II Torneio de Taboão da Serra supera expectativas com nível de atletas e de organização

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/05/2012

O II Torneio Aberto Xadrez de Taboão da Serra foi um sucesso e contou com a participação de atletas da cidade e de outras do Estado de São Paulo. O evento, promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Esportes, aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes “Ayrton Senna da Silva”, no último dia 19. Enxadristas de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Osasco, Juquitiba, Cotia, dentre outras regiões, marcaram forte presença no evento. Ao todo, 165 enxadristas compareceram nessa edição.

Neste ano, Luismar Jorge (SP) foi o grande campeão e levou para casa um Netbook. Ricardo Marushi Desideri conquistou o segundo lugar geral e consagrou-se o melhor colocado taboanense. Já o paulista Alexandre Letizio Vieira ficou com o terceiro lugar da classificação geral.

Os enxadristas com deficiência visual apresentaram um espetáculo à parte. Roberto Carlos Hengles, Renato Barbosa Almeida, Leonardo Nascimento Silva e Josafá Ferreira da Costa provaram a democracia do esporte e superaram concorrentes fortes. Os enxadristas, apesar da limitação visual, jogaram de igual para igual com os demais competidores e alcançaram ótimos resultados.

Dentre os participantes, destaque para três grandes nomes do xadrez nacional: Suzana Chang (duas vezes campeã brasileira, 2004/2007, e detentora do título de WMF - Woman Master FIDE, Mestre Feminino da Federação Internacional de Xadrez), Luismar Jorge (Mestre FIDE, a caminho de conquistar o título de Mestre Internacional), e Roberto Carlos Hengles, seis vezes campeão brasileiro para deficientes visuais. Joara Chaves, respeitada árbitra internacional, prestigiou o campeonato juntamente com a sua equipe, elevando o nível dos jogos.

Participantes e apreciadores do II Torneio de Xadrez de Taboão da Serra também aproveitaram as curiosidades do evento. O professor Eduardo, do Clube de Xadrez de Taboão da Serra, preparou uma exposição sobre o mundo do Xadrez. O público pode conhecer vários tipos de tabuleiros e peças, incluindo um jogo de xadrez feito de chocolate, além de softwares, livros e filmes sobre o tema. Ao final, o grupo de capoeira “Pássaros da Liberdade”, do Mestre Assanhaço, mostrou a beleza da tradicional capoeira, tão rica e enraizada na cultura do nosso país.

O Prof. Nello Aguiar se disse feliz e compensado pelos resultados do evento ao cumprimentar os primeiros colocados do Torneio. “Minha missão está cumprida!”, afirmou ao parabenizar os enxadristas campeões deste torneio.

Confiram as demais premiações:

4º -  José Antonio Vallejos
5º -  José Antonio dos Santos
6º -  Roberto Carlos Hengles
7º -  Sérgio Luiz F. Santos
8º -  João Vieira de Gois Junior
9º -  Alessandro R. Silva
10º -Haroldo Wonsownski

Por Adriana Alkmim

Comentários