Liminar impediu abertura de agências da Caixa na região

Por Sandra Pereira | 14/05/2012

Uma liminar concedida na noite desta sexta-feira (11) pela juíza do Trabalho Maria Eulália de Souza Pires impediu que as agências da Caixa instaladas na capital e nas cidades de Osasco, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Taboão da Serra abrissem  suas portas neste sábado (12). Ao todo, 48 agências paulistas da Caixa Econômica Federal que iriam funcionar neste sábado para dar informações sobre o corte da taxa de juros dos programas de crédito oferecidos pelo banco não vão poder dar expediente.

Caso alguma dessas agências da Caixa descumprisse a liminar, seria aplicada multa diária de R$ 5 mil por empregado que estiver trabalhando. Na última semana a corrida pela redução de juros lotou agências bancárias em Taboão – lembre aqui.

A ação civil pública foi movida pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região, alegando que, pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), sábado não é dia de expediente bancário. O sindicato também alega que, pela Lei 4.178/62, o funcionamento das agências bancárias aos sábados só seria possível em caso de trabalho extraordinário, ou seja, por motivo de força maior.

“Fomos comunicados (desse fato) pela imprensa. Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça para preservar o direito de descanso dos bancários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Caixa, em São Paulo, informou que a tentativa da Caixa em derrubar essa liminar não obteve sucesso. Segundo a assessoria, a Caixa vai cumprir a decisão judicial em São Paulo.

Estava prevista a abertura de várias agências da Caixa neste sábado em todo o Brasil. Segundo o sindicato de São Paulo, sindicatos do Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do interior paulista conseguiram liminares para impedir o funcionamento das agências do banco neste sábado.

Texto: Com Informações da Agência Brasil

Comentários