Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Superlua iluminou céu da região neste sábado

Por Edimon Teixeira | 6/05/2012

superlua01

Divulgação Fotos Bol"Superlua" deixou o céu da região mais bonito no último sábado

Neste sábado a noite, dia 5, os moradores das cidades da região puderam conferir, uma "Superlua", no céu da região, às 23h34, quando a Lua ficou mais próxima da Terra. A natureza reservou o espetáculo que não era visto nesta proporção, desde março de 1993, há 18 anos.

Moradores de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra caracterizam a "Superlua" um fenômeno extraordinário e não puderam deixar de comentar a experiência pela rede social Facebook. "A Lua ficou linda", disse um. "Mais que Lua é essa, maravilhosa", afirmou outro e outro morador completou: "Essa Lua deixou  mais ainda o sábado perfeito e feito para os casais apaixonados".

Na ocasião, a Lua passou mais perto da Terra que o normal, em um evento conhecido pelos astrônomos como "Superlua". O satélite terrestre estava em sua fase cheia e realizou sua maior e mais brilhante aparição do ano, passando a 357 mil quilômetros do planeta - cerca de 24,6 mil quilômetros a menos que a média.

Uma conjugação de acontecimentos astronômicos proporcionaram uma Lua 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante. O início da fase de Lua cheia coincidiu com o momento em que este satélite natural está mais próximo da Terra durante a sua órbita, o que deu-lhe uma dimensão aparentemente superior.

Apesar de, tradicionalmente, se associar esta fase da Lua ao azar, desastres naturais e ao caos, os cientistas esclareceram que não há razões para receios. “A superlua trará marés fora do comum por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra, mas o efeito será modesto”, disse  Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.