Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Taboão tem diversidade de aves em matas da cidade

Por Karen Santiago | 14/06/2012

fauna

DivulgaçãoEntre as diversidades da fauna, estão os esquilos

Além da cidade de Itapecerica que conta com uma grande diversidade de fauna e flora na prefeitura municipal - (aqui), no Parque da Represinha - (aqui), e nas áreas verdes em bairros mais afastados do município, Taboão da Serra também tem essa característica, pouca conhecida pelos próprios moradores.

Um trabalho minucioso realizado pelo síndico do Condomínio do Jardim Iolanda, Nilton Benedito Esteves, que a reportagem do Jornal na Net teve acesso com exclusividade, mostra com riquezas de detalhes a diversidade da fauna que o município conta nos fragmentos do que resta de Mata Atlântica em Taboão da Serra.

Mata Jardim Iolanda, da Caixa Beneficente da Polícia Militar e do Parque Tizo, são algum dos lugares pela qual é possível admirar a diversidade de aves que vivem em meio à mata e, além disso, conhecer um pouco mais sobre elas.

Entre as aves estão: o tucano de bico verde, sabiá-barranco, sabiá-una, tié-preto, saí-azul, papagaio-verdadeiro, corujinha do mato, entre outras. É possível vislumbrar a diversidade da fauna no município, por meio de imagens divulgas no site Wikiaves.

“Essa é nossa homenagem ao Rio+20 e para quem quer conhecer as aves que ainda vivem no que resta da Mata Atlântica na cidade”, observou Nilton.

Luciana

Engraçado que só mostram a parte bonitinha em outro parque né ? E o Parque das Hortênsias ninguém diz nada é normal ver um local como aquele abandonado daquela forma? e os animais que vivem lá morrendo de fome? E os governantes desta cidade que poderiam fazer alguma coisa só prestam para roubar dinheiro.Sociedade hipócrita.

Souza

Gostaria de parabenizar o sr Nilton pela preocupaçao com a preservaçao ambiental em nosso municipio. Gostaria de sugerir tambem que o Jornal fizesse uma materia sobre a mata do Pque Pirajusara (Embu), q tambem tem muita diversidade de vegetaçao e especies bem como nascentes, e mostrasse a falta de vontade politica dessa regiao com o meio ambiente, com a invasao dessa area estamos temendo que ela seja destruida para construçao de moradias.

Ariel

Pois é Sr. Nilton, pior que já tem vereador de olho na região do Pq. Laguna dizendo que pretende desenvolver economicamente a região.A princípio esse argumento não faz sentido.Desenvolver comércio/serviços naquela região até vá la, mas pode ter certeza que não é esse perfil que ele quis dizer, é algo muito maior. Pouca gente sabe que essas matas quanto os rios servem como climatizadores ,tornando o ambiente mais equilibrado em termos de temperatura, contenção de poeira e poluição O QUE GERA MENOS GASTOS COM SAÚDE.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

Somente dois Prefeitos tiveram preocupação com os fragmentos que restam de Mata Atlântica da Cidade de Taboão da Serra menos de 1% de área da cidade: Prefeito Armando de Andrade e Prefeito José Vicente Buscarini conforme sugestão das autoridades presentes na ECO 92. Estiveram presentes mais de 150 Presidentes de países do Planeta Terra no evento de 1.992. A lei aprovada pela Câmara de Vereadores e Sancionada pelo Prefeito no ano de 1991 vigorou no período de 1.992 e 1996 quando então o Prefeito Fernando Fernandes Filho revogou a Lei, e não teve a sensibilidade de elaborar projeto de lei de incentivo a Preservação do Meio Ambiente na Cidade de Taboão da Serra durante os 8 anos que ficou no Poder. Prefeito Evilásio Cavalcante Farias que vai completar 8 anos no poder também não fez nada pelo Meio Ambiente. Nos próximos dias teremos o início da RIO+20 - ECO 92+20, também com a presença de mais de 173 países para discusão do Meio Ambiente Sustentável no Planeta. Será que o Prefeito Evilásio vai elaborar algum projeto de lei de incentivo a preservação do Meio Ambiente para glebas do Município que tem este tipo de preocupação ambiental? Com a palavra Prefeito e Vereadores da Cidade de Taboão da Serra legislatura 2009-2012. TEXTO DA LEI 006/91 de 20 de Dezembro de 1.991 REVOGADA pelo Prefeito FERNANDO FERNANDES FILHO que vigorou no período de 1.992 a 1996 "DAS DEMAIS DISPOSIÇÕES Artigo 13 - O imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana não ficará sujeito à progressividade prevista no artigo 7O. do Código Tributário Municipal, alterado pela Lei No. 867/89, de 20 de 12/89, desde que o imóvel em questão: I - Tenha um aproveitamento útil em seu aspecto econômico: II - Permaneça com vegetação natural ou de caráter paisagístico, atendendo-se à defesa e preservação do meio ambiente " Fauna " São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias ou quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras ". Flora "vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica"

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.