Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Taxista denuncia venda ilegal de alvarás em Itapecerica

Por Edimon Teixeira | 22/04/2012

taxistas

Karen SantiagoTaxitas contaram que já esperavam que irregularidade viesse à tona

Um motorista de taxi de Itapecerica da Serra, que não teve a identidade revelada, denunciou esquema de venda de alvarás para quem quer trabalhar como taxista na cidade. A atividade é considerada ilegal, mas ele afirma que é do conhecimento do secretário de Turismo do município, dono do escritório de despachante por onde passaria a papelada, cujo local a esposa dele é a atendente.

"Você procura pelo Jonas (Santana Borges) e vai comprar um alvará de Itapecerica da Serra. Você vai gastar R$ 8 mil para poder trabalhar, para atender corrida dentro de São Paulo pela Delta Rádio Taxi. Você vai pagar mais R$ 17 mil do alvará", explica o denunciante. Em São Paulo, a empresa está localizada na Rua Pereira Estéfano, 356 - Saúde.

Os valores, acrescidos de outras quantias menores seriam para o pagamento de despachantes e de endereços falsos para comprovar residência em Itapecerica da Serra. As prefeituras são as responsáveis por expedir as autorizações para os taxistas trabalharem, que por sua vez, só podem atuar no município autorizado, sob pena de perder o alvará.

De acordo com Carlos Maximiliano, secretário de Transportes, a cidade conta hoje com cerca de 500 carros com o alvará, e diz que não há irregularidades registradas com taxistas. "Se ‘tá se tendo’ um novo comportamento, um comportamento desonesto em função da aquisição desses táxis, a secretaria desconhece", assegurou.

O diretor da Delta em São Paulo, Jesuel Roberto nega a ligação da empresa com Jonas Santana, flagrado com câmera escondida dando detalhes dos procedimentos. " Ele não é funcionário, não é associado, não é nada", disse. No entanto, nas gravações, Jonas diz estar há nove anos na empresa, ocupar o cargo de diretor e que por isso não se exporia.

Segundo dados do portal da empresa, apurados pelo Jornal na Net, a Delta Rádio Táxi tem convênio com 90 cidades do Brasil, em 23 estados do país mais Distrito Federal (DF). No que diz respeito à Taboão da Serra, esta atende pelas empresas Alpha Rádio Táxi e a Táxi Rápido. Curiosamente a cidade de Itapecerica da Serra não consta na relação.

Em entrevista concedida ao Jornal na Net, os taxistas do município alegaram que sempre ouvem falar sobre essa irregularidade e por este motivo já estavam esperando que tudo viesse à tona.

“Desde o antigo secretário ‘uma chuva de alvarás’ foram liberados e o número de taxistas aumentou para 500. Acredito que esse aumento foi motivado pelo ano eleitoral. Na corrida pelos votos”, opinaram em forma de anonimato.

João Pereira, atual assessor de gabinete e ex-secretário de transporte, afirmou que não nada de ilegal nesse aumento expressivo de taxistas, uma vez, que o município, de acordo com a Lei Municipal, veja aqui criada por ele, dispõe de um taxista para cada 400 pessoas.

“Atualmente a cidade conta com cerca de 150 mil habitantes e por este motivo aumentamos para 500 taxistas”, observa.

Carlao

Gilson, abbsurdo é voce achar que porque paga os impostos, coisa que todos devem fazer e fazemos te dá o direieto de mudar a lei e regras e ser dono do que nao é seu. Taxi é um serviço público e vc um possuidor da concessao de prestar esse serviço. Só isso. O seu absurdo é tão absurdo que seria o mesmo que pensar que as empresas de onibus tem o direito sobre o sistema publico de transporte com onibus pq pagam os impostos. É sua obrigacao pagar os impostos sobre o oq ue voce ganha e sua obrigacao pagar a contribuicao para o INSS afim de aposentar se. NAO É SEU DIREITO VENDER O QUE NAO TE CUSTOU NADA. Entendeu? esperatao...

gilson

o absurdo é um taxista que quer entrar no mercado agora e acha que nao deveria transferir o alvara ,e simplismente quando nao quer trabalhar mais na praça é so devolver e pronto, agora eu pergunto e os 30 anos dedicado do taxista que recolheu seus imopostos e taxa para a prefeitura e o governo federal como fica. um ponto de vista imaginem os 32000 mil txista ficando com 70 anos e não trabalhando mais na praça e não devolvendo o alvara e sim se beneficiando dos beneficios do ipva e na compra do carro novo até morrer como seria sao paulo sem taxi boa noite

Antônio Tenório de Almeida Filho

eu acho um absurdo o mundo de taxista em são paulo e outros municipios da grande são paulo,como osasco etc.eu quero trabalhar como taxista porém não consigo um alvará(concessão das prefeituras)se tenho que comprar esta no mercado negro que as prefeituras fazem de contas que não sabem da existencia e fazem normalmente a transferencia da concessão que é de propriedade das prefeituras e fora vendidas por um valor abusivo chegando em são paulo a passar de 130 mil reais.como pode a pessoa vender aquilo que se chama concessão da prefeitura?só no Brasil para acontecer isso.

Antonio

Esse negócio de venda de Alvará de Taxi é muito antigo em São Paulo por sua vez chegam a cobrar o equivalenta a 100.000,00 cem mil reais e piór quem quer trabalhar como Pré posto ou segundo motorista tem que desembolçar o equivalente a 5.000,00 cinco mil reais de luva mais 1.500,00 mil e quinhentos reais mensais e ainda ter que financiar carros caindo os pedaços por preço esorbitantes... Esse mundo de taxi é um mundo de mentiras todos são coniventes com essa situaçõao.. Para acabar com esse comércio acho que deveria acabar com o segundo motorista assim o individuo que não quisesse mais trabalhar de taxi devolveria para a`Prefeitura e essa por sua vez distribuiria para outros candidatos, não da forma que atualmente é feito...

nivaldo

Sou taxista da cidade de São Paulo, trabalho numa associação a qual o presidente da Delta Rádio Táxi trabalhou como associado,e, segundo os antigos associados esse "Roberto" nunca foi flor que se cheirasse. Nós taxistas de São Paulo sabemos o quando é difícil nossa labuta, e vem esse fulano metido a empresário fazer essa pilantragem com a categoria paulistana. É notório que a empresa Delta esta colocando táxi de outro município para trabalhar na cidade, como eu já vi os taxistas de Itapecerica da Serra puxando fila em polos empresarias, tais como:Vivo,localizada na avenida Roque Petroni Jr.; TWC na Nações Unidas, entre outros. Na minha opinião, falta rigor na fiscalização do Departamento de Transporte Público (DTP) órgão fiscalizador do transporte público de Saõ Paulo. Eles(DPT), deveriam recolher todos os táxis de Itapecerica com o logotipo da Delta que estejam trabalhando no município, e cancelar o T.C da Empresa fanfarrona Delta.É isso...

Adriano

Só assim ficamos conhecidos,através de denúncias e falcatruas.

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

25/05/2017

Taboão inaugura Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quinta-feira, 25, foi marcado em Taboão da Serra, pela...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

18/05/2017

Licenciamento: maio é o mês dos veículos com placa final 2

Quem tem veículo com placa final 2 fique atento: maio é o mês do licenciamento obrigatório. Caso...

17/05/2017

 Usuários do transporte público criticam má qualidade de ponto de ônibus na BR

Há pouco mais de uma semana Autopista Régis Bittencourt atendeu uma reivindicação antiga dos...

17/05/2017

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e...

11/05/2017

Comissão de Transporte da Câmara de Taboão aprofunda debate municipalização

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública nesta...

10/05/2017

Cartão BOM deixará de ser obrigatório nos terminais a partir do dia 12

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou nesta terça-feira, 9, que a...

10/05/2017

Moradores reclamam da falta de iluminação no terminal do Jardim Vazame

A mais de um mês os moradores do Jardim Vazame reclamam da falta de iluminação no terminal de...

09/05/2017

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.