Serventes de Merendeira de Taboão passam por capacitação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/07/2012

No último dia 6 de julho, cerca de 250 Assistentes de Desenvolvimento Escolar (ADES) da rede municipal de ensino participaram no Cemur de um curso de capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.  As ADES contaram com palestras de profissionais da área que falaram assuntos como: higiene de alimentos, higiene ambiental, uniformização, importância de equipamento de proteção individual, microbiologia dos alimentos, manejo de resíduos, congelamento, armazenamento de alimentos, entre outros. As funcionárias também receberam um livro com as informações baseado na Legislação vigente.

“É muito bom participarmos de uma formação como essa, pois sempre aprendemos informações importantes para cada vez mais cuidar da alimentação dos nossos alunos com profissionalismo e muito carinho”, falou a ADE  da escola Asas Brancas, Eva Maria de Fátima Pereira.

A Prefeitura ampliou o número de refeições nas escolas municipais que hoje é supervisionada por cinco nutricionistas da rede. “As escolas seguem um cardápio balanceado, rico em carne, vegetais e frutas. Hoje as crianças contam com quatro dias de refeições e um dia de lanche, e nesse dia de lanche, sempre contam com uma fruta”, explicou a nutricionista do Departamento de Alimentação de Suprimentos  (DEAS), Luana Biondo.

De acordo com o secretário de Educação, José Marcos, a Prefeitura mantém ainda o Programa Saúde Total nas Escolas que complementam os cuidados com a Saúde dos alunos.

Concurso elege receitas
Que tal um bolo de cenoura com beterraba? Ou um doce de chuchu? Essas e outras delícias gastronômicas fizeram parte do concurso de receitas, no qual as ADES da rede participaram. O desafio era elaborar um prato (doce ou salgado) com ingredientes que são utilizados na merenda dos alunos.

As delícias eram tantas que deram muito trabalho aos jurados – supervisores de ensino. Foram eleitos quatro pratos, sendo dois doces e dois salgados.  As ADES primeiras colocadas receberam um forno de micro-ondas. As segundas colocadas receberam um kit beleza composto por um secador e uma chapinha de cabelo.  Todas as participantes receberam prêmios de participação.

De acordo com Marco Gola- diretor do Deas – todas as receitas elaboradas pelas ADES farão parte do cardápio das escolas. “As ADES são muito capacitadas e criativas e se dedicam para que a merenda escolar fique cada vez mais saborosa”.

Confira as vencedoras
Doce:
1º lugar: Pudim de amendoim – Célia Regina batista  - ADE da Emef Terezinha Volpato Baro.
2º lugar: Doce de chuchu - Ana Amélia Moura Cardoso -  ADE da EMI Mônica
Salgado
1º lugar: Omelete de arroz com legumes -  Silvia Valéria dos Santos – ADE da Emef Paulo Freire
2º lugar: Cuscuz baiano - Marcia Regina Pinheiros Lacerda Santos – Ade da Emef Maria José Luizetto Buscarini

Por Cristina Aguilera

Comentários