Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Tradicional tapete de Corpus Christi enfeitam ruas do centro de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/06/2012

tapete1

Ricardo VazVisita ao tapete de Corpus Christi acontece a partir das 14h nas ruas do centro de Taboão

O feriado de Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, se aproxima. Acontecerá na próxima quinta-feira, dia 7. A origem das festividades católicas para essa data nos faz voltar ao passado, mais especificamente no ano de 1269, quando o Corpus Christi foi oficialmente decretado pela Igreja Católica. E, desde então, muitas comemorações são realizadas em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil. Uma das tradições mais conhecidas, é claro, é a confecção de tapetes coloridos, geralmente feitos de areia, borra de café, serragens coloridas, tampas de garrafa pet, dentre outros acessórios, e são expostos em ruas e avenidas em diversas regiões do país.

E por aqui não será diferente! Promovido pelo Santuário Santa Terezinha, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura da Taboão da Serra, a cada ano a comemoração de Corpus Christi vem superando expectativas de público no município. Para esse ano, cerca de 700 pessoas estarão envolvidas na produção de 130 tapetes que encherão ainda mais de beleza a passagem da Procissão de Corpus Christi pelas ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Mueller, Rua do Carmo, Thereza Maria Luizetto, Avenida Armando Andrade e em um pequeno trecho da Rodovia Regis Bittencourt. Voluntários e artesãos também marcarão presença. Em conseqüência da impossibilidade de haver interdição das ruas do Tesouro, Jovina Carvalho Dau e Ernesto Capelari, os tapetes nesses locais serão confeccionados em TNT (sigla para Tecido Não Tecido), que basicamente consiste em um tipo de tecido muito usado em decorações de festas, em artesanatos etc.

Ainda na madrugada do dia 7 serão feitas as demarcações dos desenhos nas ruas. Todo esse trabalho deverá estar concluído às 7h. A partir daí, a ornamentação dos tapetes será iniciada, e a visitação será aberta ao público pontualmente às 14h. Às 17h, partindo do Santuário Santa Terezinha, a Procissão de Corpus Christi percorrerá todas as ruas mencionadas, terminando às 18h, quando ocorrerá a Missa Solene no próprio Santuário.

É uma ótima oportunidade para fiéis e curiosos participarem dessa comemoração. Vale ressaltar que qualquer munícipe pode ajudar na confecção, levando materiais, ou até mesmo atuando diretamente na ornamentação dos tradicionais tapetes.

Por Dereck Gomes

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.