Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Estadual em Itapecerica é parcialmente interditada devido a rachaduras e problemas na estrutura

Por Outro autor | 8/03/2010

escolacapa.jpg

As rachaduras aparecem em várias partes da escola Estadual Montesano

A Escola Estadual Jardim Montesano, em Itapecerica da Serra, localizada na rua Oceania, próximo ao 25º Batalhão de Polícia, é um retrato do descaso. Parte dela está interditada por apresentar risco à segurança dos alunos. Várias paredes apresentam rachaduras, as rampas de acesso ao piso superior estão balançando, o muro que cerca a escola ameaça desabar, a sala de informática, cuja situação é considerada a mais crítica foi totalmente interditada e um buraco no jardim de inverno  encharca o solo.

Dentro da escola Montesano é possível notar que a parte da estrutura comprometida está interditada com tapumes e com faixas de proteção, apesar disso os problemas são evidentes. De acordo com funcionários, a escola tem 396 alunos, sendo 262 do ensino fundamental e 134 do ensino médio.  Eles voltaram às aulas após o Carnaval.

A situação precária da escola construída há apenas seis anos, numa parceria entre a prefeitura de Itapecerica e o governo do Estado provoca indignação e revolta na comunidade escolar. Vizinhos da escola afirmam que as primeiras rachaduras apareceram há quatro anos e  se intensificam cada vez mais.

A Reportagem do Jornal na Net teve acesso com exclusividade ao interior da escola e ao laudo assinado pelo engenheiro Fausto Amadeu Favale, que  propôs a interdição de apenas parte da escola, alegando que o restante do prédio não apresenta risco aos alunos.

O laudo foi entregue no dia 19 de fevereiro poucos dias antes da volta às aulas.  A escola foi interditada em dezembro pela Defesa Civil da cidade, que solicitou o laudo do engenheiro.

A gravidade da situação em que se encontra a escola foi relatada na Câmara Municipal pelo vereador José Maria que fez vários questionamentos sobre o processo de construção do prédio e cobrou providências dos setores competentes.

“A escola apresenta problemas graves na sua estrutura. É preciso tomar providências e apurar a responsabilidades. Em função da gravidade dos problemas a escola deveria estar interditada”, aponta o vereador.  

Ellen Perez dos Santos mora em frente à escola e conta que a construção foi feita as pressas. “Começaram em janeiro e entregaram em outubro, nos moradores tivemos que fazer um abaixo assinado para a construção do muro, porque até o final da obra o muro não existia”, afirma lembrando que os problemas começaram dois anos após a obra acabar.

Margaret Pickler é mãe de duas crianças que estudam no local. Ela chama a atenção para a seriedade do problema e reclama do fato da sala de informática estar interditada. “O que adianta a escola ter sala de computação se os alunos não tem direito de usar”, enfatizou.

A SCOPUS Engenharia foi a construtora responsável pela Escola Estadual Jardim Montesano, cujo projeto é de autoria do engenheiro Eudir Affonso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itapecerica da Serra, Maurício Rocha, foi realizada uma vistoria na escola em dezembro.

“Naquele momento constatei rachaduras e interditei parcialmente a escola, mas pedi que para que fizessem um laudo e que a escola fosse liberada somente quando o laudo estivesse pronto”, lembra.

Maurício conta que um engenheiro do Governo do Estado de São Paulo fez a vistoria e interditou somente uma parte da escola que foi a parte próxima a quadra de futebol.

Ele disse que o engenheiro afirmou que não haveria nenhum risco e que primeiramente a parte ficaria interditada e em um segundo momento eles fariam as obras de reparação.  

O outro lado

Apesar da gravidade dos problemas na estrutura da escola Montesano a Secretaria Estadual diz que não há prazo para realizar os reparos necessários e informa que a responsabilidade pela recuperação é da prefeitura, que teria construído o prédio da escola.

De acordo com a Assessoria a obra foi feita por meio de um convênio entre a prefeitura e o Estado. “A responsabilidade da obra é da prefeitura”, afirmou um assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com ele já estão sendo adotadas medidas para sustentar a área afetada. Além disso, já está em andamento um estudo para realizar os reparos. “Entretanto ainda não temos previsão de custos e nem prazos estabelecidos”, observou.

Veja mais fotos da estrutura da escola:

escola.jpg

escola3.jpg

escola1.1.jpg

escola2.jpg

escola4.jpg

Texto: Karen Moura Santiago e Sandra Pereira

19/11/2017

Diretor da Khan Academy na América Latina visita escolas de Taboão

Duas escola da Prefeitura de Taboão da Serra receberam na terça-feira, 7 de novembro, a visita...

14/11/2017

Em alta, cozinha do mar tem curso de formação profissional no Senac

No Brasil, os mais de 7 mil quilômetros de extensão da costa litorânea fazem da cozinha do mar...

13/11/2017

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima...

09/11/2017

Alunos do Senac Taboão criam canal no YouTube para compartilhar aprendizado

Como parte do processo de ensino-aprendizagem adotado pelos docentes da instituição, os alunos...

07/11/2017

Professora de Embu é uma das vencedoras Prêmio Educador Nota 10

A noite de segunda-feira, dia 30, foi de celebrar a Educação. Em uma Sala São Paulo bem cheia, o...

03/11/2017

Inep recorre ao STF contra decisão que impede regra de direitos humanos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da...

03/11/2017

Novembro Azul: OncoRede da ANS tem programas de atenção a pacientes com câncer

Novembro é mês de reforçar as orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, missão que...

01/11/2017

Alunos da rede pública de Taboão participam de concurso de soletração de inglês

O concurso de soletração em inglês Spelling Bee Contest já mobiliza estudantes de toda a rede...

01/11/2017

Fatec divulga prazo para pedir isenção total ou parcial da taxa do vestibular

Os pedidos para isenção total ou de desconto de 50% na taxa de inscrição para o vestibular do...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

22/11/2017

Jovem de Embu desaparecido na praia da Jureia, em Iguape, é achado em rio

O corpo do jovem turista morador de Embu das Artes, Alex Holanda, de 21 anos, que havia...

22/11/2017

Laércio Lopes traz para Taboão no domingo evento em prol do Mechas de Amor

No próximo domingo, 26 de novembro, Taboão da Serra recebe a terceira edição da Passarela do Bem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.