Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Criado há 18 anos, fórum de Juquitiba ainda não saiu do papel

Por Sandra Pereira | 19/08/2012

forum

Sandra PereiraPresidente da OAB e juiz de Itapecerica integram mobilização em favor da instalação do Fórum de Juquitiba

Há 18 anos o município de Juquitiba aguarda a implantação do fórum destinado a atender as demandas judiciais da cidade. O decreto de criação do órgão data de 1994. Mas até o momento a instalação do mesmo não se concretizou. Um procedimento instalado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Itapecerica da Serra, voltou a trazer o assunto à tona reascendendo o movimento existente para a instalação do fórum. A cidade também não conta com sede da OAB.

Recentemente a prefeitura de Juquitiba se dispôs a doar o prédio para implantação do serviço. O juiz Antonio de França Hristov, diretor do fórum de Itapecerica, que atualmente recebe as demandas judiciais do município atua junto ao Tribunal de Justiça, a fim de concretizar a instalação do fórum na cidade das águas. O esforço conjunto da OAB, prefeitura e do judiciário precisa agora contar com o apoio da Assembleia Legislativa, a quem cabe criar o cargo de juiz e promotor para atuar no município.

“Faço júri em Itapecerica e tenho a exata percepção de que muitos crimes violentos são cometidos em Juquitiba porque o Poder Judiciário está distante. São comuns os casos de homicídios por discussão de aluguel e brigas de vizinhos, por exemplo. A pessoa faz justiça com as próprias mãos por entender que o Judiciário está distante”, revela o juiz Antonio de França Hristov. “É o que a gente chama no direito de litigiosidade contida, ou seja, os conflitos existem, não vêm para o Judiciário mais acabam estourando na sociedade”.

O magistrado alerta ainda que a sensação de distanciamento da Justiça aumenta o grau de violência dos crimes praticados na cidade. De acordo com ele a falta do fórum e a precariedade do policiamento impulsionam os assassinatos considerados brutais. “É terrível. Tivemos recentemente um homicídio em que o sujeito decapitou o outro com facão. Esse distanciamento da Justiça e da polícia é prejudicial à sociedade”, aponta.

O juiz defende que é preciso vontade política para concretizar a instalação do fórum de Juquitiba. Ele afirma que além de coibir a criminalidade o fórum vai ampliar o acesso da população ao Judiciário e reduzir a demanda judicial em Itapecerica da Serra. 

“A Assembleia tem que criar o cargo de juiz, promotor e incluir o novo fórum no Orçamento. É preciso que a população se conscientize da falta que o fórum faz e cobrar da classe política a sua implantação”, afirma o magistrado. 

Na última semana o magistrado se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, que se comprometeu a agilizar a implantação do fórum de Juquitiba, desde que a prefeitura da cidade faça a doação do prédio onde ele deverá ser instalado. A prefeitura havia indicado um prédio no centro da cidade, com 250 metros ², mas o local era menor do que o menor fórum existente no estado e por essa razão foi recusado.

Agora, a prefeita Cida Maschio quer indicar um prédio no distrito dos Barnabés. O local sofre com a violência e tem uma população superior a 10 mil habitantes. De acordo com a prefeita o novo espaço tem mais de 600 metros ² de área construída, possui acessibilidade e estrutura para abrigar a OAB, Ministério Público, bancos e até batalhão policial.  


Moradores enfrentam viacrucis para ter atendimento Judiciário


Quem mora em Juquitiba e já precisou recorrer ao Judiciário conhece de perto as dificuldades. Os moradores precisam se deslocar até Itapecerica várias vezes. Para a população de menor renda esse esforço nem sempre é possível, o que acaba afastando muitas pessoas da assistência jurídica, segundo a presidente da OAB de Itapecerica da Serra, Neusa Penha Gavotero, autora do pedido de implantação do fórum de Juquitiba.

“Precisamos implantar esse fórum. Sentimos no dia-a-dia as dificuldades das pessoas. Há locais em Juquitiba onde as mulheres andam até duas horas para pegar o ônibus levando três filhos, um no colo, outro pela mão e mais um na barriga. Essas mulheres não têm dinheiro nem para comprar pão. Como vão pagar passagem várias vezes até Itapecerica para pedir pensão?”, questiona a presidente da OAB.

Ela diz que a entidade disponibilizou advogado uma vez por semana para fazer triagem em Juquitiba. Mas, alerta que isso poupa somente uma viagem até Itapecerica as demais são necessárias. “Estamos fazendo a nossa parte e temos o compromisso da seccional de após implantar o fórum disponibilizar a estrutura total de atendimento em 24 horas”, relata.

A prefeita Cida Maschio disse ao Jornal na Net que os moradores solicitam constantemente a implantação do fórum. Ela revela que a exclusão judiciária afeta centenas de moradores, especialmente os mais carentes.

“O caso Celso Daniel é um em centenas de outros que acontecem na nossa cidade. É comum os criminosos descartarem corpos em Juquitiba e tenho certeza que isso acontece por não termos a Justiça presente na nossa cidade”.


Josias Patriolino

Por favor, corrijam o sobrenome (Gava Otero) de nossa advogada-mor!!!

LUIS ANTONIO PIRES

Parabéns Presidente Neusa. Não esmoreça. Conte comigo. Dr. Luís pires.

Acacio Luiz Cleto

Parabéns, a OAB sempre em defesa da população, conte com a OAB de Taboão da Serra, minha Nobre e Querida Presidente da OAB de Itapecerica da Serra.

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

1ª Caminhada contra as drogas mobiliza Embu-guaçu e reúne mais de 2 mil pessoas

Mais de duas mil pessoas participaram da 1ª Caminhada contra as drogas realizada pelos Policiais...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.