Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sabatina do TaboãoPrev tem balanço positivo

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 3/05/2012

sabatina

DivulgaçãoA reunião entre os vereadores e o TaboãoPrev apresentou balanço positivo

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento fez um balanço positivo na audiência pública de prestação de contas relativas ao 1° Trimestre de 2012 da TaboãoPrev – Autarquia Previdenciária Municipal.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 02/05, às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra, estiveram presentes mais de 30 pessoas, entre elas, o Presidente da Comissão, vereador Dr. Ronaldo Onishi, e os membros, vereadores, José Aparecido Alves e Wagner Eckstein, além da diretoria da TaboãoPrev, dos Conselheiros Administrativos e Fiscais e integrantes da AAPOPEN, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Taboão da Serra. Os Vereadores, Vice-Presidente da comissão, Paulo de Souza Félix e o Membro Dr. Alexandre Bittencourt Depieri, justificaram suas ausências.

O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Dr. Ronaldo Onishi disse que a reunião foi produtiva e de muita importância para entender como estão os trabalhos da TaboãoPrev. “Eu acredito que esta é uma das melhores reuniões da comissão, e foi a melhor audiência pública da TaboãoPrev. As questões foram discutidas e deliberamos apontamentos importantes para as classes envolvidas que vão direcionar o melhor andamento desse trabalho. Estamos observando transparência e seriedade no trabalho da autarquia TaboãoPrev”.

Já o vereador Wagner Eckstein destacou a evolução patrimonial da autarquia. “É um balanço positivo e motivador. Tivemos a oportunidade de discutir questões como a dos aposentados, dos cargos extintos, dos juros das contribuições patronais, no repasse da prefeitura que continuam atrasados, a questão do prédio novo da TaboãoPrev, e a evolução dos ganhos no investimento é muito boa”.

Tento em vista os ganhos do investimento o vereador comentou do esforço do Governo Federal frente à economia brasileira. ”A Presidenta Dilma conversou com sua equipe econômica e hoje o Brasil passa por uma queda de juros acentuada e entendemos que isso interfere nos investimentos da autarquia e é importante que a câmara, os servidores municipais, juntamente com a TaboãoPrev tenham conhecimento real e pleno da política de investimento nas questões que preocupam o funcionalismo, e assim ganhar bons rendimentos, isso motiva os envolvidos”. Destacou o Wagner Eckstein.

A palavra foi aberta ao público presente que em sua maioria associados da AAPOPEN questionaram a respeito dos aposentados e pensionistas. “Estamos satisfeitos com o trabalho da TaboãoPrev, ganhamos muito com sua seriedade e transparência na condução do nosso fundo.

Mas a AAPOPEN faz um apelo à urgência nos encaminhamentos, nos manifestamos aos servidores que hoje tem seus cargos inexistentes, queremos paridade com as reformulações atuais de cargos existentes”, disse o Sr. Antonio Carlos Fenólio, ex-vereador e servidor municipal aposentado.

Ele se referia aos cargos extintos, como exemplo o de datilógrafo, que hoje não existe mais. “Há mais de 10 anos não há aumento e reajuste em nossas aposentadorias, isso é revoltante”, finalizou Antonio Fenólio.

A AAPOPEN tem aproximadamente 900 associados um número considerável para a cidade de Taboão da Serra. Para o presidente desta associação, João Victorelli a reunião foi muito boa.

“Esse encontro mostra a seriedade e a transparência da TaboãoPrev. São pessoas idôneas atuando na autarquia. Só está faltando a participação do público interessado, dos servidores, eu lamento esse fato. Porém saímos daqui satisfeitos com os levantamentos e com idéias que surgiram. Com a iniciativas dos vereadores, valorizamos as pessoas que contribuíram e que ainda contribuem para Taboão da Serra”, declarou João.

A meta agora é levar ao conhecimento do colegiado de vereadores alguns requerimentos que passarão em sessão na Câmara.

Minuta de Lei que cria um mecanismo legal (dentro da lei 141/2007) uma emenda que regulamento juros e correção monetária no repasse do fator previdenciário da Prefeitura para com a TaboãoPrev.

A Correção dos beneficios e os valores aos cargos extintos encontrando paridade com os cargos atuais.

Encontrar um mecanismo legal para o Imposto de Renda do fundo de        investimento da TaboãoPrev.

A Dr. Eliana Bendini, advogada que cuida do setor jurídico da TaboãoPrev reforça que é possível sim essas mudanças. “Esses cargos extintos serão equiparados, ou pela descrição ou pela referência, nessas duas formas vamos manter o valor aquisitivo do aposentado. Quanto aos juros do repasse da Prefeitura, nós já fazemos a previsão de juros, entendemos que um projeto de lei vai definir qual taxa de juros será empregada, é o que não se tem hoje”. Disse a Dra Eliana.

O vereador Dr. Ronaldo Onishi finalizou a audiência pública ressaltando o esforço da Câmara Municipal em defender os interesses dos servidores municipais, aposentados e pensionistas.

“Esses encaminhamentos vão dar peso político a esses assuntos. Vamos fazer requerimentos que valorizam a matéria hoje aqui discutida e debatida e dar respostas positivas aos assuntos levantados”.

Comissão Permanente de Finanças e Orçamento
Presidente: Ronaldo Onishi
Vice-Presidente: Paulo de Souza Félix
Membro: Alexandre Bittencourt Depieri

Sobre a Taboãoprev

A Taboãoprev é a Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do servidor público do município de Taboão da Serra.

Desde 2011, por conta da Lei Municipal nº 1979/2010, a Taboãoprev presta contas, a cada três meses, sobre suas despesas administrativas, política de investimento, aplicação de recursos financeiros e os benefícios concedidos aos servidores municipais.

Trata-se de Autarquia Previdenciária, criada pela Lei Complementar Municipal n° 141, de 22 de junho de 2007, dotada de personalidade jurídica própria, autonomia administrativa e financeira.

07/02/2018

Vereador Onishi comemora lei do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violênc

O prefeito Fernando Fernandes sancionou o projeto de lei que determina a concessão de auxílio...

07/02/2018

Vereadores de Taboão aprovam nomes que vão receber medalha 19 de Fevereiro

Na volta do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, os vereadores de Taboão da Serra...

06/02/2018

Temer vê dificuldade em aprovar reforma da Previdência depois de fevereiro

O presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar discutindo a reforma da Previdência...

06/02/2018

TCE aprova contas de Cido e Nóbrega na presidência da Câmara de Taboão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira, 6, as contas dos ex-presidentes...

03/02/2018

PT de Embu expulsa vereador Doda; ele alega sofrer perseguição política

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes decidiu em votação unânime,...

02/02/2018

Temer diz que seu governo aguenta déficit, mas outros não

O presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (2) que insiste na reforma da Previdência...

21/01/2018

Mesmo em recesso, Câmara Municipal de Taboão da Serra continua com atendimento

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar....

19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

18/02/2018

Campanha de vacinação contra a febre amarela é prorrogada na capital paulista

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou hoje (18) que vai prorrogar por mais uma...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.