Atletas paradesportivo de Taboão disputam o 8º Troféu Sérgio Del Grande de bocha

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/05/2012

Promovido pelo Clube dos Paraplégicos de São Paulo, o 8º Troféu Sérgio Del Grande aconteceu entre os dias 27 de abril a 01 de maio, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.  Nas disputas entre as modalidades equipe e individual, os oito integrantes do grupo de Bocha Adaptado da Associação Paradesportiva de Taboão da Serra (APTS) viveu mais uma etapa de superação e vitórias. A equipe da APTS apresentou atletas nas categorias BC-1, BC-2, BC-3 e BC-4, que identifica o nível de dificuldade em executar manobras, e trouxe medalhas de ouro e ótimas colocações no placar brasileiro.

Das nove equipes que brigaram pelo pódium, a APTS conquistou o 4º lugar. Em primeiro ficou a equipe do SESI/São Paulo, na segunda posição a equipe Tradefi/Mogi das Cruzes, e em terceiro a equipe Ismel, também de Mogi.  

Na categoria individual a ATPS obteve uma colocação ainda melhor. O grande vencedor na modalidade individual BC-2 foi Gian Carlo Arruda Silva, 36, que deixou para trás 20 paraatletas de diversos estados brasileiros e trouxe a medalha de ouro para Taboão. Três dos oito atletas que atuam na equipe ATPS foram pontuados para disputar as semifinais e premiados com o quarto lugar.

Mateus Santos Silva, 34, professor de educação física e técnico da ATPS acredita que conquistas e medalhas são o reconhecimento do esforço e treino dos atletas taboaneses. Silva, um dos técnicos da seleção brasileira de bocha paraolímpico, é um dos cotados para representar o Brasil nas paraolimpíadas de Londres e já é nome certo para defender o Brasil junto com o companheiro de equipe Danilo Xavier Novais, 21, no torneio de Portugal em junho deste ano.

Para o jornalista, paraatleta e presidente da APTS, Marcelo De Marco, 35, o apoio do governo municipal de Taboão da Serra reflete cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiências através da prática esportiva. Segundo De Marco, o jogo de bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo o mundo, principalmente, por ser uma modalidade direcionada a pessoas que apresentam um quadro severo de disfunção motora. O esporte, além da inclusão, garante igualdade de participação com outros alunos sem deficiência.

A próxima disputa dos atletas paralímpicos da APTS acontece em 19 de maio, na cidade de Jacareí, que vai classificar os atletas da modalidade BC-3 para o campeonato regional, que será realizado no Guarujá, de 25 a 29 de julho.


Por Adriana Alkmim

Comentários