Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola de Taboão arruma jeito criativo de contribuir com o Meio ambiente na Festa Junina

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/06/2012

festa_junina_pet1

Divulgação Alunos de Escola da cidade participam de jeito diferente na Festa Junina

Nos meses de junho e julho, uma das maiores atrações das escolas públicas e particulares de todo o País são as festas juninas: bandeirinhas, danças, brincadeiras, roupas e comidas típicas divertem as crianças e integram as famílias.

Uma das atrações da festa é o Concurso de miss e mister caipirinha que elege o casal de alunos mais populares. Pela tradição, os estudantes que conseguem vender o maior número de votos são coroados no dia da festa ao título de Miss e Mister Caipirinha. Mas uma escola da cidade de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, descobriu um jeito diferente de realizar o concurso e contribuir para o meio ambiente.

Na Emef Cecília Meirelles, ao invés de vender os votos, as crianças arrecadam garrafas pets. Ganha a competição, os dois estudantes que conseguirem o maior número de recipientes descartáveis. Em apenas 12 dias de campanha, a escola arrecadou 42 mil garrafas pets que seriam jogadas nos lixos de Taboão da Serra e hoje estão contribuindo com o trabalho de uma Cooperativa da cidade – a Cooper Zagati - e ajudando as famílias de pessoas como a catadora de sucatas Iná Maria Marques, 62 anos, mãe de duas filhas e avó de três netos. A expectativa é que, em um mês do projeto, a escola arrecade cerca de 100 mil vasilhames.

De acordo com o diretor da EMEF Cecília Meirelles, Ricardo dos Santos, a idéia nasceu das discussões produtivas da Equipe Cecilia culminada na ação que vai ao encontro do Projeto institucional da escola que pretende mudar os valores e comportamento da sociedade. “ As crianças têm o estímulo da premiação que é muito importante na infância, mas também estão aprendendo valores, falando sobre sustentabilidade e sobre a importância da reciclagem”, avalia.

Aos 8 anos, o aluno Marco Antônio mostra que aprendeu a lição. “Uma garrafa demora muito para se decompor na natureza e enviando para a reciclagem ela ajuda muitas pessoas, isso é mais importante que ganhar o concurso”, falou o garoto que já retirou das ruas cerca de trinta garrafas pets.

O projeto foi além dos muros da escola e vem mobilizando os pais e as famílias. De acordo com dona Silvana Domingues Barbosa, seu filho Natam, de 7 anos, movimentou toda a família para arrecadar as pets. “ Ele está consciente da importância da reciclagem e vem pedindo para toda a família participar”, contou a mãe.

Segundo o secretário de Educação de Taboão da Serra, José Marcos, as escolas devem fomentar conteúdos para a construção de uma cultura ambiental desde a infância. “A criança é uma peça fundamental para a conscientização da sociedade”.

O projeto de sustentabilidade irá além das festividades. Depois da arrecadação das pets, os alunos irão visitar a Cooperativa Zagati para saber como é realizado o processo de reciclagem e depois receberão na escola os catadores e representantes da Secretaria de Meio Ambiente que falarão sobre o processo industrial da reciclagem.

O Brasil recicla 56% das garrafas pet, mas ainda desperdiça mais de 100 mil toneladas, por ano, desse material. A matéria-prima de garrafas pet é muito disputada e serve para fazer, entre outros, placas de trânsito, capas de cadernos e principalmente para a fabricação de todo o tipo de tecido de poliéster.

A festa Junina na EMEF Cecília Meireles acontece no dia 16 de Junho a partir das 10h. A escola fica na Rua Rosalina Shultz, 25, Taboão da Serra.

20/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos em Arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

19/02/2018

Aluno de Itapecerica cria projeto que monitora ondas de rádio enviadas pelo sol

Ítalo Fidelis aluno da rede pública de Itapecerica da Serra, ele tem apenas 15 anos e...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

 

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em...

16/02/2018

Prazo para adesão ao Mais Alfabetização é prorrogado para dia 22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao...

08/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos na área de arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

07/02/2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de...

04/02/2018

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês Básico para moradores

A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Escola do Legislativo, está oferecendo um novo...

22/02/2018

Inspeção recupera mais de R$ 4 bi de recursos do FGTS em 2017

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recuperou, em 2017, R$ 4,2 bilhões em...

22/02/2018

País registra 164 mortes por febre amarela desde julho

Entre 1º julho de 2017 e 20 de fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela...

22/02/2018

Jorge Costa cumpre com o dissídio dos servidores de Itapecerica da Serra

O prefeito Jorge Costa convocou nesta quarta-feira (21), uma reunião no Ginásio Municipal de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.