Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Pacientes criticam demora no atendimento do Antena

Por Sandra Pereira | 22/05/2012

ps_maternidade

Arquivo do Jornal na NetCoordenador Médico diz que idosos e casos de emergência recebem atendimento prioritário

“Três horas de espera por um minuto de atendimento. Se o caso for mais grave a consulta pode durar até três minutos”. Foi assim que alguns munícipes atendidos na manhã desta segunda-feira, 21, no Pronto Socorro do Antena, no Jardim Record, em Taboão da Serra,  descreveram ao Jornal na Net o atendimento recebido no local. Há relatos de pacientes que teriam ficado quase três horas esperando para passar na triagem, que define as prioridades de atendimento. Depois da triagem teve gente que ficou quase duas horas para conseguir ser atendido pelo médico. Alguns desistiram e voltaram para casa.

Um idoso de 62 anos disse a reportagem que enfrentou mais de duas horas de espera para tomar uma injeção contra gripe e medir a pressão. Um morador do Jardim Record que há semanas sofre com dores nas costas passou no ortopedista na intenção de tirar um raios X, mas, foi informado que o Antena não faz o exame nesses casos.

Uma moradora da cidade desde 1979 resumiu o drama de todos ao evidenciar que a saúde é a área  mais carente de atenção dos governantes. “Hoje eu fiquei três horas para ser medicada. Já cheguei a ficar um dia inteiro. Aqui sempre foi assim”, lamentou. 

A demora, segundo os pacientes ouvidos, seria decorrente da superlotação no local. Por volta das 11 horas quase 300 pessoas aguardavam ser atendidas no Antena.  Os atendimentos mais procurados eram o de ortopedia e clínica médica. Os pacientes de várias faixas etárias aguardavam a vez sem muita paciência.

“Preferi ir embora depois de passar quase 3 horas esperando. Todo mundo estava reclamando e um homem começou a discutir com outro pela demora”, relatou um morador do Salete.

O tempo da permanência dos pacientes nos consultórios é curto, já a média diária de atendimentos comprova a alta demanda. São entre 900 e 1000 atendimentos todos os dias. A maioria é na clínica médica, seguida da ortopedia.

Destinado ao Pronto Atendimento de urgência e emergência o Antena acaba funcionando do ponto de vista da população como referência em atendimento de especialidades. Na fila de espera é comum encontrar pacientes a espera de atendimento médico de especialistas em geral, cuja referência em Taboão da Serra é o Hospital Geral do Pirajuçara e o agora o AME inaugurado recentemente pelo governo do estado no jardim Maria Rosa. 

O Coordenador Médico da Iacta Saúde, empresa que administra o Pronto Socorro do Antena, Sérgio Roberto Silva, nega que o tempo de espera por atendimento seja de três horas. Ele garante que nesta segunda-feira o tempo médio de espera foi de uma hora e meia para pacientes fora da classificação de emergência. Segundo ele, idosos e vítimas de acidentes de trânsito, por exemplo, recebem atendimento prioritário. 

“Somos um serviço de pronto atendimento. Quando há necessidade de atendimento de especialista solicitamos encaminhamento para o HGP. Os pacientes são atendidos de acordo com o grau de classificação de risco”, esclarece.

O coordenador atesta que às segundas-feiras e em datas pós feriados o número de atendimentos no Antena aumenta. De acordo com ele, somente a ortopedia atendeu até o meio dia desta segunda-feira, 21, um total de 148 pacientes.  “Não há como o paciente ficar três horas esperando para ser atendido”, conclui. 

Levantamento recente feito pela reportagem do Jornal na Net aponta a saúde como a área de maior carência da cidade, segundo os moradores.  

14º

Lucia Somovill

Antena está com um atendimento péssimo Reduziram as cadeiras,ficam as pessoas amontoadas .sentadas algumas pelo chão com risco de contaminação. Uma demora absurda. Andam com as fichas pra la pra cá e ñ respespeitam ordem de chegada. Com certeza Sr Prefeito não frequentam o Antena.. Muito humilhante. .

13º

claudia m rocha

Fui ao hospital antena ontem com o pé quebrado cheguei la não consegui cadeira tiver que ficas pulando pra chegar aos lugares depois de quase mas de uma hora e meia cheguei chorando de dor pedir pra ser entendida falaram que eu não estava com fratura esportas tinha dor forte estava so não tive ajuda de ninguém do hospital pior que não estava cheio atendimento desumano da recepção a sala de medicação a ter o médico falou nossa ta vazio e vc espero tanto tempo com essa dor vergonha

12º

COSME RODRIGUES DO NASCIMENTO

BOA TARDE SOU MORADOR DO JARDIM SÃO LUIS TABOÃO DA SERRA E QUERO FAZER UMA RECLAMAÇÃO CONTRA O PS DA ANTENA NESTA DATA 12/01/2013 ESTIVE LA PASSAR NO CLINICO GERAL E SÓ TINHA UM MÉDICO ATENDENDO CHEGUEI AS 10:20 DA MANHÃ E SÓ SAI DE LA AS 17:OO UM PÉSSIMO ATENDIMENTO. MUITAS PESSOAS PASSANDO MAL NOS CORREDORES PRESENCIEI UM QUE DESMAIOU NA SALA DE ESPERA. ENFIM NÃO RECOMENDO ESSE POSTO A NINGUÉM EU SÓ QUERIA DEIXAR REGISTRADO NO TOTAL FIQUEI UMAS 4 HORAS PARA SER ATENDIDO.

11º

Rosangela Ferreira Lopes

Boa Tarde! Sou moradora do jardim Record, e pertenço a UBS Jardim Record- Taboão da Serra. Tenho uma guia de consulta para o pisiquiatra na UBS. Parque Pinheiros. com Dr. Fernando dia 27/09, fiquei aguardando um retorno com ele a 3 meses. Tomo medicamentos para transtorno bipolar e depresão, estou afastada do trabalho a 5 anos, devido este problema. Antes fazia tratamento na UBS Santa Cecilia, com Dr. Willian, fiquei mais de 6 meses sem passar em consulta com pisiquiatra, e precisando de medicamentos controlados, que sem ele, passo muito mal e preciso ir para hospital, e até ficar internada, porque já estou dependente dos medicamentos, tenho laudo do antigo medico e nos prontuários da unidade Santa Cecilia e na UBS do Pq. Pinheiros, e copias das receitas dos medicamentos que tomo, que são: carbonato de litio- 300 mg- 3 por dia. carbamazepina- 200 mg- 2 por dia cloridato de clorpromazina de 25 mg- 1 a noite clonazepam- 2 mg- 1 a noite rosuvastatina 10- mg- 1 a noite Zetia - 10 mg- 1 a noite tudo está no meu prontuário também na UBS Jardim Record, e o Diretor Leandro sabe da minha necessidade dos medicamentos, tanto é que ele próprio foi busca-los para mim, ontem dia 20/09 e mandou que a agente de saúde viesse em minha casa, me entregar, e assinei o protocolo de entrega. Hoje as 13:30hs. Recebi uma ligação da UBS Jardim Record, cancelando minha consulta. O que vou fazer? os medicamentos que estou tomando, esta me dando muitos efeitos colaterais, e preciso urgente passar com o medico, e ninguém consegue uma vaga, quando me dão a vaga, me ligam para cancelar. Como vou conseguir me tratar dessa forma? Eu não sei mais a quem recorrer? além de estar doente, fico ainda mais nervosa, por estes motivos. estou tento palpitações fortes e o coração super acelerado, devido a nervoso que passo com estas situações, alguém pode me ajudar pelo amor de Deus? VOU PROCURAR JORNAIS E OUTROS, TUDO QUE EU POSSA DENUNCIAR ESTA FALTA DE ATENDIMENTO.

10º

Bete

Eu sou testemunha da demora no atendimento do PS Antena, fiquei quase três horas pra ser atendida, na triagem é até rápido, mas na consulta médica é muito demorada. Cansei de esperar e fui embora.

Leo

Veja o absurdo. Este Edson Jeronimo (3º) é FUNILEIRO e estava nomeado como DIRETOR DE PS; tem outro caso de uma "pseuda" jornalista chamada MIRIA que é diretora de posto de saude. ou seja, não entendem nada de saude, é por isto que saude está assim.

fabio

Mas logo tem a Copa do Mundo (2014) e todo mundo já esquece os problemas da saúde, segurança e transporte !! Infelismente o "povão" se contenta com pouco ! E a eleição para prefeito e vereadores está chegando, vejo as mesmas caras de sempre ! A C O R D A T A B O Ã O !!!

WANDERLEY MADEIRA ADÃO

A saúde em Taboão Da Serra ,como em outros municipio , é precaria uma pela qualidade dos profissionais que ali estão, outra é por causa de alguns eleitores que não tem responsabilidade, em votar, por isso todos perde, colocam politicos, que não tem como cobrar ou fazer alguma coisa pelo municipio por falta de conhecimento,

Neco do Leme

Cadê os defendores do Evilásio e sua turma ? A espera é sim 3 horas. Um parente meu atestou isso !!!

MAURICIO LOURENCO

PREFIRO ACREDITAR NA POPULAÇÃO EM GERAL, POIS, NÃO É POSSÍVEL QUE O POVO TENHA TANTA MÁ VONTADE COM A REDE DE SAÚDE MUNICIPAL, ENTRETANTO, AS AUTORIDADES DEVERIAM DEIXAR BEM CLARO A "GUERRA FRIA" DO GOVERNO DO ESTADO PARA COM NOSSA CIDADE, UMA COISA MEDIOCRE E ANTIREPUBLICANA QUE, NO FIM DAS CONTAS, O POVO É QUE SENTE COM A FALTA DE OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE NA SAÚDE. MUITOS DOS SERVIÇOS PROCURADOS SÃO DE RESPONSABILIDADES E RECURSOS DO GOVERNO ESTADUAL, MAS COMO ADOTAM A POLÍTICA DO ESTADO MÍNIMO E, OS SERVIÇOS QUE OFERECEM COBRAM, ESTÁ SOBRANDO MAIS DEMANDAS E MENOS RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS.

Rodrigo

Pois é depois a prefeitura produziu e exibe um video institucional dizendo que a saúde em Taboão melhorou aonde mentira!, tudo que mostra no video é mentira e acha que o povo deixa se enganar por mentiras e não voltaremos em Aprigio que vai continuar tudo a mesma coisa, livres nomeados ganhando muito sem fazer nada e obras tudo parados e nada para o povo!.

Jeronimo

Prefeitura gasta R$ 37 milhões por ano com salários de cargos políticos Um valor equivalente a um grande prêmio da mega sena. Este é o montante – R$ 37.908.764,40 – que o prefeito de Taboão da Serra vai despender neste ano de 2012 para pagar salários de funcionários que ocupam os chamados “cargos de confiança”. A Prefeitura de Taboão da Serra emprega diretamente hoje 1.062 servidores admitidos sem concurso público. São os “livre nomeados”, ou simplesmente “LNs” no jargão do funcionalismo. Eles preenchem vagas de chefias, direção, assessorias, gerências, e outras denominações na variada nomenclatura dos contratados por afinidades eleitorais com o prefeito, secretários municipais e vereadores. Este número vem crescendo ano a ano. E as despesas do município com este pessoal acompanham a escalada de forma curiosa. Em 2011, a prefeitura pagou R$ 35.818.756,58 em salários aos LNs. De janeiro a março de 2012, as despesas com funcionários nomeados já passam dos dois milhões e meio de reais – R$ 2.566.815,00. Uma projeção com base nesse primeiro trimestre leva as despesas com cargos políticos para próximo de R$ 38 milhões anuais. Um gasto de R$ 2.090.007,19 a mais em comparação com o ano passado, para a mesma quantidade de LNs. Os dados foram colhidos no Portal da Transparência.

Gomes

O problema maior, além da demora é a qualidade do atendimento, que no Antena não possui nenhuma. Isso tudo é o resultado de nossos votos, uma completa falta de respeito. E essa IACTA fatura milhões de reais por ano na cidade, cadê os nossos nobres super vereadores, estão sendo atendidos no Hospital Albert Einstein?

Antonia Pinheiro

É veridica a noticia pois eu estive la com a minha mae uma idosa de 78 anos ficamos horas para ser atendida e o medico ainda foi muito mal educado com a idosa, uma pena que nao peguei a crm dele pra denuncia-lo enfim a reforma do predio mas o restante é pessimo funcionario mal treinados e mal humorados.

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

29/04/2017

Vacina contra o vírus H1N1 pretende imunizar 64 mil pessoas em Taboão

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde,...

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.