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Ouvidoria de Taboão faz balanço de atendimento

Por Karen Santiago | 22/05/2012

ouvidoria

Karen SantiagoLener apresenta números, sem a presença dos vereadores, secretários e quase sem nenhum morador

Cerca de 20 pessoas, a maioria delas, representantes das secretarias municipais, acompanharam a primeira audiência pública da Ouvidoria Geral de Taboão da Serra, realizada na noite da última segunda-feira, 21, no plenário da câmara municipal. De forma tímida, mas concisa e sem participação dos moradores e nem ao menos dos vereadores, o ouvidor da cidade, Lener Ribeiro apresentou os números do primeiro quadrimestre (Janeiro a Abril) deste ano.

E, afirmou que “está cumprindo com os requisitos que a lei determina e, além disso, a determinação do prefeito, de cobrar as secretarias e que tem o prazo de 15 dias para responder os questionados e nós, cinco dias para retransmitir a resposta para o solicitante”, explicou.

Criada em 2005, a Ouvidoria Geral da cidade, contabilizou 1.656 manifestações ao órgão até abril deste ano, entre elas, estão às reclamações, denúncias, entre outros. Os serviços mais criticados estão relacionados nas áreas de Saúde que lidera o ranking das reclamações com 271 casos. Na seqüência o IPTU contabilizando 110, seguido do trânsito com 93.

As demandas de procura pelas secretarias se concentram, na de Saúde, Manutenção e Serviço, Fazenda, Transporte e Desenvolvimento Urbano. Apesar das demandas e questionamentos, a qual a Ouvidoria tem função de responder, algumas secretarias não respondem, a de Educação, das 63 manifestações respondeu duas. Já a de Manutenção e Serviço, de 259, mandou 86 respostas ao órgão.

Nem mesmo as secretarias com poucas demandas não respondem. A Cultura, por exemplo, não respondeu as duas manifestações que recebeu no período.

De acordo com Lener a próxima audiência deve ser realizada em setembro deste ano.

Ouvidoria

Lener lembrou que a função da Ouvidoria não é a de ser um balcão de informação, e sim de atuar junto aos demais órgãos em favor do interesse público. Primeiro o cidadão deve fazer sua reclamação no departamento ou secretaria responsável pelo caso. Não havendo solução do problema ele pode contar com a Ouvidoria Geral.

Como canais de atendimentos, foi implantada uma Unidade de Atendimento ao Público –UAP/OGM, para atender pessoalmente as demandas na sede da Ouvidoria Geral, na Travessa das Palmas, 04, Parque Assunção. Além disso, o morador pode se comunicar através do portal da prefeitura –www.taboaodaserra.sp.gov.br, do e-mail  ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br, e enviar carta com relatos para a UAP/OGM ou depositar os relatos nos caixas de coletas distribuídas em postos de saúde e pronto atendimento. Também foram disponibilizados os telefones 4788.5337, 4788.5458, 4788.5460, 4788.5459 e 4788.5377.

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