Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores criticam queda constante de energia elétrica

Por Sandra Pereira | 13/06/2012

energia

Sandra PereiraEquipes da AES Eletropaulo fazem reparos na rede, mas falta investimentos em infraestrutura

Um pouco de chuva ou ventania é suficiente para interromper o fornecimento de energia elétrica nas cidades da região. A explicação para o problema, de acordo com a AES Eletropaulo, comumente é a queda de árvores. Mas, os moradores atingidos frequentemente pelo problema reclamam que a queda do fornecimento deve-se à falta de investimento em infraestrutura.

“Toda vez que chove acaba a luz. Já perdemos vários eletrodomésticos em casa. É inaceitável uma empresa prestar um serviço com tão pouca qualidade”, reclama Simone Santiago, moradora de Embu das Artes.

A queixa da moradora de Embu se repete em vários bairros de Taboão da Serra onde as quedas de luz em períodos de chuva ou quando ocorre ventania. Os moradores afirmam não entender a razão pela qual as quedas de energia são constantes.

 “Tem dias que a energia cai sucessivas vezes. Parece criança brincando de acender a apagar a luz”, critica a professora Ana Costa.

Quem também não suporta mais as quedas constantes de energia é a dentista Cristina Rodrigues. Ela diz que dezenas de vezes precisou interromper o atendimento aos pacientes por falta de luz. Quando as quedas são constantes o risco de danificar os equipamentos é alto.

“Já tive muito prejuízo com falta de luz. É inadmissível uma empresa prestar um serviço caro e tão ruim como faz a Eletropaulo”, critica.

A AES Eletropaulo informou à Folha de Embu que mais de 50% das interrupções de energia são causadas por queda de galhos e de árvores na rede. A concessionária esclarece ainda que investiu R$ 740 milhões em manutenção e expansão na rede no ano passado. Em 2012, a distribuidora prevê R$ 841 milhões em investimentos.

A Eletropaulo explica  que os pedidos de indenização por danos elétricos (PID) são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e seguem algumas normas entre as quais estão a obrigatoriedade de preenchimento de o formulário para solicitar o PID no site da concessionária (www.aeseletropaulo.com.br) e nas lojas ou rede conveniada de atendimento (o endereço do local mais próximo da residência do cliente está impresso na fatura de energia). Os pedidos devem ser feitos no prazo de até 90 dias corridos, após o aparelho ter sofrido dano elétrico.

No documento  devem constar a data e horário provável da ocorrência do dano, a confirmação que o solicitante é o titular da unidade consumidora. Casos em que outra pessoa for a uma loja ou posto representando o cliente cadastrado será necessária uma procuração sem firma reconhecida, o relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico, descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo e tensão.

“A indenização ocorrerá após a análise técnica e a confirmação de que o dano ao aparelho foi causado pela rede elétrica”, afirma a empresa.

Fabio Brandão

Tudo estorinha da Eletropaulo; não há queda de árvores e tampouco ressarssem os eletrodomésticos queimados. O que falta é ação por parte do poder público corrupto, que protege àqueles que lhe molha a mão. O povo só tem o direito de pagar e olhe lá...

jose carlos perez

Criaram as agencias reguladoras com o fim de pegar no pé das distribuidoras. Teoricamente a idéia era boa, só que quando o PT chegou ao governo, todas as agencias passaram a sofrer o patrulhamento do partido e de cabide de empregos. Aí vc pensa em reclamar com o Ministro das Minas e Energia e descobre que o ministro chama-se Edson Lobão. Então chega-se a conclusão que ainda tem muito espaço para piorar...

Yvonne Teske

Sou moradora do bairro da Lagoa e é absurdo as quedas de energia. Já estava ruim agora... Nem precisa mais chover, nem ventar. Simplesmente chego em casa no breu total, nao posso relaxar, não posso tomar banho (so de canequinha), nao posso assistir minha TV... Sabado dia 13 faltou das 8 as 16horas (colocaram cabo trifasico), segunda a noite, terça a noite e hoje cedo.. que desculpa eles tem??? Colocar as pessoas em desconforto e em risco.. Se reclamarmos na Aneel e a Eletropaulo for multada, o dinheiro deveria ser rateado aos moradores QUE SACO!!!

Valdir Antonio Terceiro

aqui em Taboao a falta de luz e localizada nos condominios vale dos pinheiros e serra varde , depois que a empresa Cimpal puxou a rede para o outro lado da regis , toda a semana falta luz de 1 a 3 horas , nao tem explicaçao ,nao tem arvores , nem vento , nao aconteceu nada , mas ficamos 3 horas sem energia , por favor tire fotos do rede da cimpal , no meu entender o defeito esta ali um abraço

Beto

Queda de árvore? Só se for as que caem na Amazônia. No Pq. Pinheiros/Marabá sempre cai a energia e não tem árvore caida não.

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

06/08/2017

McDonald’s reinaugura loja tradicional em São Paulo

Embalada como uma bela encomenda: foi assim que uma das filiais mais tradicionais da franquia...

06/08/2017

Taboão comemora 11 anos da Lei Maria da Penha com evento no Cemur

Taboão da Serra comemora os 11 anos da Lei Maria da Penha com evento no Cemur, a partir das 8h30...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.