Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Equoterapia utiliza o cavalo para ajudar o desenvolvimento das crianças e adultos nas áreas de saúde e educação

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 25/03/2010

cavalo.jpg

O centro conta com 10 crianças apadrinhadas pelas empresas Porto Seguro companhia de seguros gerais e Bradesco seguro de vida e previdência.

Ambiente familiar, dedicação e muito amor. Todos os sábados são assim tanto para os profissionais, quanto para os alunos do Centro de Equoterapia Texas Ranch localizado na Estrada da Represa, 50 em Itapecerica da Serra. O brilho no olhar das crianças, a alegria nos exercícios em cima do cavalo, o apoio e o carinho dos profissionais mostra o verdadeiro significado e a importância da Equoterapia.

“Equoterapia é a abordagem fascinante e desafiadora que possibilita com o seu dinamismo e múltiplas interfaces o desabrochar e a potencialidade de cada indivíduo que muitas vezes são desacreditados”, acredita Elizabeth.

Elizabeth administradora do centro explica que por ser um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, busca o desenvolvimento de cada criança ou adulto, melhora a auto-estima, a convivência com outras pessoas, o equilíbrio no processo de auto-avaliação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. “Duas crianças uma com timidez e outra com déficit de atenção trabalham em conjunto para uma ajuda mútua”, conta à administradora do centro.

Paralisia Cerebral, Seqüela de AVC, Aneurisma, Síndrome de Down, Mal de Parkinson, Autismo, Déficit de atenção, timidez, stress e fobias essas são as principais doenças que o método trabalha.

O centro conta com 10 crianças apadrinhadas pelas empresas Porto Seguro companhia de seguros gerais e Bradesco seguro de vida e previdência. “Por enquanto o centro de equoterapia não tem parceria e nem patrocínio da prefeitura, mas em contato com o Presidente da Câmara Amarildo Gonçalves (Chuvisco) ele prometeu encaminhar o pedido de convênio para o Prefeito Jorge José da Costa”, contou.

Procurado Chuvisco afirmou que o processo de convênio foi encaminhado para o Prefeito, mas nada por enquanto foi resolvido, “a maior questão desse impasse é a financeira, o prefeito não sabe de onde tirar a verba”.

O Texas Ranch oferece cinco bolsas integrais para famílias carentes e para as demais ½ bolsas. O custo das aulas mensalmente é de R$ 300,00 a 450,00. “O centro atende também Taboão da Serra, Embu, Juquitiba e São Lourenço e é o único que possui a infra-estrutura, profissionais capacitados e certificados pela ANDE – Brazil (Associação Nacional de Equoterapia)”, afirma a administradora do local.

Sala para a psicóloga e terapeuta, maca, instrutor de equitação, veterinária, cavalos que são próprios para o trabalho, equipamentos adequados para as aulas, pista, rampa e banheiros adaptados “acredito que o centro está preparado para receber mais crianças e adultos”, enfatiza Elizabeth.
23º

Marcia

Boa tarde! Eu e um grupo de pessoas estamos com a intenção de montarmos um centro filantrópico de equoterapia. Já pesquisei bastante sobre requisitos físicos, profissionais, qualificação. Porém, não achei nada que pudesse me nortear a rspeito do custo para instalação e, depois, o custo para manutenção. Auantos animais vocês consideram número mínimo para começar? O animal pode " trabalhar" por quanto tempo diário? Aguardo sua resposta. Muito obrigada!

22º

IVANIRA DE JESUS ALMEIDA

MINHA FILHA TEM UMA LEVE PARALISIA CEREBRAL,Q AFETOU SOMENTE O LADO DIREITO,GOSTARIA Q FIZESSE EQUOTERAPIA,POIS A MAOZINHA DELA SEMPRE FICA FECHADA...AMO CAVALO E GOSTARIA DE DESPERTAR O INTERESSE NELA TAMBEM...POR FAVOR,MEU TELEFONE ´9 9715 6660...MUITO OBRIGADA

21º

leandro dos santos

ola sou tratador de equinos gostaria de entrar em contatos com voces.

20º

EQUOTERAPIA TEXAS RANCH

Olá Leonardo Mendes Pereira, venha nos visitar quando quizer, estamos atendendo nas 4ª, 6ª feiras e sábados, nosso endereço: Estrada da Represa, 50 , sentido São Marcos, ou ligue para f. (011) 4667.9980 Elizabeth

19º

Leonardo Mendes Pereira

Boa noite, meu nome é leonardo sou fisioterapeuta e morador de itapeceica da serra,fico muito feliz em saber que a nossa cidade tem um centro de reabilitação com essa especialidade, gostaria de saber se teria possibildade de fazer uma visita. ATT. Leonardo Mendes

18º

TEXAS RANCH EQUOTERAPIA

Solicitamos para que as pessoas interessadas em conhecer sobre nossos trabalhos de equoterapia,entrassem em contato conosco através dos nossos telefones (011)4667.9980 /9907.0901, ou entrem no nosso site www.equoterapiatexasranch.com.br para que possamos responder à todas as informações aqui recebidas, pois sem deixarem o telefone para contato, fica impossível, pois mais que quizessemos, orientá-los. Obrigada, Elizabeth Agradeço, Elizabeth

17º

ELOISA

meu filho teve citomegalo virus congenito e possui atrasos motores e clobal ele tem 04 anos e ainda nao senta mais adora animais como eu faço para consegui este tipo de fisioterapia para meu filho francisco eu moro em taboao da serra

16º

vanessa

OI! meu nome é vanessa, meu irmão tem 18 anos e tem paralisia cerebral, gostaria de saber se é recomendado para ele a prática dessa atividade?se for, gostaria de coloca-lo para práticar com vocês.

15º

Lilian

Bom dia, Gsotaria que me tirasse uma dúvida, meu pai tem a doença ELA (Esclerose multipla lateral), você acha que fazendo a equoterapia iria ajudar a estabilizar a doença dele já que não tem cura? Estou a procura de várias informações para ajuda-lo. No aguardo.

14º

Andreia Boccolini

Olá, Parabenizo a todos vcs que participam deste projeto maravilhoso, meu filho e aluno do Texas Ranch e realmente é um lugar sério e que conta com profissionais de excelente qualidade profissional e humana. Deixo aqui meu apelo aos Governantes e tambem a sociedade que ao tomarem conhecimento deste projeto e a consciencia da eficácia do tratamento, não fechem os olhos e ajudem, faz muita diferença no tratamento de uma criança ou adulto especial a equoterapia, então vamos nos movimentar, precionar nossos governantes a agirem e nos ajudarem.

13º

Elizabeth

Prezada Juliana Cristina, Li seu comentário, estamos prontos em ajudá-la com sua filhinha, porem necessito de um telefone para contato, para que possamos conversar. De qualquer forma, anote o telefone do Centro de Equoterapia Texas Ranch Fone> 4667.9980 ou 9907.0901 Aguardo seu contato, ou mande e-mail para: texasranch@ig.com.br. abraço Elizabeth

12º

juliana cristina

Ola eu estava vendo esse blog e me interessei eu tenho uma filha autista ela tem 5 anos e moro aqui na cidade de embu das artes a um ano gostaria muito de saber como poderia conhecer esse rancho de vcs para poder tratar de minha filha nao tenho condição porque cuido dela sosinha eu tenho 21 anos mas gostaria que vcs entrasse en contato comigo porque ouvi falar muito bem de vcs e o trabalho que vcs tem com as crianças obrigada.

11º

Marcos

Sou pai de um paciente da equoterapia, não vejo problema em fumar em um local reservado para fumantes, a sra Elizabeth fuma as nossas vistas sim, mas nunca senti o cheiro da fumaça do cigarro, como em todo local publico o Texas também tem o seu local para fumante e no meu ponto de vista não acho falta de respeito, pelo contrário ela respeita nosso espaço que é reservado para os pais e acompanhantes das crianças e não permite que se fume no local.

10º

Elizabeth

Prezada Vanessa, fiquei chocada com seu comentá- rio, pois esse é a primeira reclamação que recebo dentro de um trabalho maravilhoso que prestamos,sendo eu responsáve por esse trabalho, não dou e não permito ue as pessoas não respeitem o ambiente de trabalho e principalmente as crianças que são meu foco principal, por isso cabe você saber que possuimos uma área verde muito grande e jamais dariamos mau exemplo, onde tanto EU como meus PROFISSIONAIS, se fumamos é bem distante dessas criançs, onde toda ora lavamos nossas mãos, em vez querer denegrir um trabalho tão sério, convido VOCê, para vir aqui para conhecer o local e tomar um café conosco. Pois o que recebo dos pais é só palavras de carinho e agradecimentos.

Vanessa Oliveira

Tenho uma amiga que leva o filho dela lá, e pelo que ela me fala é um ambiente agradavel, mais eu queria dar um conselho, por ser um lugar de saude a sra elizabete naum deve fumar, minha amiga falou que ela fuma n frente de todos isso é um mau exemplo e muito feio. Em lugar de saude temque ter postura e educaçao.

cleyton carlos de oliveira

ola meu nome e cleyton tenho 13 anos moro em mg queria que vc,s realizaçe o meu sonho o meu sonho e ter um cavalo o meu pai falou que ia me dar um no outro dia eu etava saindo da escola me falaram que omeu pai morreu.ai eu fiquei muito triste.porfavor me ajude tem um rancho aqui peto de casa eu deicharua ele la.muito obrigado

Dra. Carla Lomovtov

Sou a fisioterapeuta responsável. Sou feliz por ter a honra de trabalhar com pessoas tão humanas e iluminadas que são a Beth, o Sérgio e toda minha equipe. A criançada é minha alegria de viver. Somos uma grande família. Deus é amor e amor é a Equoterapia do Texas Ranch.

Centro de Equoterapia Texas Ranch

Gostariámos de informar que no próximo dia 11/06/2010, receberemos a visita do Apresentador e Comunicador Sr.Eli Correa Filho, para conhecer nossas instalações, bem como nossos trabalhos, você é nosso convidado. Ligar para Fone>(011) 4667.9980

agnaldo de jesus

Ola, boa noite gostaria de saber como faço para conseguir meia bolsa para uma criança de 04 anos porque trabalho na prefeitura de Embu das Artes e carrego muitas crianças especias mas nunca tinha me comovido tando igual ao que conheci hoje preciso ajudar essa mãe ok conto com sua ajuda. meu celular é 64433309

Elizabeth

Recebemos a visita da diretora Carla do núcleo Arco Iris em nosso Centro de Equoterapia Texas Ranch ,onde oferecemos 5 Bolsas Integrais para as crianças mais carentes, estamos felizes em proporcionar este benefício, elas iniciarão as aulas de Equoterapia no próximo dia 23/04/10. Aos interessados estamos oferecendo 1/2 Bolsa no valor de R$150,00 mês.

solange

Sou moradora da região de Itapecerica da Serra,fiquei surpresa em saber que o projeto foi aprovado e só falta asinatura do prefeito, sendo que este trabalho maravilhoso beneficia nossos filhos e a própria sociedade, enriquecendo nossa cidade na área da educação e saúde. Existe mais ou menos 600 crianças que necessitam desses benefícios, por ue não assinar???????? sou mãe e gostaria muito de poder contar om este trabalho de Equoterapia para meu filho, todas as mães deveriam lutar por essa boa causa.

marcia

Vocês estão de parabéns, estive recentemente visitando o Centro de Equoterapia, e dentro das explicações que recebemos percebemos a seriedade deses trabalhos, equipe formada por profissionais capacitados, um trabalho maravilhoso para nossos filhos que em muitos lugares são excluídos pela sociedade, em breve estaremos fazendo parte dessa familia, sou mãe de uma criança linda, AVC, por ela lutarei até o fim. obrigada a todos pelo carinho

Marcos

Meu filho é portador da Sindrome de Down e pratica equoterapia no Texas Ranch,estamos contentes com os resultados,somos tratados com muito carinho e atenção pois a equipe é muito profissional e atenciosa com todos,o local é cercado de muito verde e ar puro e acaba sendo uma terapia para quem acompanha as crianças.

14/09/2017

Fique atento ao calendário de multivacinação no Embu

Com o objetivo de atualizar a situação vacinal e melhorar a cobertura no município, afim de...

13/09/2017

Sede do SAMU de Itapecerica passa por reparos para oferecer melhor atendimento

Itapecerica da Serra recebeu no dia 28 e 29 uma nova central de Serviço de Atendimento Móvel de...

12/09/2017

Fumar muda células pulmonares, preparando-as para desenvolver câncer

A exposição crônica à fumaça de cigarro pode mudar as células dos pulmões ao longo do tempo,...

07/09/2017

Por que o Magnésio é o mais poderoso mineral para acalmar e relaxar o corpo

O magnésio, sem nenhum exagero, é de grande importância para a vida humana.
Para começar, a...

06/09/2017

Campanha de multivacinação começa no próximo dia 11 de setembro

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra (UBS) recebe, do dia 11 de setembro até dia 22,...

01/09/2017

Com campanha “Agosto Dourado”, Saúde de Taboão incentivou a amamentação

No mês em que se comemorou a 25ª Semana de Aleitamento Materno, a Prefeitura de Taboão da Serra,...

31/08/2017

Selfies acentuam a vaidade e elevam a procura por cirurgias plásticas

As redes sociais propagaram a moda das "selfies" entre adultos, crianças, jovens ou mais velhos....

27/08/2017

Dia 31 de agosto encerra a Campanha de Vacinação antirrábica 2017 em Taboão

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra iniciou, no dia 01, a Vacinação...

22/08/2017

Esquecimentos podem ser importantes para funcionamento do cérebro, diz estudo

Se você acertou de primeira, sem apelar para o Google, parabéns. Mas poderia ser melhor não ter...

22/08/2017

Excesso de sal pode retardar puberdade e afetar fertilidade

O estudo mostrou que pesssoas que consomem de três a quatro vezes a mais que a quantidade...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.