Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

PM troca tiros com criminosos em Taboão

Por | 25/06/2012

viatura_capa

Rafael RezendeViatura ficou com vidro quebrado após troca de tiros

As três intensas trocas de tiros entre criminosos de uma facção criminosa e a polícia militar na madrugada do último domingo, dia 24 de junho, no bairro do Parque Pinheiros em Taboão da Serra, deixou viaturas danificadas, com vidros quebrados e marcas da munição na lataria. Ninguém foi preso e nenhum policial ficou ferido na cidade.

Nas três ocasiões os tiros foram disparados por dois bandidos em motocicletas. A situação é sempre a mesma, conta um policial militar, em forma de anonimato. “Os criminosos passam pelas viaturas e atiram contra elas”, detalha. O motivo, segundo ele, são retaliações ao trabalho da polícia.

A reportagem apurou que a cidade de Taboão foi o único município da região, pelo menos até o momento, que foi alvo de criminosos.

Em Itapecerica da Serra, após informações de que integrantes estavam preparando ataques por volta das 23h, da última sexta, os policiais militares e civis saíram para a rua, com munição duplicada e armamentos pesados, além de colocarem cones e cavaletes na frente do Batalhão e Delegacia. Guardas Municipais também foram avisados e ficaram de prontidão.

Diversas viaturas faziam patrulhamento por toda a cidade e os chamados pelo 190, sempre eram atendidos por, no mínimo, duas viaturas. O policiamento era tanto, que nenhuma ocorrência foi registrada durante toda a sexta na cidade.

A polícia continua atenta devido a possíveis ataques que podem ocorrer nos próximos dias. E está toda de prontidão, segundo apurou a reportagem.

Desde 1º de janeiro, segundo a PM, foram registradas 39 mortes de policiais militares, em horário de folga, em decorrência de crimes violentos. Só na semana passada, entre quarta-feira (20) e sábado (23), foram quatro mortes. A maioria que morreu estava de folga. Oito morreram enquanto trabalhavam. Veja matéria completa aqui.

v1

v2

Moradores com medo

A quantidade de viaturas nas ruas causou um misto de espanto, medo e, sensação de segurança, durante todo este final de semana. Atentos, patrulhando e abordando todos que passavam pela rua, os policiais impunham respeito e foram motivo de elogios por parte dos moradores.

“Não ouvi mais aquela música alta, que há tanto tempo acontece no bairro e não dá para ouvir”, disse um. “Era muita viatura, que passavam segurança e ao mesmo tempo, pânico, para quem não estava entendo o que acontecia”, afirmou outro. E os demais clamavam, para que as viaturas ficassem na rua sempre, não somente nesta ocasião.

PM reforça policiamento e prende cinco acusados de matar PMs

O comandante geral da Polícia Militar, Roberval Ferreira França, afirmou que todas as unidades da PM estão procedendo instruções do início ao término do serviço sobre conduta de segurança a fim de assegurar a segurança dos policiais.

“Desenvolvemos a partir de sexta-feira grandes operações no Estado com reforço do policiamento e ações visando identificar e prender os marginais responsáveis pelos ataques”, disse, referindo-se à morte de 39 PMs desde o início desse ano.

Cinco pessoas foram presas na madrugada do domingo, 24, suspeitas de envolvimento nas mortes. Outros envolvidos já foram identificados pela polícia. Por orientação da PM, a quantidade de policiais das ruas aumentou.

Todas as patrulhas em serviço estão com orientação de conduta de segurança especial, com atendimento de ocorrência em pares de viaturas e cautelas redobradas no atendimento de ocorrências e na aproximação de veículos, motos e pessoas suspeitas. Segundo nota do comandante da PM, não houve nenhum assassinato de policial em serviço em 2012.

Com relação aos policiais militares de folga, o comando recomenda que adotem as mesmas cautelas e cuidados que mantém durante o serviço, bem como informem imediatamente à sua Unidade ou ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) qualquer situação de risco ou a presença de indivíduos suspeitos.

Informações do Portal do Governo do Estado de SP

18/05/2018

Polícia prende homem com carro clonado em Embu das Artes

Policias efetuaram a prisão de homem que dirigia um carro clonado na noite de quinta-feira 17 na...

18/05/2018

DHPP prende 76 homens em operação contra pedofilia em São Paulo

A Polícia Civil prendeu, até o momento, 76 pessoas que armazenavam e compartilhavam imagens...

18/05/2018

Polícia de Taboão prende dois suspeitos de roubo mostrados em reportagem

A equipe da Delegacia Seccional de Taboão da Serra prendeu em flagrante, na manhã desta...

18/05/2018

Família busca por menina de 13 anos que está desaparecida desde quinta 17

Uma adolescente identificada como Daniela Quiarelo, 13 anos, aluna da Escola Estadual Laurita...

17/05/2018

Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre...

17/05/2018

Empresário de Taboão morre durante assalto a padaria no Morumbi

Um homem morreu e um policial fiou ferido na noite desta quarta-feira (16), em um tiroteio...

16/05/2018

GCM prende dois suspeitos de assalto e receptação em Itapecerica da Serra

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra prendeu, na tarde da última terça-feira (15),...

15/05/2018

Acusados de matar delegado da Polícia Federal no Morumbi moravam em Taboão

Os dois acusados de matar o delegado da Polícia Federal Mauro Sérgio Salles Abdo, baleado dentro...

15/05/2018

PM recupera carro roubado em Embu das Artes e apreende dois menores

A Polícia militar apreendeu na noite de segunda-feira (15), por volta das 23h, três adolescentes...

20/05/2018

Aprígio recebe honraria de Embaixador da Paz Mundial

O taboanense irá representar 180 países e atuará na formação e na expansão de uma aliança...

19/05/2018

Quentão do Taboão começa dia 29/6, na Arena Multiuso

Os preparativos para o Quentão do Taboão 2018 já estão a todo vapor. A tradicional festa vai...

19/05/2018

Vias de Taboão recebem obras para fluidez do trânsito e segurança dos pedestres

Seguem, em ritmo acelerado, as obras realizadas pela Secretaria de Transportes e Mobilidade...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.