Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Itapecerica comemora 135 anos com diversas atrações

Por Karen Santiago | 7/05/2012

desfile

Genildo RochaMoradores tomaram XV de Novembro para ver o desfile cívico

A cidade de Itapecerica da Serra completa nesta terça-feira, dia 8 de Maio, 135 anos de Emancipação Político e Administrativa do município. As festividades já começaram desde o início deste mês, entre as novidades, teve a reinauguração do Parque da Represinha e se estendem até o dia 31, quando o SAMU da cidade, localizado na Avenida XV de Novembro, já em funcionamento será inaugurado.

Uma série de prédios públicos, entre eles UBS Crispim, nesta terça, Base da Defesa Civil, dia 25, Quadra e Bloco B da Prefeitura e até Escola Municipal, na rua do Tesouro, dia 28, serão inaugurados. Entre os eventos culturais e diferenciados a cidade conta com o Teatro na Praça com a atriz global Elizabeth Savala, na próxima sexta, dia 11, às 20h, Festival de Balões Ecológicos, ginásio de esportes, domingo, às 5h, entre outros.

Entre as tradicionais festividades estão a Sessão Solene na Câmara Municipal, na quinta, dia 10, às 10h, Moto no Mato, praça da Fonte, dia 20, às 8h, Jeep na Trilha, Largo da Matriz, dia 26, às 8h, Missa de Ações de Graça pelo Dia do Jipeiro no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, dia 27, às 10h e por fim, Juramento à Bandeira, no Clube Delfim Verde, dia 29, às 10h.

O Desfile Cívico também tradicional na cidade foi realizado no último sábado, dia 5. Neste ano, os alunos de escolas municipais e também estaduais contaram a história de Itapecerica desde a sua emancipação até os dias atuais, por meio de faixas e vestuários especiais para cada momento. Além da história ser contada, desfilaram integrantes das forças policiais (GCM, PM, Bombeiros, Defesa Civil), com suas viaturas e secretarias municipais.

História de Itapecerica

 

A História conta que a cidade de Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.

A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra, pecerica = lisa, ou escorregadia). O termo inicialmente era assim grafado: “Itapycyryca”. Conta a lenda que dois índios caminhavam sobre uma enorme pedra localizada no Centro da Cidade, quando um deles escorregou e disse: “ita!” e o outro respondeu: “pecerica!”, ou “pycyryca!”. Segundo a lenda, foi a partir deste momento que o local ficou conhecido por este nome. A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sobre ela estão construídas várias edificações.

Mas foi no século XVII que o aldeamento cresceu com a chegada de índios trazidos de Carapicuíba pelo sertanista Afonso Sardinha, que era proprietário da Fazendo Ubatatá (Butantã).

Os índios ficaram sob a orientação do Padre Jesuíta Belchior de Pontes, que também atendia a aldeia “M’ Boy”. Em 1689 a Capela de Itapecerica já contava com mais de 900 almas sob a proteção do jesuíta Diogo Machado. O núcleo indígena recebeu no século XIX as Colônias Alemã e Prussiana, a partir daí, tornou-se influência notável em parte da arquitetura, culinária e na miscigenação do povo itapecericano.

Em 20 de fevereiro de 1841, Itapecerica da Serra foi elevada, pela segunda vez, à categoria de “Freguesia”, sendo o seu primeiro vigário o Padre Bento Pedroso de Camargo. Itapecerica anteriormente já tinha sido elevada à Freguesia, mas perdeu a posição por um Decreto de 21 de março de 1832.

Em 1877, através da Lei Provincial nº 33, de 08 de maio, Itapecerica foi elevada à categoria de vila, pela ocasião da criação do Município de Itapecerica da Serra. E é nesta data que é comemorado o aniversário da cidade. Meses depois, em novembro, Itapecerica emancipou-se do Município de Santo Amaro, que hoje é um bairro do Município de São Paulo. Um ano antes de sua emancipação, Itapecerica contava com uma população de 4.896 habitantes, que ocupavam-se exclusivamente da cultura de cereais. Em 19 de dezembro de 1906, através da lei estadual nº 1.038 Itapecerica foi levada à categoria de cidade.

Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

Por curiosidade o primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes.

Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais.

Fonte da história da cidade: Câmara Municipal de Itapecerica da Serra.

vanda barbosa

parabéns Itapecerica, eu gosto muito dessa cidade.

Cintia

Faço Pedagogia e preciso de informações históricas sobre a escola Padre Belchior de Pontes , fotos antigas vocês te? Podem me ajudar? Desde já agradeço. Cintia

Paulo Freire

Em resposta a a Sra Adriana, as informaçoes estavam disponivel no canal de maior divulgação do mundo a internet, então por favor se a senhora não entra na redes socias ai fica dificil a divulgaçao foi em massa e em jornais tambem.

ADRIANA

MUITO mal divulgado os eventos, tive que ficar procurando nos sites PARA ENCONTRAR A PROGRAMAÇÃO DA CIDADE

Junior

pessoal vcs podem ete num acreditar mas eu desfilei pella escola belchior de pontes

Adelaide Moraes

Parabens a todos pelo lindo desfile ,que emoção sentimos ao ver nossos filhos se apresentando foi muito lindo.

Wdantas

estava muito bonita gostei de todas apresentações! parabéns a está cidade boa de morar.

27/07/2017

Prefeitura de Embu implanta taxa do lixo para moradores da cidade

Com o argumento de que a arrecadação do IPTU é baixa e não é suficiente para garantir serviços...

27/07/2017

Câmara de Embu lança nota negando ligação com criação da Taxa do Lixo

Após a  repercussão negativa provocada pela criação da Taxa do Lixo, anunciada pela prefeitura...

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

28/07/2017

Delegado diz que empresário desaparecido de Taboão deve ter sido executado

Delegado do 1º DP, Ivan Teixeira da Polícia Civil de Taboão que investiga o desaparecimento do...

28/07/2017

Carga de cigarro avaliada em 3 milhões é apreendida pela PRF em Taboão da Serra

Uma carga de cigarros contrabandeados e sem nota fiscal foi apreendida pela PRF na manhã desta...

28/07/2017

Brasil é o único país da América do Sul a receber a turnê mundial do Kiev Ballet

O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia, o Kiev Ballet está em turnê internacional em comemoração...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.