Alunos da E.M. Belchior de Pontes visitam Cidade dos Livros

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 14/06/2012

Alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes visitaram no final de maio a Cidade do Livro. A atividade fez parte do Projeto ViverAÇÃO, que tem como objetivo formar pessoas ativas e participativas, que reconheçam e saibam atuar na sociedade com igualdade e justiça, dentro dos valores morais e sociais, e sejam capazes de respeitar e compartilhar ideias.

Nos dias 23 e 24 de maio, os alunos do 2º e 3º anos da instituição de ensino visitaram a Cidade do Livro no Projeto Kids e participaram de uma Viagem inesquecível. Em uma livraria infantil, as crianças embarcaram para uma cidade cenográfica por meio de uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo, o hábito da leitura.

Participaram das seguintes etapas: Prefeitura: teatro interativo de bonecos; Vila do Saber: contação de histórias; Lava-rápido: higiene pessoal e economia de água; Bicholândia: oficina de atividades manuais; Praça do Papel: árvore falante; Castelo das Delícias: lanche e coleta seletiva de lixo; Cantinho da Leitura: manuseio e compra de livros.

Já os alunos do 4º e 5º ano, que visitaram a Cidade do Livro nos dias 29 e 30 de maio, participaram do Projeto Teens, que teve muito mistério e conhecimento. O passeio foi marcado pelo clima de mistério, aventura e descoberta. Com a ajuda do Detetive Xerox Holmes, os alunos iniciam uma investigação em uma editora abandonada. A cada novo mistério desvendado, o grupo aprende sobre o universo do livro e da leitura, explora o trabalho em equipe, a percepção e seus conhecimentos gerais, trabalhando medos, ansiedades e limites.

As etapas foram: Sala do Editor: multimídia sobre o universo literário; Sala da Lareira: dinâmica sobre leitura e profissões; Biblioteca: teatro interativo com os personagens; Labirinto: trabalho em equipe para buscar as pistas; Refeitório: lanche e coleta seletiva do lixo.

Comentários