Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Seccional investiga PMs por acobertar execução

Por Edimon Teixeira | 23/04/2012

delegacia_seccional1

Arquivo Jornal na NetDelegado Seccional investiga ex-PM acusado de matar cozinheiro

“Vamos investigar se houve facilitação por parte dos PM's que atenderam a ocorrência. A história está torta”.  A declaração é do delegado seccional de Taboão da Serra, Maurício Guimarães Soares, que investiga o suposto envolvimento de policiais miliatres do 36º Batalhão de simular um latrocínio para ocultar a execução do cozinheiro Josué Lima dos Santos, 30 anos.

Josué foi morto, com dois tiros nas costas, na porta de um supermercado no bairro Jardim Salete, na manhã da última quinta feira (19/04), onde havia ido comprar pão. Testemunhas disseram que  houve discussão entre ele e o ex- Policial Militar, Antonio Santana Reis, 41 anos que fazia segurança do comércio, quando este disparou a arma.

A vítima foi atingida quando tentava subir na moto dele para ir embora, depois de afirmar que não queria confusão. Ao invés de ser socorrido pelo SAMU, o cozinheiro foi atendido por uma viatura da PM, que demorou cerca 40 minutos para chegar ao local. Josué não resistiu e morreu na mesa de cirurgia. Ele era casado e pai de duas meninas, de 2 e 6 anos.

O Boletim de Ocorrência do fato só foi registrado 8 horas depois, com uma outra versão para os acontecimentos apresentada por PM's do 36º Batalhão, no 1º DP de Taboão da Serra. No registro do crime consta que Josué foi baleado em uma tentativa de assalto e que o criminoso fugido sem levar nada, informação contestada por familiares.

“Fizeram de tudo para omitir as circunstâncias em que ele foi morto. Demoraram mais de 40 minutos para socorrê-lo porque não queriam que sobrevivesse para contar como tudo aconteceu”, desabafa Nilson Batista Moreira, irmão da vítima. Eles teriam dito ainda que Josué foi morto após tentar roubar um quilo de carne.

“Por que um pai de família, com emprego fixo e todas as contas pagas, faria isso? É fácil dizer que ele era bandido para justificar o erro da polícia”, questiona o irmão.O suspeito teve a prisão temporária decretada. A Corregedoria da Polícia Militar e o Comando da PM na Grande São Paulo acompanham as investigações.

Apropriação indébita

Reis trabalhava no 25º Batalhão, área de atuação próxima dos ex-colegas que atenderam a ocorrência. Ele foi expulso da Polícia Militar em 2008,  por apropriação indébita (crime com pena de 1 a 4 anos de prisão). Apesar de exonerado do cargo público, ele andava armado e costumava dizer, quando questionado sobre sua saída, que estava de "licença da corporação". 

adamastor

O Senhor GCM TEIXEIRA, me adimira muito vc um Homen da lei,que anda armado,VESTE FARDA,não se preocupou em ouvir a outra versão da historia,o ladrao que morreu,lutou com o dono do mercado dia e lutou com o ex pm tentando pegar sua arma,e se fosse você o que vc faria?

Marco Aurélio Cabral

É o texto já diz tudo,ex-policial militar,si ele foi de fato exonerado do cargo por mal conduta já era ja não podia si esperar boa coisa vinda de uma pessoa como esta,si é que podemos classificar o mesmo como pessoa,vale agora processar o ESTADO e pedir por justiça,já que o então CIDADÃO MORTO,não ira mais voltar ao seio da família!!!!!!!!

Cidadão indignado

A PM fez um favor à sociedade tirando esta escória da corporação, no entanto, o devolveu ao convívio de pessoas honestas, o pior, armado.O EX-PM já tem advogado e pelo jeito estava no local do crime. Coitado do repórter. Agora a culpa é dele. O colega de farda do executor só esqueceu de mencionar o porque de ele ter sido EXPULSO da corporação. Despreparo total.Sou funcionário público em São Paulo e conheço os trâmites (burocráticos) para se mandar um servidor embora. Não se manda por um acaso. Vai saber se a suposta carne não foi parar dentro do capacete colocada pelo assassino. A tentativa de "arredondar" saiu quadrada. Fico imaginando quantas mortes não passaram batidas com ações de bandidos fardados... Como cidadão honesto que sou, e que por um acaso, pago os salários destes indivíduos, espero que se faça JUSTIÇA. A imprensa está certa. Tem mais é que divulgar as ações destes criminosos que se escondem atrás de um uniforme e se dizem representantes da Lei.

Gomes

Se essë insegurança foi EXPULSO da polícia é porque boa coisa não era.

FABIO

então mais uma vez postando sem antes lembrar q a nossa gloriosa tem um sistema chamado COPOM q só registra e grava converça de nada mais nada menos de 20 anos kkkkkkkk e tem uma coisa chamanda RSM (relatorio de serviço motorizado) e tbm fica registrado tudo ai meus compenheiros guardem tudo oq estão falando e também aquilo que estão postando e ficaram ricos danos morais tambem é crime " SÓ QUEM É SABE COMO É OU SEJA NUNCA SERÃO!!!" LEALDADE E CONSTANCIA E SOB A PROTEÇÃO DE DEUS.

walter

que absurdo estamos bem de pm,essa guarniçao que deveria ter socorrido imediatamente a vitima foi acobertar o comparsa,mais um ato de maus profissionais na rua,puniçoes pra eles.

Antonio Pereira

A PM de SP precisa urgente mudar a forma de contratação dos candidatos que tentam ingressar na corporação. O que tem de marginal vestindo farda não é brincadeira, detalhe, mas que histórinha mais fajuta de roubar 01 kilo de carne... poderiam ter inventado aquela tradicional que dizem ¨o suspeito levou a mão a cintura e pensamos que fosse sacar uma arma¨ ou aquela de colocar uma arma na mão do ¨meliante¨ após balearem o mesmo. É preciso punição rigorosa e cadeia aos envolvidos.

adamastor

parabens pela reportagem,ou melhor,por ter copiado e colado,a noticia do Diario sp,prq que antes de publicar qualquer noticia,vc edimon Teixeira,não foi ao mercado dia pedir informações,parabens ,mais uma vez,vc tem futuro como reporter,vc vai longe. 1-de fato o ex PM matou o individuo ,certo. 2-o morto que tem filhos e trabalho,estava la pra roubar,e foi isto que msm tentou,ao ser indagado ja fora do mercado,prq carregava a carne dentro do capacete,e msm desconversou e partiu para vias de fato com o dono do mercado,certo. 3-1 tiro para apartar a briga,o individuo não se deu por satisfeito e partiu para cima do segurança,que creio que em legitima defesa,atirou. e agora oque vc faria...deixaria ele tomar sua arma e atirar em vc...ou se defenderia ... quem se defendeu tbm é pai de familia e tem 3 filhos.....ele poderia não ter atirado....o morto poderia não ter tentado roubar...ou....partir pra cima.....digão algo...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

24/04/2017

Lar da Criança Feliz promove Festa das Nações para arrecadar fundos

Fundada em 1959, o Lar da Criança Feliz, foi fundado por um grupo de profissionais liberais e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.