Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Belchior de Pontes participa da “Roda da Folhinha” com o cartunista Ziraldo

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 25/05/2012

escola1_1

DivulgaçãoAlunos participam de "Roda da Folhinha" com o escritor Ziraldo

Os alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes participaram no último sábado, dia 19 de maio, da “Roda da Folhinha”, evento realizado pelo Jornal Folha de S. Paulo com a presença do escritor e cartunista Ziraldo, conhecido pela obra “O Menino Maluquinho”. O encontro aconteceu no Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e reuniu estudantes do 3º e 5º ano que têm como patrono da sala o artista.

"A criança lê um livro e pensa que o autor é um ser imaginário. Quando ele entrou, percebi o encantamento dos alunos: ‘Ele existe mesmo’. Esse encontro mostra para a criança que o autor é uma pessoa como todas as outras", afirmou a diretora da Belchior de Pontes, Cleonice Madalena Pereira da Silva, em entrevista à Folha de São Paulo.

A visita dos alunos fez parte também do projeto Viveração da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes, que tem como objetivo formar pessoas ativas, participativas e autônomas, que reconheçam e saibam atuar na sociedade com igualdade, crítica e justiça; dentro dos valores morais, éticos e sociais sempre respeitando e compartilhando ideias.

“No ano de 2012 o enfoque está sendo maior na leitura e escrita, que tivemos como inspiração os escritores que são os patronos das salas de aula, bem como outros espaços da escola: Cecilia Meirelles, Tatiana Belinky, Ana Maria Machado, Sylvia Orthof, Jonas Ribeiro, Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Eva Furnari, Ziraldo, Vinicius de Moraes, Mauricio de Souza, Irmãos Grimm, biblioteca Kaka Werá, entre outros espaços que recebem nomes”, disse a orientadora pedagógica da escola, Graciete Carreira Pavão.

Durante o evento, Ziraldo contou causos da sua infância, da criação de seus livros e divagou: "Estou lendo ‘Ilíada’ agora. Aos 80, fui descobrir que Eneida não é uma mulher. Às vezes, perdia o fio da meada: Estou completamente esclerosado!", dizia, provocando mais risadas.

Ao fim do encontro, o escritor entregou a cada um dos 20 sorteados livros de sua autoria. A plateia fez fila para pedir autógrafos e tirar fotos. E ele, por mais de uma hora, recebeu a todos, simpático. "Sempre saio renovado desses encontros", disse o autor de “O Menino Maluquinho”.

“Os alunos ficaram encantados, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e convidaram Ziraldo para visitar a escola. Muito animado, ele confirmou que virá à escola”, completou Graciete.

A matéria que a Folha de S. Paulo fez com a Escola Municipal Padre Belchior de Pontes pode ser conferida no endereço eletrônico: www1.folha.uol.com.br/folhinha/1093474-gostei-da-sobrancelha-dele-e-branca-diz-menina-em-bate-papo-com-ziraldo.shtml .

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.