Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

MPF investiga curso superior de faculdade em Taboão

Por Edimon Teixeira | 20/08/2012

anhanguera450

DivulgaçãoA instituição teve 95% de seus candidatos para a OAB reprovados em 2011; MEC diminuiu em 64 número de vagas para o referido curso


O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo apura notícia de irregularidade na adequação do curso de Gestão Empresarial e Patrimonial da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra junto ao Ministério da Educação (MEC) por propaganda enganosa.

A empresa fora instala na cidade há 12 anos, (Portaria MEC No. do documento: 438, de 30/03/2000) como Faculdade Taboão da Serra (FTS). A designação da FTS mudou em 2008, passando a Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, quando a instituição passou a ser mantida pela Anhanguera Educacional Ltda., com sede na cidade de Valinhos(SP).

Segundo informações do portal da Anhanguera, a instituição oferece cursos de graduação na modalidade presencial, autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, bem como cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e de extensão. Ainda  cursos na modalidade a distância  por meio do seu Centro de Educação a Distância.

Já de acordo com o 6.&730; Relatório Semestral da PRDC/SP, divulgado no último mês de maio,  que lista os trabalhos do órgão no período de 01/10/2011 a 31/03/2012, conforme a Portaria nº 74, de 14 de março de 2012, com base em legislação específica, fora instaurada Inquérito Civil Público a partir dos Autos nº 1.34.001.005307/2011-14.

O auto em questão trata de denúncia de possíveis irregularidades junto ao MEC, no que diz respeito à adequação do curso de Gestão Empresarial e Patrimonial, junto ao órgão. Entre outros fins, a medida visa a colher evidências e provas a serem levadas à Justiça, por meio da ação civil pública. O procedimento tem instauração e presidência exclusivas do MP.  

Ainda de acordo com a portaria, o responsável pelo caso é o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de São Paulo, Jeferson Aparecido Dias. Entre os motivos para seguir com apuração, a referida portaria cita o art. 129 da Constituição da República, e a Lei Complementar n.º 75/93 sobre competências do MP.

Vagas em Direito


O curso de Direito da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra teve seu número de vagas disponíveis questionado pelo Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, segundo o Processo nº: 23000.008825/2011-39. A instituição entrou com recurso contra a decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) da medida cautelar de redução de 64 (sessenta e quatro) vagas no curso de Direito, bacharelado, oferecidos que passou a oferecer 96 (noventa e seis) vagas.

Na referida Nota, a SERES contextualiza a Avaliação da Educação Superior, justifica a necessidade da medida cautelar, apresenta o seu amparo legal e os critérios para a definição dos cursos e da extensão da redução do número de vagas de modo inversamente proporcional ao CPC contínuo, de modo que um curso com menor CPC contínuo teve maior redução de vagas. A interessada não apontou problemas quanto ao cálculo envolvido.


A decisão do relator da peça, o conselheiro Milton Linhares manteve mérito e negou provimento, mantendo os efeitos da decisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior que, aplicando medida cautelar de redução de 64 (sessenta e quatro) vagas no curso de Direito, bacharelado, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS), decisão acatada por unanimidade pela Câmara de Educação Superior.

O referido curso teve 4,55% de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2011 e ficou na posição 746ª posição no ranking de aprovados no exame para ingressar na advocacia. A instituição teve mais de 95% de seus 66 alunos inscritos para o exame nacional da OAB reprovados na segunda fase, conseguindo aprovar três dos advogados formados naquela instituição de ensino em Taboão.

A reportagem do Jornal na Net fez contato por email e telefone com a assessoria de imprensa da Anhanguera, mas até o fechamento da matéria não houve resposta. 


27/05/2018

Embu e Itapecerica suspendem aulas após desabastecimento de combustível

As prefeituras de Embu das Artes e Itapecerica da Serra suspenderam as aulas para os alunos da...

24/05/2018

Secretária Municipal de Educação suspende aulas desta sexta 25 em Itapecerica

A Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra  emitiu comunicado no fim da tarde...

23/05/2018

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje

Termina hoje o prazo para os candidatos do Enem, pagar a taxa de inscrição que é de R$ 82. O...

22/05/2018

Prefeitura de Itapecerica realiza formação de cursos profissionalizantes

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realizou a formatura dos cursos do Centro...

21/05/2018

Mais de 800 livros são doados durante evento em Taboão

A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra promoveu, na última sexta-feira, 18, o evento...

20/05/2018

Univesp: inscrições para Vestibular do 2º semestre começam amanhã (21)

Entre 21 de maio e 19 de junho, os interessados em concorrer a uma das 18.250 vagas da...

18/05/2018

Prefeitura de Itapecerica amplia projeto de Educação para o Trânsito nas escolas

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Itapecerica da Serra tem ampliado o projeto de...

14/05/2018

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Vai até o dia 18 de maio o prazo para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se...

14/05/2018

Depoimentos em formatura do Lado a Lado revelam que cursos são opção de renda

Mais de 400 alunos dos cursos profissionalizantes do Projeto Lado a Lado participaram da...

27/05/2018

Helicópteros do Exército sobrevoaram BR e viram caminhões parados do acostamento

Três helicópteros do Exército sobrevoaram a rodovia Régis Bittencourt, neste domingo, 27, na...

27/05/2018

Embu e Itapecerica suspendem aulas após desabastecimento de combustível

As prefeituras de Embu das Artes e Itapecerica da Serra suspenderam as aulas para os alunos da...

27/05/2018

Moradores de Embu apoiam manifestação dos caminhoneiros que estão ocupando a BR

Dezenas de moradores de Embu das Artes estão mobilizados para ajudar os caminhoneiros que há...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.