Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg debate assaltos, monitoramento e drogas

Por Karen Santiago | 1/06/2012

conseg

Karen SantiagoA violência na cidade foi discutida entre as autoridades e os moradores

O uso e o tráfico de drogas entre alunos, dentro da escola do ensino médio, Alípio de Oliveira e Silva, localizada na rua Miquelina Túlio Christillo, bairro Jardim Santa Rosa, as câmeras de videomonitoramento, roubos feitos por motoqueiros, e o aumento no número de efetivo das policiais militar e civil, além de viaturas foram os principais assuntos abordados na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Monte Alegre, nesta quinta, dia 31, na escola Julieta Calda Ferraz.

Em tom de desabafo as professoras e diretoras da escola relataram que o uso e a venda de entorpecente dentro do local, no pátio, portão (hora de entrada e saída dos alunos), calçadas e até no banheiro é constante e se tornou um problema crônico enfrentado por elas.

De acordo com elas, as bolsas dos alunos antes de entrarem para a aula são revistadas, mas mesmo assim, a droga se faz presente na escola. “Muitos deles entram sem mochila, porque dão para outro entrar com elas (a mochila e dentro o entorpecente)” - “Essa semana mesmo, um aluno, que fuma maconha, passou muito mal, e foi, nesse momento que o pai, depois de tanto chamarmos apareceu na escola”, completou.

Elas observaram que depois do consumo e venda constante, roubos e furtos começaram a acontecer na escola. “Celulares, carteiras e outras coisas são roubadas. Um aluno até apareceu com uma arma de brinquedo outro dia”, frisou.

As professoras alegam que já chamaram a polícia militar, para mostrar no prontuário os alunos que causam problemas, mas até o momento nada foi resolvido. De acordo com o tenente Lailton, que está há cerca de dois meses, substituindo o capitão Will, policiais serão encaminhados à escola.

O delegado do 1º distrito da cidade, afirmou que o que acontece na escola, é exatamente como nas casas noturnas, uma vez, que são usuários e eles ficam muito espaçados para apreender o entorpecente, não é um traficante grande. “Ir a escola é como jogar com a sorte. Precisa ter a denúncia de vocês, para a polícia ir até a escola, atuar com vocês e apresentar o trabalho da polícia para eles”, sugeriu.

A sugestão foi acatada pela presidente do conselho, Cida Borges, que afirmou que a próxima reunião, dia 21 de junho, será realizada na escola, com a presença das policiais militar e civil e da guarda civil municipal.

Câmeras de Monitoramento

Um morador questionou sobre as câmeras de videomonitoramento na cidade. “Elas realmente funcionam, ajudam em alguma coisa. Ou continuam da mesma maneira como divulgado pelo Jornal?”.

Outro morador afirmou: “É um descaso do executivo não fazer a manutenção das câmeras, que poderiam ajudar a prevenir crimes e até a prender os criminosos”, pontuou.

O Inspetor da guarda, Carlos Ferro, ressaltou que o município conta com as câmeras, mas por falta de manutenção, elas não estão funcionando. Além disso, o Pronasci teria pedido uma adequação do projeto, que dispõe dos locais certos de instalação das câmeras, mas a instalação não foi feita nos locais descritos no projeto. “Agora elas tem que ser adequadas, conforme o projeto”, disse.

Ele lembrou que o secretário afirmou, em reunião na Câmara, que dentro de sessenta dias as câmeras já estariam funcionando normalmente, reveja aqui.

Taboão tem 26 câmeras de monitoramento espalhadas em locais estratégicos, mas, apenas quatro estão funcionando atualmente – veja aqui

2º DP, mais viaturas e efetivo de policiais

Durante a reunião, a presidente Cida, afirmou que tem conversado com a deputada Analice Fernandes e encaminhado ofícios a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo para a vinda de mais policiais militares e civis para a cidade de Taboão, além de viaturas. “Os pedidos contribuíram aos vários ofícios que o conselho mandou, porque está expresso neles”, completou um representante do Conseg.

De acordo com o delegado Ivan, a delegacia recebeu, há duas semanas, três escrivães e quatro investigadores novos no DP. Já a Seccional que atende as cidades de Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu, Embu das Artes e Taboão, treze novos policiais chegaram para atender os seis municípios.

Quanto à 2ª Delegacia, segundo apurou o Jornal na Net, existe a dificuldade de encontrar um lugar para a instalação dela, mas provavelmente será no bairro Pirajuçara. Na vinda do Governador Geraldo Alckmin, a Taboão, para inaugurar a AME, ele prometeu a entrega do 2º DP na cidade, relembre aqui

Roubos praticados por motoqueiros

Os constantes roubos praticados por motoqueiros, relatado em matérias do Jornal na Net (relembre aqui e aqui) ainda assustam moradores, que apontaram o crime, na reunião desta quinta. “Os roubos continuam e acontecem a qualquer hora do dia. O principal alvo são as mulheres”, disseram.

Policial do mês

O tenente Lailton ressaltou o nome do policial do mês, que se destacou por suas ocorrências. A homenagem ao PM soldado Anderson, da Rocam, responsável pela apreensão de dois veículos roubados, um indivíduo capturado e três armas apreendidas em quinze dias, será na segunda, dia 4, no auditório da Faculdade Anhanguera.

Nova diretoria do Conseg

A nova diretoria do conselho para o biênio 2012 – 2014 será empossada na próxima reunião, mas os nomes dos integrantes já foram divulgados. A chapa é composta por Cida Borges (presidente), Aristóteles Filho (1º secretário), Márcia Regina (2ª secretária) e Milena, Helena Ribeiro, Maria de Lourdes e Maria Isabel (formam a comissão de ética e cidadania).

“Precisamos de colaboradores. Tem cargos vagos, como do diretor. Quem quiser se inscrever ainda dá tempo”, frisou Cida Borges.

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

13/08/2017

Homem esfaqueia mulher e tenta se matar em seguida no Embu

O Dia dos Pais quase acabou em tragédia para uma mulher moradora de Embu das Artes. Ela foi...

12/08/2017

Prefeito Fernando Fernandes sanciona a Patrulha Guardiã Maria da Penha

Taboão da Serra é referência regional quando o assunto é a proteção à mulher, conforme prevê a...

11/08/2017

Acusado de tráfico de drogas é preso com cocaína, crack, maconha e lança perfume

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas foi preso na noite da última quinta-feira (10),...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.