Casa do Vovô Feliz comemora aniversário de sete anos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 4/07/2012

A Casa do Vovô Feliz (CVF), instituição beneficente para as pessoas da melhor idade, com sede no bairro Jardim Tereza Maria em frente à EM Izaltina Weishaupt, comemorou no último domingo, dia 24 de junho, seu aniversário de sete anos. O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Belchior de Pontes, cedida pela Prefeitura de Itapecerica da Serra por meio da Secretaria da Educação.

Na mesma ocasião foi celebrado o encerramento do convênio de cinco anos que a instituição manteve com a Fundação Banco do Brasil (FBB). A FBB equipou a instituição com todo maquinário, materiais necessários para ministrar os cinco cursos do projeto e ainda remunerou alguns monitores durante um ano (2007/2008). A contrapartida da CVF foi a manutenção desses cinco cursos por mais quatro anos, com recursos próprios. A Casa do Vovô Feliz cumpriu todas as exigências do convênio e ainda mantém em seus arquivos todos os relatórios das atividades durante a vigência do contrato, que está à disposição da Fundação BB como para toda a comunidade, conforme relatou a Teresa Takemura Kawasaki, coordenadora geral da Casa.

O atual presidente da CVF, Sr. Danilo Seiji Kawasaki, fez um pronunciamento animado e profundo apresentando os resultados obtidos durante esses cinco anos de convênio com a FBB, sendo que receberam certificados entre julho/2007 e junho/2012 mais de 500 beneficiários, lembrando que cada participante pode realizar mais de um curso em cada período.

Aproveitando o clima festivo foi realizada a formatura dos 70 idosos que participam das atividades da instituição. Foi um evento tranquilo, alegre e com uma energia contagiante, que vibrava na quadra e ecoava pela redondeza. O atual presidente do Rotary Club de Itapecerica da Serra, gestão 2011/2012, Alex Humberto Ferreira, dirigiu palavras de incentivo aos recém-formados, que receberam um certificado pelo tempo que participaram das oficinas e tiveram mais um incentivo para elevar sua auto-estima.

A paraninfa do grupo, monitora da Oficina de Alongamento, Mônica Lavigne Del Rey,  apresentou uma coreografia ensaiada com sua turma e falou da importância dos cuidados com a saúde. Mônica ressaltou a perseverança de todos os alunos que comparecem às atividades faça chuva ou faça sol, parabenizando-os pela vitória e superação, lembrando que a maior parte dos beneficiários não teve oportunidade de frequentar ou de continuar na escola em sua infância e agora receberam o seu primeiro diploma na CVF. Em nome dos beneficiários falaram a Sra.

Rosália Batista, que contou sobre a importância da instituição na vida dos participantes e fez seu forte e firme depoimento, e a Sra. Veridiana Amandio Monteiro, que declamou um verso de sua própria autoria para homenagear a Casa do Vovô Feliz.

O primeiro presidente da CVF, Sr. William Beltrame, contou, emocionado, das dificuldades que tiveram no início, ressaltando a garra e a perseverança dos antigos e atuais companheiros de diretoria. A monitora da Oficina da Animação, a Arteterapeuta Ângela Maria Theóphilo, preparou uma apresentação teatral com as suas alunas, que foi acompanhada com bastante atenção pela platéia e levou alegria a todos os presentes.

Estiveram na festa aproximadamente 200 pessoas, entre beneficiários e seus familiares, voluntários, monitores, funcionárias e convidados especiais, como antigos diretores e monitores da Casa, gerente geral da agência do Banco do Brasil de Itapecerica da Serra Rodrigo Martins dos Santos (representando a FBB), secretário de Governo, Ciência e Tecnologia Paulo Pereira e diversos colaboradores da Casa.

O ponto alto da festividade foi a apresentação da cantora Lais Milca, que homenageou os beneficiários e brindou o público presente soltando sua voz, que além de arrancar aplausos da platéia, emocionou e fez lágrimas rolarem pelo rosto de grande parte do público.

Na parte final da programação, foi anunciada a construção de um salão maior na Casa do Vovô Feliz, que se denominará “Espaço Amigo Beija-flor”, com patrocínio da “Associação Amigo Beija-flor” de São Paulo e de alguns empresários da cidade.

Foi anunciada também a realização do primeiro “Vovô Julino”, no próximo dia 21 de julho nas dependências da EM Izaltina Weishaupt, das 15h   às 20h, com entrada franca, aberta ao público e finalidade beneficente à Casa do Vovô Feliz. Informações pelo telefone 4775-3333.

O encerramento das atividades, às 17h45, contou com a apresentação do Coral CVF, que entoou três músicas: “Como é grande o meu amor por você”, “Como uma onda no mar” e “Corrente do bem”, música da Casa do Vovô Feliz, de autoria da coordenadora geral da instituição, Teresa Takemura Kawasaki.

Fara finalizar, o apresentador convocou todos os participantes a cantarem o “Parabéns a Você”, o que foi feito com bastante entusiasmo. Depois, foi foram servidos salgadinhos preparados pela turma da oficina “Pão da Vida” da CVF e bolos das beneficiárias sras. Pedra Assunção e Maria de Jesus Moraes de Oliveira. Os refrigerantes foram doados pela empresa Dolly.

Como enfatizou a coordenadora Teresa: “Nossa metodologia abrange a educação integral do ser. Acreditamos que não somos um corpo dissociado da mente e do espírito, somos o conjunto de tudo isso. Temos emoções, sentimentos e pensamentos que podem variar de um extremo a outro em questão de segundos. Visamos buscar o equilíbrio e harmonia de sentimentos das pessoas. A nossa proposta é inovadora e precisa da colaboração de parceiros que acreditem nela e juntos possamos delinear um futuro melhor às pessoas da melhor idade e por consequência, à nossa comunidade”.

Comentários