Taboão da Serra recebe o II Torneio de Xadrez no Ginásio Ayrton Senna

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/05/2012

As inscrições para o II Torneio Aberto de Xadrez, que acontece no sábado, dia 19 de maio, a partir das 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva estão encerradas. A Secretaria de Esportes recebeu 262 inscrições entre as 15 cidades do Estado de São Paulo que participam do torneio. Participam do campeonato 120 taboanenses e outros 80 dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Osasco, Santo André. Até competidores de regiões mais distantes se inscreveram como Santos, Registro e Botucatu. A elevada participação deste ano levou a criação de uma lista de espera para 62 dos 262 competidores inscritos.

Nesta edição, o campeão geral do torneio será premiado com um netbook. O segundo e terceiro colocados ganharão um tabuleiro de xadrez todo talhado em madeira. Serão entregues troféus para os campeões nas categorias de melhor enxadrista do sexo feminino, portador de deficiência física, acima de 60 anos, e melhor enxadrista nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14 - jogadores até 10, 12, e 14 anos, respectivamente. Além disso, todos ganharão medalhas de participação.

Neste ano, cinco deficientes visuais farão parte do torneio.  Foram reservados locais fixos para facilitar as jogadas destes competidores, evitando mudanças a cada rodada. Cada um jogará com o seu próprio tabuleiro, tendo de pronunciar as suas jogadas em voz alta para que os adversários as reproduzam, de forma que ambos estejam sempre iguais. Além disso, os jogadores contarão com tabuleiros especiais adaptados às suas necessidades e poderão tocar nas peças para saber a exata localização das mesmas. Junto a cada enxadrista portador de deficiência visual, haverá um estagiário acompanhando todo o jogo.

Para comemorar o final do II Toneio de Xadrez de Taboão da Serra, 30 capoeiristas do grupo “Pássaro da Liberdade”, do Mestre Assanhaço farão a apresentação final. Rodas de capoeiristas – solo e duplas, capoeira de Angola–estilo jogado pelos negros escravos, e capoeira contemporânea serão apreciadas pelo público.

Orientação aos participantes

Recomenda-se que os participantes cheguem às 8h pontualmente para fazer o credenciamento. Primeiro serão confirmadas a participação dos inscritos, e depois os ausentes serão substituídos pelos participantes em “fila de espera”. No total o evento oferece 200 vagas. Das 12h às 13h haverá intervalo para almoço. A previsão de término do campeonato acontece por volta das 17h30, quando a começa a premiação.

SERVIÇO:
Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva
Rua José Francisco dos Santos, 71, Jd. Helena – Taboão da Serra
Sábado, 19 de maio, das 8h00 às 18h00

Por Adriana Alkmim

Comentários