Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Cidades da região já têm acesso a dados criminais no celular

Por Edimon Teixeira | 19/06/2012

smartphones1

DivulgaçãoDados podem ser vistos pelo celular, desde o último sábado, dia 16

Já está em funcionamento desde o último sábado, 16/06, a mais nova ferramenta da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) contra o crime, em que o órgão disponibiliza suas estatísticas criminais de acordo com os bairros e as cidades do Estado em uma versão própria para smartphones e tablets. Quem estiver nos bairros de Taboão, por exemplo, poderá acessar em seu celular os dados sobre roubos e furtos no município atendido pelo 1.º Distrito Policial.

 Com essa novidade, além das notícias e atestado de antecedente criminal, a população poderá consultar de qualquer lugar as estatísticas divulgadas mensal e trimestralmente, por área e município, números de violência contra a mulher, além dos estudos elaborados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento.

"A ideia é que, se a pessoa for vítima de um crime, possa descobrir por meio do aplicativo qual a delegacia mais próxima e o caminho até ela", afirmou Carlos Henrique Poço, gerente de projetos do grupo de tecnologia da informação da secretaria. O futuro aplicativo poderá também trazer gratuitamente informações, como dicas de segurança e alertas para a população sobre a criminalidade em um bairro ou cidade.

De acordo com Poço, de 4 mil a 5 mil pedidos de atestados são feitos diariamente para a secretaria. O site atual da secretaria registra cerca de 15 mil acessos por dia e o gerente de projetos estima que esse movimento deve crescer 5% a 6% com os novos serviços específicos para tablets e smartphones.

Esse é o primeiro passo da secretaria para a criação de um aplicativo que deve estrear em 60 dias por meio do qual será possível, por exemplo, saber como chegar facilmente ao DP mais perto. Para acessar a versão “mobile” do Portal da SSP no smartphone, basta inserir o endereço www.ssp.sp.gov.br , pois o sistema já reconhece que o acesso está sendo feito de um celular.

Com informações da SSP/SP

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.