Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Vítima do crack é internada pela 2ª vez em Taboão

Por Edimon Teixeira | 28/06/2012

ps_maternidade450

Arquivo Jornal na NetA adolescente e seu companheiro foram conduzidos ao Pronto Socorro e Maternidade do Antena

Aos 17 anos e no sexto mês de gestação, a menor E.F.P., moradora do Jardim Santa Luzia, em Embu das Artes, será internada pela 2ª vez em uma clínica para reabilitação, 15 dias após ficar três meses sob tratamento no mesmo local. Usuária de drogas desde os 12 anos havia saído de casa na última sexta-feira, 22/06, e só fora encontrada na manhã desta segunda, 25, sob efeito de entorpecentes, em um bar de Taboão da Serra.

“Hoje madruguei e já fui até Itapecerica da Serra buscar os documentos dela. Eu a acompanho no pré-natal e deve fazer um ultrassom daqui a apouco”, disse o companheiro e pai da criança, o açougueiro J.C.S., 34, a agentes da guarda civil do município.  Bastante alterada emocionalmente, a menor o acusava de tê-la agredido.

J.C.S, que portava documentos pessoais da gestante e histórico com seus acompanhamentos médicos, negou as agregações. “Ela ainda está sob efeito das drogas, acabo de encontrá-la perto de uma ‘boca’”, contou. “Eu parei quando descobri que estava grávida”, negou a menor. Sua versão, no entanto, fora contestada após revista.

Os agentes encontraram no bolso do casaco da adolescente, um cachimbo improvisado, ainda papel alumínio que simulava um filtro, geralmente utilizado para aspirar o produto.  A luta de J.C.S em prol de sua namorada e bem estar do feto se assemelha à de milhões de outros brasileiros, que se tornam reféns do vício, e têm sua vida mudada.

Ex-gerente de um açougue na cidade de Taboão, ele perdeu o cargo quando seu desempenho no trabalho fora prejudicado pela atenção dispensada à namorada. “A família já lavou as mãos. Quando ela se internou, larguei tudo e fiquei com ela na clínica”, desabafou o desempregado, que não conseguiu mais emprego desde então.

Os guardas conduziram a adolescente e seu companheiro ao Pronto Socorro e Maternidade, pois esta reclamava de dores na região da barriga. Os pais da adolescente compareceram ao local e disseram que não estão mais dispostos a cuidar da filha. “Agora o que me interessa é só a criança. Nunca deixei faltar nada pra ela”, disse o pai.

De acordo com o genitor, ela se torna maior em breve e está disposto a tomar para si a guarda da criança. Apesar da rotina sem regras, o feto da menor está morfologicamente bem (sem problemas na formação), segundo ultrassom, embora ainda não seja possível prever os danos causados ao longo de sua vida, pelo uso das drogas na gestação.

Danos irreversíveis

O estado de saúde do feto da menor E.F.P é caso raro, a julgar por sua rotina durante a gestação, se considerados estudos feitos sobre a combinação perigosa de gravidez com uso de drogas. A gestante tem 70% mais chances de ter um aborto espontâneo e 40% de dar à luz antes da hora. Baixo peso e altura, além do risco de má formação do feto, complicações cardíacas e risco da síndrome da morte súbita infantil também são esperados.

Há ainda a possibilidade de a criança nascer com tendência à dependência química. Alguns estudos comprovam que as drogas podem causar danos à inteligência e ao rendimento intelectual da criança e que estaria associado a distúrbios do comportamento e a ocorrência de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Além desses problemas no curto prazo, ronda ainda o fantasma de doenças futuras.

Uma pesquisa recente da American Heart Association (Associação Cardíaca Americana) mostrou que gestantes que fazem uso de drogas aumentam os riscos de seus filhos terem derrame e ataque cardíaco quando adultos, já que os descendentes tendem a ter paredes das artérias carótidas na nuca mais grossas (a espessura das paredes internas das artérias da nuca é usada para determinar o nível da aterosclerose). 

Marian

A maior dificuldade brasileira esta em cuidar dos usuários e sua familia, pois não sabemos quais são os melhores caminhos sociais e medicos para acabar com tudo isso. Esta luta é grande e eterna para todos.

Resposta:

ribamar

em primeiro lugar um bom dia a todos os leitores deste grande veiculo de comunicação quero parabenizar o correspondente pela bela materia visto que o crack virou uma epidemia um mau social,infectando todas as camadas da sociedade,vivemos em um clima de total abandono dos bons costumes,onde a familia totalmente desestruturada e atordoado pelos criterios usados de total libertinagem e liberalismo com grande apelo tanto para o consumismo como para a sexualidade sem o gerenciamento do estado e com a falta de politicas publicas voltada para o social ,os pais que largam seus filhos a propria sorte,para serem adotados pelo trafico de drogas e pela prostituição o caso desta menina que aos 12 anos já se drogava e hoje com 17 gravida e totalmente perdida onde estava os pais ,o estado,a sociedade que so agora vé o problema talvez tarde de mais,mas acredito que ainda exista soluçao com fé e prevenção.o estado juntamente com a familia curada e organizada como sociedade pode estender a mao não para apontar ou para bater sim para apoiar e para acolher voce pode ser o diferencial ,pode fazer a diferença uma vida recuperada muda a historia da humanidade,já pensou nisto .

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Na última semana os bandidos esperaram as crianças e os adolescentes descerem do ônibus escolar,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.