Tapetes de Corpus Christi em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 29/05/2012

Religiosos das paróquias do município, as comunidades no seu entorno e todos os demais interessados em “alimentar a alma” se unirão no centro de Embu das Artes para confeccionar tapetes que embelezarão a cidade no Dia de Corpus Christi, em 7 de junho. Sessenta dias depois da Páscoa (ressurreição de cristo) e no domingo após Pentecostes (celebração da colheita do trigo), esse dia do “dom da eucaristia”, em que para os cristãos Deus é o alimento espiritual da alma, começa na véspera.

No dia 6 de junho, às 18 horas, todos se encontram no calçadão que corta o Centro Histórico de uma ponta a outra, a partir da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Largo dos Jesuítas), e por mais de uma dezena de bairros, para colocar a mão na serragem colorida, no café, no sal grosso e na areia e passar a noite desenhando no chão o tapete com temas religiosos. Pela manhã, em todas as comunidades, tem missa e procissão, quando os fiéis transitam sobre o tapete.

Nessa celebração ao Corpo de Cristo, como define a igreja católica, o Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo. É um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia e declarou: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”.  Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A festa de Corpus Christi foi resgatada em Embu das Artes em 2001 e conta com apoio do Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, para sua realização. No momento, as paróquias e comunidades cuidam dos últimos detalhes para a realização do encontro. Os interessados nos bons fluidos desse encontro devem fazer contato com suas comunidades e paróquias para mais informações.

Elke Lopes Muniz

Comentários