Alunos da rede municipal de Taboão da Serra são premiados na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Outro autor | 18/03/2010

“Quando ouvi a coordenadora falar meu nome inteiro, fiquei muito assustado e pensei: o que será que eu fiz  agora? Mas depois fiquei feliz, ela só queria me avisar que eu havia ganhado um prêmio”, falou o estudante  Jonatas Victor Formes Silva, de 15 anos,  que ganhou, pela Emefem Rui Barbosa,  medalha de bronze na quinta Olimpíada Brasileira de Matemática.

Como  prêmio, o jovem,  que sonha em ser cientista, receberá uma bolsa de Iniciação Cientifica Junior do CNPQ, com vigência de um ano. Enquanto estiver estudando, ele terá uma ajuda de custo  de R$100,00 mensais. “Devo tudo isso aos meus professores e meus pais que sempre me incentivaram”, disse Jonatas, que além da Emefem Rui Barbosa, estudou na Emef Heitor Villa Lobos.

Além de Jonatas, outros quatro alunos da escola Rui Barbosa foram premiados com menção honrosa. Entre eles:  Rafael de Oliveira Rodrigues (7ª C),  Vinicius Santos Mendes( 6ª D), Larissa Muniz Medeiros de Almeida e Lucas Candido da Rosa (que estavam na 8ª série em 2009).

 A Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Desde 2005, a escola aparece na lista de premiados dessa Olimpíada.  A receita para tanto sucesso é explicado pela coordenadora da escola, Maria Elisa Marcondes. “ Com a quebra dos tabus  atribuídos à matemática e a contextualização dos temas trabalhados  nas aulas, o aluno  assimila com eficiência  o que lhe é apresentado,   transformando a matemática numa ferramenta para o dia-a-dia, sem medos” , aponta ela.

 “ Outra  explicação para os constantes resultados positivos em matemática da Emefem Rui Barbosa , é a qualidade dos profissionais da rede municipal de ensino”, salienta a diretora Mônica Martinez. Ela também defende a participação dos estudantes em Olimpíada e Concursos “a participação nesses eventos educativos, auxilia os alunos na aprendizagem, motivando a pesquisa, a busca por  novos conhecimentos, viabilizando a troca de experiências e  tornando a escola um espaço dinâmico de interação com o mundo.”, diz.   

 Taboão da Serra constantemente vem  ganhando prêmios de caráter nacional. De acordo com o último estudo realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, o percentual de estudantes em Taboão da Serra que adquiriram os conhecimentos necessários em português e matemática  vem crescendo. “Os bons resultados alcançados na educação são frutos dos esforços dos nossos educadores e das  iniciativas pioneiras desenvolvidas pela Prefeitura “, lembrou o secretário Said Jorge

 

professores_Rui350.JPG

Desde 2005 a escola vem sendo premiada nas Olimpíadas: educação nota 10


Comentários