Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Acesso do Pinheirinho não é liberado para motoristas

Por | 20/06/2012

obras_1

Karen SantiagoObras já foram finalizadas, mas não estão liberadas

As obras no Jardim Pinheirinho, divisa das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes, que começaram em fevereiro deste ano, já estão finalizadas, mas não tem previsão de ser liberada ao tráfego, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net.

A não liberação do tráfego se dá devido a impasse entre a Prefeitura Municipal de Embu das Artes e a concessionária, que segundo a nota, aguarda ainda a autorização da Prefeitura para a adequação do tráfego no local e também que seja providenciado junto à EMTU um estudo para as linhas adicionais de transporte público para atender aos moradores do bairro e adequar-se à nova configuração do trânsito no local.

Com as obras, haverá mudanças no trecho. A principal, é que os motoristas só terão acesso apenas em direção a São Paulo, com a possibilidade de retorno pela Régis Bittencourt na altura do km 282.

Atualmente, há um conflito causado pela mão dupla do acesso na pista sentido São Paulo. Como solução, a Concessionária prevê disciplinar esse tráfego, transformando a via como mão única, a fim de evitar acidentes como colisões frontais na alça de acesso com os veículos que seguem sentido Itapecerica da Serra (pista sul).

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que está em fase de estudo a elaboração de propostas para a tomada de medidas de segurança que evitem acidentes no trecho. O estudo visa manter o movimento normal dos veículos sem que haja intervenção no trajeto (sem transformar em mão única) e para que não prejudique a rotina dos carros particulares e dos moradores que utilizam transporte coletivo no bairro.

Com relação à EMTU, avaliações e reuniões estão sendo realizadas junto ao órgão para verificar a instauração das linhas adicionais.

Motoristas se confundem e quase se envolvem em acidente

Cones, barras de concreto e placas de sinalização, cobertas por sacolas plásticas no trecho, mostram que a intervenção está pronta, mas que não pode ser utilizada pelos motoristas, que apesar de tudo isso, arriscam trafegar pelo trecho e acabam se confundindo.

No último final de semana, a falta de homens no local, para informar sobre a não liberação do trecho, ou até mesmo uma placa, quase causou um acidente grave no trecho. Motoristas faziam do acesso mão dupla e foi por pouco que não bateram de frente. Outros, confusos retornavam para a via já existente no local, de ré, ou faziam o retorno no próprio acesso.

“Não temos informações. Tentamos utilizar o trecho, mas ele ainda não está adequado e confunde os motoristas. Mesmo que não seja liberado agora, que pelo menos, tenhamos alguma informação sobre o trecho”, frisou o motorista e morador do bairro, Adeilson.

Obras

A obra é uma intervenção para a melhoria da interseção do tráfego entre o Bairro Pinheirinho e a Rodovia que deverá promover mais segurança viária no cruzamento entre os veículos que saem do Bairro Pinheirinho com destino a Itapecerica da Serra (sentido Curitiba) e para o fluxo de tráfego da pista contrária (sentido São Paulo).

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.