Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Estadual em Itapecerica é parcialmente interditada devido a rachaduras e problemas na estrutura

Por Outro autor | 8/03/2010

escolacapa.jpg

As rachaduras aparecem em várias partes da escola Estadual Montesano

A Escola Estadual Jardim Montesano, em Itapecerica da Serra, localizada na rua Oceania, próximo ao 25º Batalhão de Polícia, é um retrato do descaso. Parte dela está interditada por apresentar risco à segurança dos alunos. Várias paredes apresentam rachaduras, as rampas de acesso ao piso superior estão balançando, o muro que cerca a escola ameaça desabar, a sala de informática, cuja situação é considerada a mais crítica foi totalmente interditada e um buraco no jardim de inverno  encharca o solo.

Dentro da escola Montesano é possível notar que a parte da estrutura comprometida está interditada com tapumes e com faixas de proteção, apesar disso os problemas são evidentes. De acordo com funcionários, a escola tem 396 alunos, sendo 262 do ensino fundamental e 134 do ensino médio.  Eles voltaram às aulas após o Carnaval.

A situação precária da escola construída há apenas seis anos, numa parceria entre a prefeitura de Itapecerica e o governo do Estado provoca indignação e revolta na comunidade escolar. Vizinhos da escola afirmam que as primeiras rachaduras apareceram há quatro anos e  se intensificam cada vez mais.

A Reportagem do Jornal na Net teve acesso com exclusividade ao interior da escola e ao laudo assinado pelo engenheiro Fausto Amadeu Favale, que  propôs a interdição de apenas parte da escola, alegando que o restante do prédio não apresenta risco aos alunos.

O laudo foi entregue no dia 19 de fevereiro poucos dias antes da volta às aulas.  A escola foi interditada em dezembro pela Defesa Civil da cidade, que solicitou o laudo do engenheiro.

A gravidade da situação em que se encontra a escola foi relatada na Câmara Municipal pelo vereador José Maria que fez vários questionamentos sobre o processo de construção do prédio e cobrou providências dos setores competentes.

“A escola apresenta problemas graves na sua estrutura. É preciso tomar providências e apurar a responsabilidades. Em função da gravidade dos problemas a escola deveria estar interditada”, aponta o vereador.  

Ellen Perez dos Santos mora em frente à escola e conta que a construção foi feita as pressas. “Começaram em janeiro e entregaram em outubro, nos moradores tivemos que fazer um abaixo assinado para a construção do muro, porque até o final da obra o muro não existia”, afirma lembrando que os problemas começaram dois anos após a obra acabar.

Margaret Pickler é mãe de duas crianças que estudam no local. Ela chama a atenção para a seriedade do problema e reclama do fato da sala de informática estar interditada. “O que adianta a escola ter sala de computação se os alunos não tem direito de usar”, enfatizou.

A SCOPUS Engenharia foi a construtora responsável pela Escola Estadual Jardim Montesano, cujo projeto é de autoria do engenheiro Eudir Affonso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itapecerica da Serra, Maurício Rocha, foi realizada uma vistoria na escola em dezembro.

“Naquele momento constatei rachaduras e interditei parcialmente a escola, mas pedi que para que fizessem um laudo e que a escola fosse liberada somente quando o laudo estivesse pronto”, lembra.

Maurício conta que um engenheiro do Governo do Estado de São Paulo fez a vistoria e interditou somente uma parte da escola que foi a parte próxima a quadra de futebol.

Ele disse que o engenheiro afirmou que não haveria nenhum risco e que primeiramente a parte ficaria interditada e em um segundo momento eles fariam as obras de reparação.  

O outro lado

Apesar da gravidade dos problemas na estrutura da escola Montesano a Secretaria Estadual diz que não há prazo para realizar os reparos necessários e informa que a responsabilidade pela recuperação é da prefeitura, que teria construído o prédio da escola.

De acordo com a Assessoria a obra foi feita por meio de um convênio entre a prefeitura e o Estado. “A responsabilidade da obra é da prefeitura”, afirmou um assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com ele já estão sendo adotadas medidas para sustentar a área afetada. Além disso, já está em andamento um estudo para realizar os reparos. “Entretanto ainda não temos previsão de custos e nem prazos estabelecidos”, observou.

Veja mais fotos da estrutura da escola:

escola.jpg

escola3.jpg

escola1.1.jpg

escola2.jpg

escola4.jpg

Texto: Karen Moura Santiago e Sandra Pereira

36º

janete nunes pombo

ACHO QUEMTEM QUE RESOLVER ISSO, É A PREFEITURA E O ESTADO. NÓS PAIS CORREMOS ATRÁS. NÃO DEIXAR SÓ PARA OS FUNCIONÁRIOSDA ESCOLA RESOLVER.

35º

ana luiza silva mageste

eu estudo nessa escola mas só tem algumas rachaduras la em baixo na área de educação física já tem rachaduras e la na quadra pinga muito no dia do treino de futsal as meninas ficam caindo porque tem correr e la em ciam alaga um pouco mas melhorou bastante em vista do que era eu moro de frente pra escola mas fui pra la esse ano

34º

erivon junior

eu estudo nessa maldita escola e ja esta arrumada sera que o proxino ano ele vai cair pessoal

33º

Amanda Lioza

A E.E. JARDIM MONTESANO vem sendo criticada por todas as pessoas, o falar é fácil, o díficil é resolver! se todos querem uma escola melhor, correm atrás! esperar alguém fazer alguma coisa, esperem sentados!!! a escola não está em boas condições! isso todos nós sabemos! por isso eu acho que a prefeitura tem que ter mas responsabilidade pelos seus compromissos! por que quando eles fazem um coisa otima, eles batem no peito e diz eu que fiz! ta na hora de eles baterem no peito e dizer eu vou arrumar!!!!!!!!!!

32º

Reginaldo Carlos

A Escola tremeu essa semana, todos estão correndo risco de vida.

31º

Larissa Puopolo Machado

Tambem acho que se a escola esta nessa situação não tem o porque de ficar inssistindo ! e outra ta muito perigoso ficar na escola pois tem perigo de cair sim, pois só os tremores de hoje já comprovam que não está nada seguro . TOMEM PROVIDÊNCIAS NÉ . ¬¬

30º

vanessa

Man' arruma essa escola, e outra ta ameaçando de cair de novo, e se cair vcs vão ter q da os pulos de vcs para mudar a gente de escola pk eu não vou mover um dedo para procurar vaga em outro lugar. .toma atitude e contrata um Engenheiro para a bosta dessa escola, ta? bjssss

29º

adriano duarte

olha isso é uma vergonha em ano de eleição e uma escola nesse estado isso é uma responsabilidade nossa viu nós colocamos gente que não trabalha no governo e depois vemos isso escolas nessas situação hospitais puplicos cobrando estacionamento são muitas inrregularidades olhas temos que ver direto em quem votamos.

28º

Amanda dos Santos

Eoo amnada dos santoos.. Achoo kee assim se a escolaanao temcondiçoes de suporta os alunos.. nao te kee fk ensistindoooo (( estudoo nessa escolaaa))

27º

Lúùh'H

...(ME SIGAM NO TWITTER> luh_maciel2 e me add no orkut> http://www.orkut.com.br/MainProfile

26º

thais herminia de oliveira

é eu acho que ele só vai arrumar quando todos os alunos morrer ai sim ele vão arrumar por que até hoje ele não arrumou e hoje eu percebi que quando os alunos andam na rapa ela treme então vamos resolve na basi denusiar

25º

stefani santos medeiros

eu tenho 11 anos e estudo na escola jardim montezano e vejo todos os dias mais rachaduras aumentarem mais e mais,enquanto minha mãe e meu pai pagão enposto o governo pega o dinheiro e fica pra eles e o nessesario não fazem.e outra as propagandos mentirossas que falam que ele reformou escolas é uma grande mentira ,pois eu acho que ele reforma só as escolas de sp e não as de municipios.porisso estou escrevendo essa mensagem porque o que agemte estamos passando é uma umilhação.e tambem pressisamos de ronda escolar na porta da escola........espero respostas.

24º

sandra

estudo na escola e tenho muito medo eu acho que o governo deveria mandar arumar a escola ou ele vai esperar cair primeiro para depois fazer alguma coisa.

23º

mailani souza da silva

eu estudo nessa escola desde 2005 e segundo a vice diretora cristiane as rachaduras da escola ja vem acontecendo desde 2006...e agora que que vieram na escola pra ver as rachadura....graças a incopetencia do governo de sao paulo corremos o risco da escola cair e matar todos que estão dentro....depois o governo faz progandas dizendo:governo de são paulo trabalhando por você... parece ate que estou dentro de um circo vendo as piadas infelizes de um palhaço...xau

22º

bruno barbosa pedrosa

eu vendo essa noticia pela internet fico muito triste pois estudei nessa escola 2 anos e completei meus estudos essa escola foi contruida em cima de um brejo eu acho que demorou pra dar problemas é lamentavel nossas autoridades deixarem isso acontecer mas não é só isso o problema é muito pior nossa cidade esta precaria não temos ´medicos suficiente pra atender nossa população não temos escola dignas pras crianças estudarem e as ke poucas escola ke temos estão precarias o serviço publico está uma porcaria as ambulancias,os caminhões de lixo estão quebrados eu estive no hospital geral ha 2 semanas atras e fikei por lá umas 2 horas e meia e três ambulancias sairam de lá guinchadas estavam quebradase o nosso prefeito viajando pra cima e pra baixo parabens jorge costa pela porcaria que esta nossa cidade

21º

joyce

bom estudo nessa coisa que nen da pra chamar de escola há 2 anos e meio ,bom nunca teve esse poblema bom a gora tem que resolver os alunos naum podem ficar estudando nessa escola asim né; se cair caii com nóis juntos então eoo achu melhor sairmos dessa escola o mais rapido o pusivel é isso que eoo achu

20º

tatiane cruz dos santos

eu acho que os engenheiros deviam vim logo ver isso para que não cause mais problemas na estrutura da escola para que não prejudique os estudos, eu estudo nessa escola e sei que não esta facil por causa da interdição.

19º

ingrid

eu sou aluna dessa escola eu acho isso uma pouca vergonha para o governo esse problema vem deis de 2006 ja era para estar boa para receber nos alunos agora todos nos temos que ficar preocupados com a escola para não cair na nossa cabeça tem que arrumar logo por que o espaço esta pequeno para muitos alunos.

18º

jeferson

sou aluno desta escola,e já passou da hora do governo tomar providencias,porque na hora de pedir votos eles estão lá,mais na hora de fazer algo para nóss cidadão somem.

17º

vanessa pereira

nossa isso é uma pouca vergonha!! tem mais é ki reformar esta escola todinha di cima a baixo...

16º

erica larissa campos bernucio

queria que esses engenheiros viesse arumar a nossa escola para que nois podesse estudar direito e ter mais espaço oque será de nois a qui dessa comunidade se escola?

15º

alex

eu percebi q eles vai deixa cai com os alunos dentro pra poder fazer algoo

14º

paulo

essa escola deve ser interditada para fazer a reforma nimguem sabe se vaiii kaii aiii td mundo morre :(

13º

ana aparecida dias

o que esta ocorrendo ja vem acontecendo a 5 anos somente agora que estao tomando providencias, aproveitando que estamos num ano politico, de eleição a comunidade tem que se imobilisar nao somente nesse caso, tambem em relacao a tudo que acontece dentro e fora da escola Mãe de aluno

12º

thayna

Bom estudo na escola E.E JARDIM MONTESANO A TRÊS ANOS e numca aconteceu uma coisas dessas aondii foi contruido está escola era um poço alias uma mina, aondii muitas fámilias utilizaram por muitas e muitos anos. Boum me contaram kii a escola estava assim desde 2006.Mas começaram aparecer essas rachaduras nas constantes chuvas ke afetarâo todo estado de sp. más bem antes dos alunos voutarem a s aulas ,as pessoas já estavão cientes disso só ke fizerâo quetâo de continuar as aulas e falaram ki não iammos más prá outra escola pq a situaçâo nâo estava tâo critica más apenas uma pergunta? Eles vâo esperar o teto desabar nas nossas cabeças prá tomar auguma atitude? para melhorar isso? ...

11º

francielly cardoso

sou francielly da 6ªa, proviidencias devem ser tomadas o mais rápido possivel.Pelo motivo das rachaduras parte do prédio está interditado,e com isso causa grande desconforto para os alunos. Que ficam sem poder circular pela escola direito.fora que os alunos tem uma insegurança com medo de acontecer coisas graves por causa das rachaduras. espero que alguém tome uma atitude. estamos precisando.

10º

Rafaela de Paula

Eu Rafaela, estudo nessa escola, e estou com muito medo de continuar estudando nela. A minha mãe já tentou pedir a minha transferência, mas a escola se nega a fornecer a documentação. As autoridades precisam tomar providências.

vinicius

eu vinicius estou preucupado com a situaçÂo da escola jardim motezano que podese arrumar a escola rapidamente para nos estudar e usar a sala de informatica e o patio da escola vinicius paulo mirandA SILVA

Daniel Ferreira Da Silva

Eu Daniel também sou estudante do colégio Montesano e afirmo os comentários acima.Muitos dos alunos e professores entram ne escola com medo de desabar, pelo que foi visto esses problemas surgiram 1 ano depois que a escola foi construída, que nos leva a pensar que foi feita as pressas.Peço a colaboração dos moradores que nos ajude a levar esse problema aos responsáveis pelo colégio.

carla miranda da silva

eu carla aluna da escola jardim montesano estou a disposicao para ajudar a escola eu nao queria mudar de escola mais se precisar eu mudo a escola ta muito rachada tem muito perigo na escola nos estamos prelcupados espero que tejao tomando providencias para nos voltar a ter o espaço livre para todos nos.

yasmin

euu yasmin dos santos estou estudando nessa escola e não acho certo termos q estudar numa escola q esta prestes a caii acho q deveriamos ser transfiridos pq se caimos nâo vai cai so metade da escola e sim ela toda é um risco para todos nos .. e acho q o governador do estado de são paulo deveria tomar uma providencia .

matheus

Meu nome é matheus r. soares acho uma pouca vergonha isso q ta acontecendo na escola e.e.jardim montezano esse e o meu recado falo.............

Fábio Abranttes da Silva

Eu, Fábio Abranttes tenho 14 anos, e estudo no jardim montesano desde o ano de 2006, e eu já previa que algo iria acontecer nessa escola, como um comentário de uma mãe, Ellen afirma os problemas desde o início da construção da escola, e o mais incrivel é que além da construção da escola ser rápida, eles construiram ao lado de um "brejo" e em cima de uma "nascente de água" o poço, onde moradores iam com seus baldes vazios e saiam cheios de água limpa. mas o problema não foi resolvido totalmente, pois desde a inauguração, já era pra ter uma cobertura na quadra, só não teve por causa do brejo que estava sem tratamento de esgoto, e que atrapalhava muito. Depois de ums anos, resolveram fazer o encanamento do brejo, para finalizar construção da quadra e o encanamentode esgoto da escola para o brejo. Mas depois de um ano resolveram construir a cobertura, que foi iniciada no início do ano passado (2009). E desde as primeiras construções, que tampram o poço, (a nascente de água) que os moradores pararam de pergar água, mas acho que não pensaram direito, pois essa água é uma das causas da parte do piso do pátio ter afundado, pois a água deixa a terra umida e quanto mais passarem pessouas no pátio, mais vai afundando devido ao peso da pessoua e da estrutura de ferros, colunas e concreto que vai rachando cada vez mais. Os muros estão enclínados, as grades do pátio estão se entortando, a sala de informática "novinha e bem equipada" corre risco de cair, a rampa está solta, e quando passam pessouas nela, ela balança e está rachado, a escola só não caio ainda pois as colunas foram feitas com materiais de primeira mão, e os alunos estão apavorados, principalmente a sala do 1ºa e 6ºc (são a mesma sala) que fica em frente a sala de informática (ou seja, a que corre mais risco do que as outras). E toda vez que chove forte a água passa entre as rachaduras e aumentam o perigo de a estrutura cair, e se cair, a sala de informática cai também, pois fica bem em cima da parte do pátio que está funda. Eo tratamento de esgoto também não vai nada bem, pois quando chove forte a quadra fica toda alagada graças ao tratamendo de esgoto que é de uma beleza! E a escola só tem 7 anos de funcionamento. Ajude-nos... Pois sua Inteligêmcia pode ser a força da nossa salvação ! PS. para os pedreiros que fizeram a contrução da escola e outros envolvidos : A pressa é Inimiga da PERFEIÇÂO. E que guardem isso para o resto de suas vidas ! Faço questão de provar estas coisas caso duvidem !

Sandra Aragão

Esta situação para as mães de alunos do colégio é realmente assustadora! Espero que tomem precauções cabíveis e com extrema urgência, para que danos maiores não venha ocorrer. Os alunos de forma alguma devem ser prejudicados pelo ocorrido! Aguardo posição do andamento deste ocorrido. Ass. Mãe de Aluno

Tânia Ramos Ferreira

sou mae do aluno Vinicius Ramos da Silva 7°A, moradora do jd Motezano á 12 anos,estou á disposição de todos colaboradores da escola,caso precisem de baixo assinado ou tenha como ser ultil se ponho á disposição de todos(no caso a favor da escola). S mais. Atenciosamente, Tânia Ramos Ferreira R mongagua,115

cleber

Eu cleber Faustino e Bruna zaleski estudantes da escola jd Montesano estamos posibilitando para que os construtores veha ver o estrago que esta a vendo na nossa escola. Os alunos que estão estudando na escola estão com muito medo da escola cair e pedimos uma colaboração de todos para nós ajudar. porque o estado da escola esta muito crítico e isso vem des de 2006 mas só agora que vinheram perceber, pois agora que começou a rachar e cair um pedaço.

19/09/2017

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas...

16/09/2017

Escola do Legislativo abre curso de iniciação política para estudantes

Na última terça-feira, dia 12, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Taboão da Serra...

15/09/2017

Educação de Taboão levou literatura a praças e parques do município

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, em 26 de agosto, a...

13/09/2017

GM de Itapecerica da Serra forma 70 novos “Soldados Guardas Mirins”

No próximo dia 23 de setembro, a Guarda Mirim da Zona Sul de Itapecerica da Serra, irá realizar...

13/09/2017

Etec de Embu divulga Concurso Público e Processo Seletivo para Docentes

Etec (Escola Técnica Estadual) da Cidade de Embu das Artes anuncia Concurso Público e um...

12/09/2017

Taboão inicia inscrição para 64 vagas na educação de nível médio e superior

12/09/2017

Mais da metade dos adultos brasileiros não chegam ao ensino médio, diz OCDE

Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados...

01/09/2017

Senac Taboão da Serra oferece cursos e eventos na área de idiomas

Não é de hoje que especialistas em recursos humanos reforçam a importância do conhecimento em...

28/08/2017

Projeto leva aulas de inglês gratuitas a estudantes carentes em Itapecerica

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.