Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Estadual em Itapecerica é parcialmente interditada devido a rachaduras e problemas na estrutura

Por Outro autor | 8/03/2010

escolacapa.jpg

As rachaduras aparecem em várias partes da escola Estadual Montesano

A Escola Estadual Jardim Montesano, em Itapecerica da Serra, localizada na rua Oceania, próximo ao 25º Batalhão de Polícia, é um retrato do descaso. Parte dela está interditada por apresentar risco à segurança dos alunos. Várias paredes apresentam rachaduras, as rampas de acesso ao piso superior estão balançando, o muro que cerca a escola ameaça desabar, a sala de informática, cuja situação é considerada a mais crítica foi totalmente interditada e um buraco no jardim de inverno  encharca o solo.

Dentro da escola Montesano é possível notar que a parte da estrutura comprometida está interditada com tapumes e com faixas de proteção, apesar disso os problemas são evidentes. De acordo com funcionários, a escola tem 396 alunos, sendo 262 do ensino fundamental e 134 do ensino médio.  Eles voltaram às aulas após o Carnaval.

A situação precária da escola construída há apenas seis anos, numa parceria entre a prefeitura de Itapecerica e o governo do Estado provoca indignação e revolta na comunidade escolar. Vizinhos da escola afirmam que as primeiras rachaduras apareceram há quatro anos e  se intensificam cada vez mais.

A Reportagem do Jornal na Net teve acesso com exclusividade ao interior da escola e ao laudo assinado pelo engenheiro Fausto Amadeu Favale, que  propôs a interdição de apenas parte da escola, alegando que o restante do prédio não apresenta risco aos alunos.

O laudo foi entregue no dia 19 de fevereiro poucos dias antes da volta às aulas.  A escola foi interditada em dezembro pela Defesa Civil da cidade, que solicitou o laudo do engenheiro.

A gravidade da situação em que se encontra a escola foi relatada na Câmara Municipal pelo vereador José Maria que fez vários questionamentos sobre o processo de construção do prédio e cobrou providências dos setores competentes.

“A escola apresenta problemas graves na sua estrutura. É preciso tomar providências e apurar a responsabilidades. Em função da gravidade dos problemas a escola deveria estar interditada”, aponta o vereador.  

Ellen Perez dos Santos mora em frente à escola e conta que a construção foi feita as pressas. “Começaram em janeiro e entregaram em outubro, nos moradores tivemos que fazer um abaixo assinado para a construção do muro, porque até o final da obra o muro não existia”, afirma lembrando que os problemas começaram dois anos após a obra acabar.

Margaret Pickler é mãe de duas crianças que estudam no local. Ela chama a atenção para a seriedade do problema e reclama do fato da sala de informática estar interditada. “O que adianta a escola ter sala de computação se os alunos não tem direito de usar”, enfatizou.

A SCOPUS Engenharia foi a construtora responsável pela Escola Estadual Jardim Montesano, cujo projeto é de autoria do engenheiro Eudir Affonso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itapecerica da Serra, Maurício Rocha, foi realizada uma vistoria na escola em dezembro.

“Naquele momento constatei rachaduras e interditei parcialmente a escola, mas pedi que para que fizessem um laudo e que a escola fosse liberada somente quando o laudo estivesse pronto”, lembra.

Maurício conta que um engenheiro do Governo do Estado de São Paulo fez a vistoria e interditou somente uma parte da escola que foi a parte próxima a quadra de futebol.

Ele disse que o engenheiro afirmou que não haveria nenhum risco e que primeiramente a parte ficaria interditada e em um segundo momento eles fariam as obras de reparação.  

O outro lado

Apesar da gravidade dos problemas na estrutura da escola Montesano a Secretaria Estadual diz que não há prazo para realizar os reparos necessários e informa que a responsabilidade pela recuperação é da prefeitura, que teria construído o prédio da escola.

De acordo com a Assessoria a obra foi feita por meio de um convênio entre a prefeitura e o Estado. “A responsabilidade da obra é da prefeitura”, afirmou um assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com ele já estão sendo adotadas medidas para sustentar a área afetada. Além disso, já está em andamento um estudo para realizar os reparos. “Entretanto ainda não temos previsão de custos e nem prazos estabelecidos”, observou.

Veja mais fotos da estrutura da escola:

escola.jpg

escola3.jpg

escola1.1.jpg

escola2.jpg

escola4.jpg

Texto: Karen Moura Santiago e Sandra Pereira

23/02/2018

Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa...

20/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos em Arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

19/02/2018

Aluno de Itapecerica cria projeto que monitora ondas de rádio enviadas pelo sol

Ítalo Fidelis aluno da rede pública de Itapecerica da Serra, ele tem apenas 15 anos e...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

 

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em...

16/02/2018

Prazo para adesão ao Mais Alfabetização é prorrogado para dia 22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao...

08/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos na área de arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

07/02/2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de...

04/02/2018

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês Básico para moradores

A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Escola do Legislativo, está oferecendo um novo...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.