

DivulgaçãoA instituição teve 95% de seus candidatos para a OAB reprovados em 2011; MEC diminuiu em 64 número de vagas para o referido curso


O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo apura notícia de irregularidade na adequação do curso de Gestão Empresarial e Patrimonial da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra junto ao Ministério da Educação (MEC) por propaganda enganosa.

A empresa fora instala na cidade há 12 anos, (Portaria MEC No. do documento: 438, de 30/03/2000) como Faculdade Taboão da Serra (FTS). A designação da FTS mudou em 2008, passando a Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, quando a instituição passou a ser mantida pela Anhanguera Educacional Ltda., com sede na cidade de Valinhos(SP).

Segundo informações do portal da Anhanguera, a instituição oferece cursos de graduação na modalidade presencial, autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, bem como cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e de extensão. Ainda  cursos na modalidade a distância  por meio do seu Centro de Educação a Distância.

Já de acordo com o 6.&730; Relatório Semestral da PRDC/SP, divulgado no último mês de maio,  que lista os trabalhos do órgão no período de 01/10/2011 a 31/03/2012, conforme a Portaria nº 74, de 14 de março de 2012, com base em legislação específica, fora instaurada Inquérito Civil Público a partir dos Autos nº 1.34.001.005307/2011-14.

O auto em questão trata de denúncia de possíveis irregularidades junto ao MEC, no que diz respeito à adequação do curso de Gestão Empresarial e Patrimonial, junto ao órgão. Entre outros fins, a medida visa a colher evidências e provas a serem levadas à Justiça, por meio da ação civil pública. O procedimento tem instauração e presidência exclusivas do MP.  

Ainda de acordo com a portaria, o responsável pelo caso é o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Jeferson Aparecido Dias. Entre os motivos para seguir com apuração, a referida portaria cita o art. 129 da Constituição da República, e a Lei Complementar n.º 75/93 sobre competências do MP.

Vagas em Direito


O curso de Direito da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra teve seu número de vagas disponíveis questionado pelo Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, segundo o Processo nº: 23000.008825/2011-39. A instituição entrou com recurso contra a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) da medida cautelar de redução de 64 (sessenta e quatro) vagas no curso de Direito, bacharelado, oferecidos que passou a oferecer 96 (noventa e seis) vagas.

Na referida Nota, a SERES contextualiza a Avaliação da Educação Superior, justifica a necessidade da medida cautelar, apresenta o seu amparo legal e os critérios para a definição dos cursos e da extensão da redução do número de vagas de modo inversamente proporcional ao CPC contínuo, de modo que um curso com menor CPC contínuo teve maior redução de vagas. A interessada não apontou problemas quanto ao cálculo envolvido.


A decisão do relator da peça, o conselheiro Milton Linhares manteve mérito e negou provimento, mantendo os efeitos da decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior que, aplicando medida cautelar de redução de 64 (sessenta e quatro) vagas no curso de Direito, bacharelado, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS), decisão acatada por unanimidade pela Câmara de Educação Superior.

O referido curso teve 4,55% de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2011 e ficou na posição 746ª posição no ranking de aprovados no exame para ingressar na advocacia. A instituição teve mais de 95% de seus 66 alunos inscritos para o exame nacional da OAB reprovados na segunda fase, conseguindo aprovar três dos advogados formados naquela instituição de ensino em Taboão.

A reportagem do Jornal na Net fez contato por email e telefone com a assessoria de imprensa da Anhanguera, mas até o fechamento da matéria não houve resposta. 


19/11/2017

Diretor da Khan Academy na América Latina visita escolas de Taboão

Duas escola da Prefeitura de Taboão da Serra receberam na terça-feira, 7 de novembro, a visita...

14/11/2017

Em alta, cozinha do mar tem curso de formação profissional no Senac

No Brasil, os mais de 7 mil quilômetros de extensão da costa litorânea fazem da cozinha do mar...

13/11/2017

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima...

09/11/2017

Alunos do Senac Taboão criam canal no YouTube para compartilhar aprendizado

Como parte do processo de ensino-aprendizagem adotado pelos docentes da instituição, os alunos...

07/11/2017

Professora de Embu é uma das vencedoras Prêmio Educador Nota 10

A noite de segunda-feira, dia 30, foi de celebrar a Educação. Em uma Sala São Paulo bem cheia, o...

03/11/2017

Inep recorre ao STF contra decisão que impede regra de direitos humanos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da...

03/11/2017

Novembro Azul: OncoRede da ANS tem programas de atenção a pacientes com câncer

Novembro é mês de reforçar as orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, missão que...

01/11/2017

Alunos da rede pública de Taboão participam de concurso de soletração de inglês

O concurso de soletração em inglês Spelling Bee Contest já mobiliza estudantes de toda a rede...

01/11/2017

Fatec divulga prazo para pedir isenção total ou parcial da taxa do vestibular

Os pedidos para isenção total ou de desconto de 50% na taxa de inscrição para o vestibular do...

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.