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Crianças soltam pipa em alça fechada do Rodoanel

Por Sandra Pereira | 24/07/2012

rodoanel

Sandra PereiraAlça está construída há mais de dois anos, mas não foi aberta devido a erro no projeto, enquanto isso crianças aproveitam para brincar

Fechada há mais de dois anos devido a um erro na elaboração do  projeto a alça de acesso que liga o Trecho Sul do Rodoanel à rodovia Régis Bittencourt, em Embu das Artes, está sendo usada por crianças e adolescentes para soltar pipa. A obra custou R$ 17 milhões, mas não pode ser inaugurada até o momento, pois, do jeito que está, há risco de acidentes para os veículos que chegam à Régis. 

Nesta terça-feira, 24, a reportagem do Jornal na Net flagrou duas crianças soltando pipas no local. A tranquilidade delas brincado no local contrastava com os veículos trafegando em alta velocidade pela rodovia. 

A alça está com as faixas pintadas no asfalto, recebeu placas de limite de velocidade e,  na tentativa de garantir sua abertura ao tráfego de veículos leves, a saída para a Régis foi sinalizada para impedir que os veículos vindos da BR se choquem com os que estariam descendo pela alça. 

A alça de acesso ficou pronta em junho de 2010 - dois meses após a inauguração do Trecho Sul. Atualmente, há outra ligação com a Régis Bittencourt, aberta com a inauguração do Trecho Oeste (2002), mas é longa, cheia de curvas e feita para baixa velocidade (mais informações abaixo). A nova alça é uma ligação direta com a pista expressa da rodovia federal.

A nova ligação não obtém a liberação para o tráfego da concessionária que administra a Régis Bittencourt (Autopista Régis Bittencourt) nem da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O argumento utilizado é de que ela é insegura, pois há um afunilamento no final da alça, bem no encontro com a Régis Bittencourt. Essa situação exige que os motoristas reduzam a velocidade para entre 40 km/h e 60 km/h.

O outro lado 


A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota que a não liberação da alça de acesso do Rodoanel para a rodovia Régis Bittencourt, no km 279 (Ramo 700), na pista sentido Curitiba, deve-se a uma determinação da Polícia Rodoviária Federal, que condicionou sua abertura à realização de serviços na área de abrangência do Ramo 700, para garantir a segurança viária. 

De acordo com a OHL, em reunião realizada em dezembro de 2011, com representantes da Autopista Régis Bittencourt, ANTT, PRF, Polícia Militar Rodoviária, Artesp, Dersa e das concessionárias CCR Rodoanel e SP Mar, ficou decidido que a Polícia Rodoviária Federal não liberaria a alça de acesso na altura do km 279, nas condições vigentes, pelos riscos envolvidos, solicitando ainda estudos complementares para a adequação e preservação da segurança viária. 

Os serviços necessários para a liberação da alça referem-se à necessidade de implantação da faixa adicional para aceleração dos veículos com origem no Rodoanel e destino à Pista Sul da Rodovia Régis Bittencourt, de responsabilidade da Dersa, que implantou o Ramo 700 sem essa condição.

 Até o momento a Dersa não se posicionou sobre o fato.


renato

eu passo diariamente nessa alça,realmente é muito mal projetada, nao sabia de nenhuma restrição, os responsaveis pela rodovia quando tem acidente, orientam os motoristas a utilizarem a alça...

Cristiano

Fiquei sabendo que tem candidato a Vereaodor que vai impetrar junto aos orgãos legislativos um projeto com o seguintes slogan: PIPODROMO DO Embu das Artes.. Que lindo !!!

Resposta:

Arney Barcelos

É O JEITO NE???? PRA ALGUMA COISA TEM QUE SERVIR!!!

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

O maior erro de engenharia de tráfego foi praticado na construção da alça de acesso do Rodoanel Mário Covas para a Rodovia Federal Regis Bittencourt na Cidade de Embu das Artes. A construção do viaduto de saída do rodoanel deveria ter sido executada pela direita da rodovia federal, assim os veículos e caminhões teriam acesso ao leito carroçável da BR 116 com velocidade entre 40 e 60 km/h, mas os engenheiros inteligentes construíram erroneamente o viaduto, saindo junto ao canteiro central do leito carroçável da rodovia federal, que tem velocidade entre 80 e 100 Km/h. Parabéns aos engenheiros incompetentes. Esta obra deve ser destruída e reconstruída no local correto para evitarmos mortes de seres humanos. Isto é uma VERGONHA para os engenheiros diplomados no BRASIL com registro no CREA.

antonio luiz pereira

projetista,calculista,engenheiro,especialista, consultoria, financeira,assembleia legislativa,secretário de obras, assessores, governador....... não seria melhor somente os competentes fazer a obra? ou seja o mestre de obras e a peãozada!!!

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