Corpus Christi: Tradição e Fé em uma das maiores festas turísticas do Município

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/06/2012

A cidade de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana da Grande São Paulo, tem no calendário oficial a tradicional comemoração de Corpus Christi, uma das mais antigas da Região. Um grande número de fiéis enfeita as ruas em torno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, formando os tradicionais tapetes.

Este ano serão um total de 60 quadros em aproximadamente 400 metros de ruas enfeitadas. A novidade fica por conta dos tapetes feito com flores e folhas, lembrando as flores que os fiéis antigamente colocavam nas ruas para passar a procissão.

No ano passado essa festa atraiu cerca de 40 mil turistas à cidade, que participaram do festejo durante todo o dia.

Organizado pelo Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia e pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Turismo, a festa está presente no calendário oficial do Estado de São Paulo e do Município de Itapecerica da Serra pela grandeza, beleza e organização. Os turistas aquecem o comércio local, gerando rendas para a população.

Os tapetes são confeccionados em sua maioria com pó de serra colorido, pó de mármore e pedras coloridas. Os desenhos são riscados no chão com giz e depois cobertos com material de acabamento formando uma verdadeira obra de arte.

Após a visitação acontece a celebração de uma missa campal na Praça central, em que milhares de fiéis participam e emocionados observam cada passo do ritual de Corpus Christi que termina com a passagem do Santíssimo Sacramento por cima do tapete. A tradição da Festa de Corpus Christi em Itapecerica da Serra já passa dos 40 anos e a cada ano mais e mais turistas visitam a cidade nesta data.

A Festa surgiu no século 13, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.

Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou pela Bula Transiturus a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

Festa de Corpus Christi em Itapecerica da Serra
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres – Centro de Itapecerica da Serra
Dia 7 de Junho de 2012
Confecção a partir das 4:30 horas da manhã
Visitação a partir das 10 horas da Manhã
Missa Campal com a Procissão e Benção do Santíssimo às 15 Horas

Comentários