Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Itapecerica comemora 135 anos com diversas atrações

Por Karen Santiago | 7/05/2012

desfile

Genildo RochaMoradores tomaram XV de Novembro para ver o desfile cívico

A cidade de Itapecerica da Serra completa nesta terça-feira, dia 8 de Maio, 135 anos de Emancipação Político e Administrativa do município. As festividades já começaram desde o início deste mês, entre as novidades, teve a reinauguração do Parque da Represinha e se estendem até o dia 31, quando o SAMU da cidade, localizado na Avenida XV de Novembro, já em funcionamento será inaugurado.

Uma série de prédios públicos, entre eles UBS Crispim, nesta terça, Base da Defesa Civil, dia 25, Quadra e Bloco B da Prefeitura e até Escola Municipal, na rua do Tesouro, dia 28, serão inaugurados. Entre os eventos culturais e diferenciados a cidade conta com o Teatro na Praça com a atriz global Elizabeth Savala, na próxima sexta, dia 11, às 20h, Festival de Balões Ecológicos, ginásio de esportes, domingo, às 5h, entre outros.

Entre as tradicionais festividades estão a Sessão Solene na Câmara Municipal, na quinta, dia 10, às 10h, Moto no Mato, praça da Fonte, dia 20, às 8h, Jeep na Trilha, Largo da Matriz, dia 26, às 8h, Missa de Ações de Graça pelo Dia do Jipeiro no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, dia 27, às 10h e por fim, Juramento à Bandeira, no Clube Delfim Verde, dia 29, às 10h.

O Desfile Cívico também tradicional na cidade foi realizado no último sábado, dia 5. Neste ano, os alunos de escolas municipais e também estaduais contaram a história de Itapecerica desde a sua emancipação até os dias atuais, por meio de faixas e vestuários especiais para cada momento. Além da história ser contada, desfilaram integrantes das forças policiais (GCM, PM, Bombeiros, Defesa Civil), com suas viaturas e secretarias municipais.

História de Itapecerica

 

A História conta que a cidade de Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.

A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra, pecerica = lisa, ou escorregadia). O termo inicialmente era assim grafado: “Itapycyryca”. Conta a lenda que dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra localizada no Centro da Cidade, quando um deles escorregou e disse: “ita!” e o outro respondeu: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. Segundo a lenda, foi a partir deste momento que o local ficou conhecido por este nome. A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sobre ela estão construídas várias edificações.

Mas foi no século XVII que o aldeamento cresceu com a chegada de índios trazidos de Carapicuíba pelo sertanista Afonso Sardinha, que era proprietário da Fazendo Ubatatá (Butantã).

Os índios ficaram sob a orientação do Padre Jesuíta Belchior de Pontes, que também atendia a aldeia “M’ Boy”. Em 1689 a Capela de Itapecerica já contava com mais de 900 almas sob a proteção do jesuíta Diogo Machado. O núcleo indígena recebeu no século XIX as Colônias Alemã e Prussiana, a partir daí, tornou-se influência notável em parte da arquitetura, culinária e na miscigenação do povo itapecericano.

Em 20 de fevereiro de 1841, Itapecerica da Serra foi elevada, pela segunda vez, à categoria de “Freguesia”, sendo o seu primeiro vigário o Padre Bento Pedroso de Camargo. Itapecerica anteriormente já tinha sido elevada à Freguesia, mas perdeu a posição por um Decreto de 21 de março de 1832.

Em 1877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de maio, Itapecerica foi elevada à categoria de vila, pela ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. E é nesta data que é comemorado o aniversário da cidade. Meses depois, em novembro, Itapecerica emancipou-se do Município de Santo Amaro, que hoje é um bairro do Município de São Paulo. Um ano antes de sua emancipação, Itapecerica contava com uma população de 4.896 habitantes, que ocupavam-se exclusivamente da cultura de cereais. Em 19 de dezembro de 1906, através da lei estadual nº 1.038 Itapecerica foi levada à categoria de cidade.

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

Por curiosidade o primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes.

Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais.

Fonte da história da cidade: Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.

vanda barbosa

parabéns Itapecerica, eu gosto muito dessa cidade.

Cintia

Faço Pedagogia e preciso de informações históricas sobre a escola Padre Belchior de Pontes , fotos antigas vocês te? Podem me ajudar? Desde já agradeço. Cintia

Paulo Freire

Em resposta a a Sra Adriana, as informaçoes estavam disponivel no canal de maior divulgação do mundo a internet, então por favor se a senhora não entra na redes socias ai fica dificil a divulgaçao foi em massa e em jornais tambem.

ADRIANA

MUITO mal divulgado os eventos, tive que ficar procurando nos sites PARA ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO DA CIDADE

Junior

pessoal vcs podem ete num acreditar mas eu desfilei pella escola belchior de pontes

Adelaide Moraes

Parabens a todos pelo lindo desfile ,que emoção sentimos ao ver nossos filhos se apresentando foi muito lindo.

Wdantas

estava muito bonita gostei de todas apresentações! parabéns a está cidade boa de morar.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.