Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dia Internacional da Mulher: 100 anos de história e luta

Por Sandra Pereira e Karen Santiago | 7/03/2010

mulheres.jpg

Equipe que realizou atendimento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Há exatos cem anos o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher no Dia 8 de Março. A data foi instituída em homenagem a um grupo de mulheres brutalmente mortas durante uma greve nos Estados  Unidos. Em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a data será comemorada com uma vasta programação.

Em Itapecerica as comemorações acontecem no salão de festas na sede da prefeitura e contará com a presença várias autoridades municipais.

Taboão realizará no Cemur, às 19h, um encontro que debaterá o impacto da Lei Maria da Penha na cidade, além da apresentação do Coral Mulheres da Paz.  Mas as comemorações da data na cidade foram iniciadas neste domingo, numa ação social realizada no Parque Laguna pela enfermeira Érica Franquini, em parceria com o empresário Ney Santos.

Na ocasião foram realizados 80 exames de vista, dezenas de medições de pressão e testes de glicemia, cortes de cabelo e dicas de maquiagem e beleza.

mulher.jpg

Empresário Ney Santos participou de evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher


Embu das Artes preparou uma vasta programação para comemorar o dia, para se ter uma idéia as comemorações começam nesta segunda-feira dia, 08 e se estendem até o dia 19 de Março. Entre as atividades programadas estão  palestras, oficinas, roda de conversa, peças teatrais e seminários.

A professora Flávia Soares Lembra que atualmente é comum ver mulheres trabalhando em lugares antes só ocupados por homens., “Assisti na televisão mulheres que trabalham em serviços pesados, como pedreira, caminhoneira (que exige muito tempo de jornada de trabalho), percebi que nos mulheres conquistamos um grande espaço na sociedade que era muito machista”.

Ela acredita que ainda existe muito preconceito, mas com a luta das mulheres isso tem melhorado muito.

A história conta que no dia 08 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos situadas na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), igualdade salarial com os homens (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno e respeitoso dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação não foi vista com bons olhos e foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada em seguida. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carborizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A data não foi criada apenas para comemorar, mas também para discutir o papel da mulher na sociedade atual, tentando diminuir ou eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher. Apesar de todos os avanços elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, jornada excessiva de trabalho, violência masculina e desvantagens na carreira profissional.


29º

graça caetano

parabenizo todas as mulheres da paz do Brasil e todas as guerreiras diarias.

28º

andrea

gotaria de saber se foi verdade que a amiga da minha filha morreu de acidente de carr

27º

Brenda

acho muito importante essa comemoração,afinal hoje as mulheres são mais que guerreiras.

26º

Vitória

Parabéns para todas as mulheres do mundo

25º

LUANNA

EU ACHO Q MUITAS DAS MULHERES DE HOJE NAO TEM MAIS CUIDADO COM A VIDA MUITAS NAO SE PREOCUPAM HJ COM A AIDS E NEM COM O CANCER DE MAMA EU ACHO ISSO MUITO ERRADO ISSO TEM Q MUDAR

24º

ana

feliz dia da mulher vocês merecem

23º

Andrea Almeida

Todos os dias são dia da mulher mas sim esse dia e dedicado as SUPERES MULHERES aquelas que lutão por serem felizes ao mesmo tempo que sofrem por elas que lutão por um dia de cada vez na esperança do damanha.Dedico em especial a uma MARIA qualquer por ai que luta por ela por o bem estar do Marido

22º

milena alves

as mulheres merecem um dia para elas porque elas são muito generosas, legais e isso faz com que as mulheres sejam muito cuidadosas, generosas, legais, etc. esse foi a minha mensegem! milena, bjs!

21º

&9829;&9829;thay&9829;&9829;

vcs deviam falar mais sobre o dia da mulher

20º

natalia

natalia ama a familia dela!!!!

19º

karol

todas mulheres são como uma rosa sem espinhos elas são muitos inportantes na vida de um homem! Especialmente porque elas são trabalhadeiras e porque elas dão exemplo na vida de cada um ...... que todas mulheres sejam feliz com quem ela ama FELIZ DIA DA MULHER!

18º

LOREDANE MAGNA DE SENA ALVES

que nao so hoje mas todos os dias fossem dedicados as mulheres no geral. enfim todas as mulhers merecem ser homenagiadas sempre, somos todas vencedoras e lutadoras de alguma forma ou maneira agradeco todas as formas de homengens.

17º

leticia de fatima arruda

bom eu achei esse comentario do dia da sm,ulheres muito lega l fala tudo sobre a epoca

16º

fernanda porto

parabens por este dia conquistado com tanto luta por nos mulheres .Especialmente para as mulheres que alem de ser mulher e mãe . E claro as mulheres do nosso brasil

15º

teresa louro

MULHER, Falo de ti ás pedras da calçada, e ao sol,que é loiro como o teu olhar. falo ao rio, que desdobra a físcar, vestidas de princesas e de fadas! Que importa que nos vençam desenganos se puder-mos contar os nossos anos, assim como graus duma subida! A tua linda voz de agua corrente, ensinou-me a cantar.... e essa canção, foi ritmo nos teus versos de paixão, foi graça no teu prito de descrente!.... E tu que eras neste mundo uma vencida, Ergues-te a cabeça ao alto....encarando o Sol!... -Aguia real, apontaste-lhe a subida!!..... E acabada a tarefa....em paz, contente, um dia adormecer, serenamente, como dorme no berço uma criança!..... .......MULHER ETERNAMENTE.

14º

milena

isso foi verdade nao foi lenda ainda sofremos com isso nas ruas,lojas etc e outros lugaries temos que luta pela nossa ingual da de se vc ver de nucie nao fice calado

13º

mona,roniele,alisson,geovani,kaligia

o dia da mulher dia de todas aquelas mulheres que lutam pela suas idealizaçoes que busca paz amor felicidade, etc que todas as mulheres realizem seus obj. e um dia feliz dia da mulher

12º

tainara de souza lopes

sou uma menina muito feliz e gosto de fazer amizade com as pessoas que me respeite e que de o maior exenplo

11º

milena chantal saldanha

isso foi verdade nao foi lenda ainda sofremos com isso nas ruas,lojas etc e outros lugaries temos que luta pela nossa ingual da de se vc ver de nucie nao fice calado

10º

juliano

a mulher é o simbolo da ternura e do amor

felipe rodrigues dos santos

felis dias das mulheres

alexia

eu sou alexia a gatinha ok....................vmnxrt5ryet63tqth

Escola Remir de Brito Lima

Parabenizamos todas as mulheres em especial as de parnarama e agradecemos por todo carinho e amor que nos tem dedicado, bjsss!!!! Turma 4ºano A.

andreza de liam bonfim

eu gosto desse dia

rosana ferreira da costa

eu queria ser omenagiada por todas as pessoas no mundo inteiro

fr

adorei maneiro

Dana Sulik

Pesquisem melhor, essa história de assassinato é lenda.

Marcia Machado

desculpe-me mas acredito que houve um equivoco em relação ao ano que ocorreu tal brutalidade. Na realidade ocorreu no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Resposta:Agredecemos a observação o erro de datas já foi corrigido

elias ferreira dos santos

parabéns para todas as mulheres deste país que são mais que vencedoras, que ha cada dia prova sua coragem e força para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. não tem medo dos disafios da vida. nós homens temos muito que agradecer todos os dia a Deus por elas existir em nossas vidas... Parabéns....

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.