Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Bairros de Itapecerica estão com o policiamento reduzido

Por Karen Santiago | 3/05/2012

companhia

Karen SantiagoCompanhia da polícia está com diversas viaturas quebradas

Os bairros Lagoa, Jardim Jacira, Parque Paraíso, Valo Velho, Jardim Branca Flor, entre outros, da cidade de Itapecerica da Serra estão praticamente sem policiamento preventivo há mais de três semanas.

Diversas viaturas da 1ª companhia estão quebradas e um dos únicos lugares que o município recebe patrulhamento é na região central: os policiais sobem da companhia (localizada atrás da Delegacia) a pé e ficam nas imediações do centro.

Da companhia a base comunitária e mais duas viaturas ainda realizam patrulhamento, segundo informações apuradas pela reportagem do Jornal na Net. A cidade conta agora, com cerca de três viaturas da companhia (menos que a metade quando as viaturas não estão quebradas) e viaturas do 25º Batalhão (Forças tática e pratulha) para atender ocorrências, número considerado insuficiente para todo o município, uma vez, que a polícia da cidade, atende também Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.

Os policiais sem viaturas, além de não fazerem o policiamento preventivo, não podem atender ocorrências. Ocasionando assim, diariamente cerca de quinze ocorrências pendentes (sem atendimento).

Moradores já notaram a falta de policiamento e, além de reclamarem, temem serem alvos de criminosos. “Só vemos viaturas nos bairros quando acontece alguma ocorrência. Fora isso, a presença da polícia é cada dia menor. Temos medo de que os criminosos se aproveitem”, disse temerosa, uma moradora em forma de anonimato.

Relatos indicam que os moradores, vítimas de roubos, furtos, violência e demais crimes, precisam ir, sem auxílio de uma viatura policial, ao Distrito Policial registrar ocorrência e ainda voltarem para casa, de ônibus, a qualquer hora do dia.

O Jornal na Net também apurou que este não é só um problema em Itapecerica, mas também em Taboão e Embu das Artes. Constantemente viaturas do 36º Batalhão ficam quebradas.

Falhas no atendimento do 190

Relatos indicam que o telefone da polícia militar (190) não funciona. Os moradores não conseguem contato com os policiais, somente com o atendimento eletrônico, que dura mais de quinze minutos e dificulta a eficiência no atendimento.

“Demora demais o atendimento. Isso não pode ser chamado de emergência”, dizia um. Outro frisava “fiquei mais de meia hora tentando e não consegui. Só cheguei na gravação que demora muito”, contou. E um terceiro finalizou: “o atendimento é muito demorado e não pode ser chamado de emergência. Existem falhas que precisam ser sanadas”.

A reportagem apurou que essa ineficiência já dura quase cinco meses e ainda não foi sanada, apesar de todas as reclamações que a polícia recebe (relembre aqui e aqui).

Se caso a tentativa de contato com o 190 seja sem êxito, entre em contato com o telefone do Batalhão (4666 2422) e 1ª companhia – atrás da Delegacia (4666 2339).

O outro lado

Informações indicam que 80% das viaturas quebradas, já estão sendo consertadas e devem retornar ao patrulhamento em breve.

Em relação, ao atendimento do 190, o tenente Mattioli afirmou, em reunião do Conseg, que o problema com o 190 já foi diagnosticado e o comando da polícia militar já fez um requerimento pedindo o aumento no número de cabines e policiais que realizam o atendimento.

pedro tobias

os policiais que andam com as viaturas e quando elas quebram, pois viaturas ironicamente nunca quebram para oficiais, eles dão puniçoes para os policias que quebram as viaturas...dinheiro do estado chogado fora com alguns estrelas...quero meu imposto de volta

anônimo

,,,As vezes passo no Centro de Itapecerica e vejo alguns Policiais que se destacam em ocorrencias, que não medem esforços para ajudar o próximo, e ficam a pé....enquanto marginais dominam Itapecerica.....o que passam pela cabeça desses policias?..... com as mãos atadas...sem poder fazer nada..quantas pessoas já relataram fatos de crimes acontecidos...periódicamente...CADE A NOSSA SEGURANÇA?... até quando vão ficar maquiando dados, estatisticas?....DOAÇÕES, BOA VONTADE, PRA QUE SRS.... O GOVERNO TEM QUE CEDER AS VIATURAS, NADA É DE GRAÇA, PAGAMOS IMPOSTOS, E A SEGURANÇA É UM DIREITO NOSSO....chega de aproveitar desta situações, parem de constrangir nossos policiais....de ordens absurdas....tablets que não funcionam, redução de criminalidade....e agora srs.....troca de capas de coletes..? é brincadeira....., mas os policiais de Itapecerica não desanimem conhecemos suas capacidades, e iremos apoia-los, nem que tenhamos que ir ao mas alto comando levar essas situações..... o povo estar com vcs....obrigada por mesmo que não tenha meios continuam ainda vigilantes da ordem..... parabens guerreiros........

carlos nunes

Mais que um problema de segurança pública, estamos diante de falta de vontade e falta de competência profissional. O problema é crônico e não tem previsão de solução. O atendimento 190 é um dos obstáculos para um serviço eficiente. Em relação as viaturas já ouvi histórias que policiais tiram do próprio bolso o conserto delas, isso para não trabalhar a pé na praça da "PADARIA". Aqueles que mandam a viatura que estão com problemas para a manutenção são "punidos" com troca de horário e ameaças feitas por um oficial do batalhão.

ISAIAS CALLEGARI

Não tem nem como comentar este tipo de acontecimento, o governador do estado de São Paulo, deveria criar vergonha na cara e melhorar o policiamento nessas áreas. Meu sítio foi assaltado e após o acionamento do 190, a resposta foi a seguinte: Não temos como chegar no local, pois a estrada não nos dá condição, pois a estrada era terra batida, a polícia não tem carro com tração 4x4 pára atender ocorrências na

ANONIMO

não é a toa que o tráfico está tomando conta de nosso município,principalmente no Parque Paraiso. Já presenciei vagabundo tirando sarro da polícia chamando-os de idiotas e burros. Só pelo fato de ficarem dando o tal "perdido"nos mesmos....

JOSIAS FARIA

EU QUE O DIGA, Sugiro que a Prefeitura nomeie um mecanico para atender somente viaturas da 1°cia no próprio predio da pm, à tempos que nossos comerciantes se dispõe a doar péças, desde que sejam viaturas que atendem somente o nosso Municipio. TAI UMA BOA SAIDA JURIDICA E ÉTICA, FICA ESTA SUGESTÃO AO MEU AMIGO E COMPETENTE PREFEITO JORGE COSTA, EMBORA NÃO SEJA SUA OBRIGAÇÃO. NOS COLOCAMOS À DISPOSIÇÃO, SEM MUITA CONVERSA.

MARCOS DE SOUZA

"ISSO É UMA VERGONHA PARA O ESTADO" NÃO CONSEGUE CONSERTAR AS VIATURAS,COMO VAI DAR SEGURANÇA A POPULAÇÃO.

municipe

há anos que o policiamento em Itapecerica é assim não vai mudar a PM pede doações para consertar suas viaturas, agora tem a eleição talves melhore mas depois esquece é o Sistema.

21/07/2017

GCM de Itapecerica prendeu três homens e apreendeu dois caminhões após crime

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra prendeu em flagrante nesta sexta-feira, 21,...

21/07/2017

Novos Guardas Municipais serão incorporados a GCM de Taboão

Aprovados no Concurso Público da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra uma nova turma de 29...

19/07/2017

Policial à paisana reage a assalto e deixe um morto em Embu das Artes

Um policial a paisana foi vítima de tentativa de assalto na noite da ultima segunda-feira (17)...

19/07/2017

Alckmin entrega 76 novas viaturas para reforço da frota da Polícia

O governador recebeu nesta quarta-feira, 19/07, da Secretaria Nacional de Segurança Pública...

18/07/2017

Três pessoas são presas ao tentar subornar PMs e Delegado em Taboão

Policias da CGP IV, efetuou na noite da última segunda-feira (17), a prisão de três pessoas...

18/07/2017

PRF captura na Régis Bittencourt homem procurado por estupro de vulnerável

A PRF conseguir efetuar a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável na manhã desta...

17/07/2017

Prefeitura de Embu inaugura base da GCM 24 horas no Jardim Santo Eduardo

O Governo de Embu das Artes inaugurou no último sábado, dia 15 de julho, uma base da GCM 24...

15/07/2017

PM apreende três menores com carro roubado e simulacro em Embu

Policiais do 36º Batalhão conseguiram recuperar no início da manhã deste sábado (15), um veículo...

15/07/2017

GCM e Policia Militar realizam Operação Saturação no Jardim Monte Alegre

Uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Taboão (GCM) e a Policia Militar deu inicio...

15/07/2017

Guarda Civil Municipal de Taboão conta com novos coletes balísticos

A corporação da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra (GCM) adquiriu 135 novos coletes de...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

21/07/2017

Itapecerica tem Semana do Empreendedorismo em Ação entre 31/07 e 03/08

A Prefeitura de Itapecerica da Serra e o Sebrae-SP realizam entre 31 de julho a 3 de agosto a...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.