Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Ouvidor- geral de Taboão convoca audiência pública

Por Edimon Teixeira | 13/05/2012

capitao_lener1

Arquivo Jornal na NetAudiência foi convocada para a próxima segunda, dia 21, às 19h, na Câmara Municipal

Com a finalidade de discutir o papel da Ouvidoria-Geral do município e divulgar o balanço das ações realizadas nos primeiros quatro meses de 2012, o ouvidor-geral capitão Lener Ribeiro convoca os interessados a participarem da 1ª audiência pública do órgão, no próximo dia 21/05, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal da cidade.

A convocação pretende, além de cumprir o que determina a lei de criação da Ouvidoria-Geral no que diz respeitos às competências do ouvidor-geral, dentre elas, proceder a audiência pública, quadrimestralmente, na Câmara Municipal, ou a qualquer tempo, quando solicitado pelo Poder Legislativo, atender a outros importantes motivos para sua realização.

Dentre eles, Lener cita em entrevista exclusiva ao Jornal na Net a Lei de Acesso a Informações Públicas, sancionada pela presidenta Dilma Housseff em 2011 e que entra em vigor na próxima quarta feira (16/05). “A lei garante maior transparência na administração pública federal e, principalmente, o direito do cidadão à informação pública", explicou.

De acordo com a Lei nº 12.527, de 18/11/2011, a partir do momento da vigência do texto, todo cidadão brasileiro terá direito a solicitar informações públicas nos órgãos da administração federal, que ficam obrigados a responder em prazo máximo de 20 dias. Para o capitão, a audiência servirá também para apresentar e esclarecer dúvidas da nova lei.

"A maioria das pessoas desconhecem os próprios direitos. Conhecê-los é o primeiro passo para que possam fazer reivindicações de melhorias", disse. "A administração pública, por sua vez, deverá se adequar ao que exige a legislação, e a Ouvidoria será a mediadora desta relação", completou Lener, que disse ter apoio total do prefeito da cidade.

"Quando assumi o posto, em conversa com o doutor Evilásio Farias (PSB) ele disse apenas 'cumpra a lei'. É o que farei", garante. As participações no evento serão por meio de inscrições, feitas pelo e-mail ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br  , até o dia 18/05/2012, às 17h. Quem optar pela inscrição no local ficará sujeito ao limite de capacidade do auditório.

A realização da audiência seguirá o seguinte formato: os assuntos serão divididos em tópicos, dando-se o tempo de 30 minutos a cada ponto. Das 19h15 às 19h45, o Ouvidor Geral fará uma apresentação sobre as origens e encargos dos serviços de ouvidoria e ombudsman, também sobre a missão institucional do órgão na Cidade de Taboão da Serra.

Já das 19h45 às 20h15discorrerá sobre as manifestações apresentadas à Ouvidoria no primeiro quadrimestre de 2012, e das 20h15 às 20h45 serão colhidas as contribuições do público.  Estes tópicos devem ser o ponto máximo da reunião. Conforme já informou o Jornal na Net (veja aqui) as principais reclamações ainda permanecem as mesmas.

O ouvidor não falou em números reais, mas afirmou que Segurança e Saúde continuam a ocuparem os primeiros lugares no ranking das reclamações. Durante a audiência pública, cada intervenção terá no máximo três minutos de duração e deverá ater-se ao tema. Todas as contribuições serão remetidas ao Gabinete do Prefeito Municipal para providências.

Lerner ressaltou a importância da intervenção dos meios de comunicação da região no sentido de ajudar na divulgação das ações do órgão que ele reafirma estar à disposição da municipalidade. “A imprensa tem papel fundamental quando traz ao conhecimento da população as ferramentas necessárias para o exercício de sua cidadania”, concluiu.

Jorge

Parabens capitão , pelo belissimo trabalho prestado mais uma vez ao povo de Taboão da Serra.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.