Dia internacional da mulher é comemorado em grande estilo em Taboão e no Embu

Por Outro autor | 9/03/2010

Alegria, descontração, orgulho e muita dedicação. Foi assim a comemoração dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira no Cemur, em Taboão da Serra.  No Embu a comemoração da data vai contar com diversas atividades até o dia 19.

O evento no Taboão tratou de assuntos que dizem respeito à mulher, tais como saúde, educação, mercado de trabalho, além de apresentar as políticas públicas do município, palestra de Maria Amélia Alencar sobre a Lei Maria da Penha e uma atração musical com o Coral das Mulheres da Paz.

 O prefeito Evilásio Farias e a Primeira Dama Roseane Maciel participaram do evento. Ele disse acreditar que as mulheres ainda terão muito que comemorar. “A desigualdade é muito grande ainda”, afirma. “Viva a mulher taboanense pela garra, luta e persistência”, completou.

Maria Amélia Alencar, coordenadora dos Direitos Humanos da Mulher de Taboão da Serra,  organizadora do evento e palestrante era só sorrisos. “Hoje é um dia de reflexão e de comemorar as conquistas das mulheres, ainda não conseguimos tudo que podíamos, mas um dia chegaremos lá. Dia 8 de Março é um dia de luta por melhores condições de vida e igualdade no mercado de trabalho”, afirmou.

A Feminista e membro da União das Mulheres de São Paulo, Terezinha Gonzaga contou que nesta terça-feira, 9, em Campinas começará a Marcha Mundial das Mulheres e vai passar por dez cidades.

“No dia 17 de Março convido à todos que quiserem ir até Osasco para receber a Marcha Mundial, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão, todos estão convidados”. Além disso, ela contou alguns marcos na história como às 130 tecelãs que foram queimadas em Nova York por reivindicarem igualdade salarial dos homens e tratamento digno e respeitoso dentro do ambiente de trabalho em 1857.

Em Embu das Artes as mulheres se vestiram para chamar atenção, com camiseta lilás personalizada, boton, bexiga e apito em frente a prefeitura da cidade. Este ano, a programação incluiu o “Apitaço” na Prefeitura, ato que abriu a Campanha pela Igualdade de Gênero no Poder Público – Eu apoio essa luta. Logo pela manhã, os servidores da Prefeitura foram surpreendidos com a atividade.

Mulheres de todas as idades prestigiaram o lançamento do Marco da Construção da Sede do Centro de Referência da Mulher (CRM), na rua Bernardina, região central de Embu das Artes.


“Após anos de muita luta será construído um prédio mais amplo e adequado para oferecer serviços com mais qualidade às mulheres. Será um espaço de inclusão e articulação política, que foi prometido em campanha”, disse Cristina Santos, chefe de Gabinete, representando o prefeito Chico Brito, que estava em reunião como o reitor da Unifesp, tratando da Universidade Federal na cidade. Ela também lembrou de dois episódios marcantes que aconteceram no ano passado, como o falecimento da médica sanitarista Zilda Arns e a expulsão da aluna Geisy Arruda, aluna da Uniban.

Texto: Karen Moura e Sandra Pereira

Comentários