Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Criado há 18 anos, fórum de Juquitiba ainda não saiu do papel

Por Sandra Pereira | 19/08/2012

forum

Sandra PereiraPresidente da OAB e juiz de Itapecerica integram mobilização em favor da instalação do Fórum de Juquitiba

Há 18 anos o município de Juquitiba aguarda a implantação do fórum destinado a atender as demandas judiciais da cidade. O decreto de criação do órgão data de 1994. Mas até o momento a instalação do mesmo não se concretizou. Um procedimento instalado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Itapecerica da Serra, voltou a trazer o assunto à tona reascendendo o movimento existente para a instalação do fórum. A cidade também não conta com sede da OAB.

Recentemente a prefeitura de Juquitiba se dispôs a doar o prédio para implantação do serviço. O juiz Antonio de França Hristov, diretor do fórum de Itapecerica, que atualmente recebe as demandas judiciais do município atua junto ao Tribunal de Justiça, a fim de concretizar a instalação do fórum na cidade das águas. O esforço conjunto da OAB, prefeitura e do judiciário precisa agora contar com o apoio da Assembleia Legislativa, a quem cabe criar o cargo de juiz e promotor para atuar no município.

“Faço júri em Itapecerica e tenho a exata percepção de que muitos crimes violentos são cometidos em Juquitiba porque o Poder Judiciário está distante. São comuns os casos de homicídios por discussão de aluguel e brigas de vizinhos, por exemplo. A pessoa faz justiça com as próprias mãos por entender que o Judiciário está distante”, revela o juiz Antonio de França Hristov. “É o que a gente chama no direito de litigiosidade contida, ou seja, os conflitos existem, não vêm para o Judiciário mais acabam estourando na sociedade”.

O magistrado alerta ainda que a sensação de distanciamento da Justiça aumenta o grau de violência dos crimes praticados na cidade. De acordo com ele a falta do fórum e a precariedade do policiamento impulsionam os assassinatos considerados brutais. “É terrível. Tivemos recentemente um homicídio em que o sujeito decapitou o outro com facão. Esse distanciamento da Justiça e da polícia é prejudicial à sociedade”, aponta.

O juiz defende que é preciso vontade política para concretizar a instalação do fórum de Juquitiba. Ele afirma que além de coibir a criminalidade o fórum vai ampliar o acesso da população ao Judiciário e reduzir a demanda judicial em Itapecerica da Serra. 

“A Assembleia tem que criar o cargo de juiz, promotor e incluir o novo fórum no Orçamento. É preciso que a população se conscientize da falta que o fórum faz e cobrar da classe política a sua implantação”, afirma o magistrado. 

Na última semana o magistrado se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, que se comprometeu a agilizar a implantação do fórum de Juquitiba, desde que a prefeitura da cidade faça a doação do prédio onde ele deverá ser instalado. A prefeitura havia indicado um prédio no centro da cidade, com 250 metros ², mas o local era menor do que o menor fórum existente no estado e por essa razão foi recusado.

Agora, a prefeita Cida Maschio quer indicar um prédio no distrito dos Barnabés. O local sofre com a violência e tem uma população superior a 10 mil habitantes. De acordo com a prefeita o novo espaço tem mais de 600 metros ² de área construída, possui acessibilidade e estrutura para abrigar a OAB, Ministério Público, bancos e até batalhão policial.  


Moradores enfrentam viacrucis para ter atendimento Judiciário


Quem mora em Juquitiba e já precisou recorrer ao Judiciário conhece de perto as dificuldades. Os moradores precisam se deslocar até Itapecerica várias vezes. Para a população de menor renda esse esforço nem sempre é possível, o que acaba afastando muitas pessoas da assistência jurídica, segundo a presidente da OAB de Itapecerica da Serra, Neusa Penha Gavotero, autora do pedido de implantação do fórum de Juquitiba.

“Precisamos implantar esse fórum. Sentimos no dia-a-dia as dificuldades das pessoas. Há locais em Juquitiba onde as mulheres andam até duas horas para pegar o ônibus levando três filhos, um no colo, outro pela mão e mais um na barriga. Essas mulheres não têm dinheiro nem para comprar pão. Como vão pagar passagem várias vezes até Itapecerica para pedir pensão?”, questiona a presidente da OAB.

Ela diz que a entidade disponibilizou advogado uma vez por semana para fazer triagem em Juquitiba. Mas, alerta que isso poupa somente uma viagem até Itapecerica as demais são necessárias. “Estamos fazendo a nossa parte e temos o compromisso da seccional de após implantar o fórum disponibilizar a estrutura total de atendimento em 24 horas”, relata.

A prefeita Cida Maschio disse ao Jornal na Net que os moradores solicitam constantemente a implantação do fórum. Ela revela que a exclusão judiciária afeta centenas de moradores, especialmente os mais carentes.

“O caso Celso Daniel é um em centenas de outros que acontecem na nossa cidade. É comum os criminosos descartarem corpos em Juquitiba e tenho certeza que isso acontece por não termos a Justiça presente na nossa cidade”.


19/04/2018

Moradores comemoram reforma de Praça em Taboão da Serra

Os moradores do Jardim Beatriz, em Taboão da Serra, estão comemorando a reforma e instalação de...

18/04/2018

Fórum São Paulo premiou Promotores do Desenvolvimento eleitos em votação direta

Com a presença de várias autoridades e homenageados, o Fórum São Paulo e o Grupo Organizado de...

12/04/2018

Adolescente de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O estudante Luiz Gustavo de Oliveira Vieira, de 14 anos, está desaparecido desde a segunda-feira...

12/04/2018

Moradores reclamam de barulho e música alta em bairro de Taboão

Há cerca de um ano, os moradores do bairro Jacarandá, em Taboão da Serra, vem sofrendo com o...

05/04/2018

Governo de São Paulo vai contratar 800 escrivães e 600 investigadores

As inscrições para o concurso que vai selecionar 800 escrivães e 600 investigadores começam às...

05/04/2018

OAB Taboão lança 3ª edição de revista impressa nesta quinta (5)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Taboão da Serra, lança nesta quinta-feira (05) a...

04/04/2018

Concurso do TRT da 2ª Região vai oferecer vagas em Taboão, Embu e Itapecerica

O Tribunal Regional da 2ª Região, São Paulo, vai abrir novo concurso público autorizado para o...

04/04/2018

Procon de Itapecerica da Serra divulga os números do Mês do Consumidor

O Procon de Itapecerica da Serra informa que efetuou 3751 atendimentos durante as ações...

31/03/2018

Embu lidera ranking de estupros e Taboão sai na frente nos casos de roubo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostram que a cidade...

25/03/2018

 Moradores de Itapecerica pedem justiça para adolescente de 14 anos assassinada

Em clima de absoluta comoção familiares, amigos,vizinhos e colegas de escola da adolescente de...

26/04/2018

Bailarina de Taboão da Serra se prepara para grande festival na Espanha

Moradora do jardim Salete, em Taboão da Serra, a jovem Rosana Silva, de 18 anos, está a um passo...

26/04/2018

Força Tática fez 70 flagrantes desde que voltou para Taboão e Embu

Desde que voltou a atuar em Taboão da Serra e Embu das Artes, no dia 2 de dezembro, a Força...

26/04/2018

GCM reforça Operação Cidade Organizada em Itapecerica da Serra

Ação “Cidade Organizada’ realizou no último dia 20, uma operação procurando restringir a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.