Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Taxista denuncia venda ilegal de alvarás em Itapecerica

Por Edimon Teixeira | 22/04/2012

taxistas

Karen SantiagoTaxitas contaram que já esperavam que irregularidade viesse à tona

Um motorista de taxi de Itapecerica da Serra, que não teve a identidade revelada, denunciou esquema de venda de alvarás para quem quer trabalhar como taxista na cidade. A atividade é considerada ilegal, mas ele afirma que é do conhecimento do secretário de Turismo do município, dono do escritório de despachante por onde passaria a papelada, cujo local a esposa dele é a atendente.

"Você procura pelo Jonas (Santana Borges) e vai comprar um alvará de Itapecerica da Serra. Você vai gastar R$ 8 mil para poder trabalhar, para atender corrida dentro de São Paulo pela Delta Rádio Taxi. Você vai pagar mais R$ 17 mil do alvará", explica o denunciante. Em São Paulo, a empresa está localizada na Rua Pereira Estéfano, 356 - Saúde.

Os valores, acrescidos de outras quantias menores seriam para o pagamento de despachantes e de endereços falsos para comprovar residência em Itapecerica da Serra. As prefeituras são as responsáveis por expedir as autorizações para os taxistas trabalharem, que por sua vez, só podem atuar no município autorizado, sob pena de perder o alvará.

De acordo com Carlos Maximiliano, secretário de Transportes, a cidade conta hoje com cerca de 500 carros com o alvará, e diz que não há irregularidades registradas com taxistas. "Se ‘tá se tendo’ um novo comportamento, um comportamento desonesto em função da aquisição desses táxis, a secretaria desconhece", assegurou.

O diretor da Delta em São Paulo, Jesuel Roberto nega a ligação da empresa com Jonas Santana, flagrado com câmera escondida dando detalhes dos procedimentos. " Ele não é funcionário, não é associado, não é nada", disse. No entanto, nas gravações, Jonas diz estar há nove anos na empresa, ocupar o cargo de diretor e que por isso não se exporia.

Segundo dados do portal da empresa, apurados pelo Jornal na Net, a Delta Rádio Táxi tem convênio com 90 cidades do Brasil, em 23 estados do país mais Distrito Federal (DF). No que diz respeito à Taboão da Serra, esta atende pelas empresas Alpha Rádio Táxi e a Táxi Rápido. Curiosamente a cidade de Itapecerica da Serra não consta na relação.

Em entrevista concedida ao Jornal na Net, os taxistas do município alegaram que sempre ouvem falar sobre essa irregularidade e por este motivo já estavam esperando que tudo viesse à tona.

“Desde o antigo secretário ‘uma chuva de alvarás’ foram liberados e o número de taxistas aumentou para 500. Acredito que esse aumento foi motivado pelo ano eleitoral. Na corrida pelos votos”, opinaram em forma de anonimato.

João Pereira, atual assessor de gabinete e ex-secretário de transporte, afirmou que não nada de ilegal nesse aumento expressivo de taxistas, uma vez, que o município, de acordo com a Lei Municipal, veja aqui criada por ele, dispõe de um taxista para cada 400 pessoas.

“Atualmente a cidade conta com cerca de 150 mil habitantes e por este motivo aumentamos para 500 taxistas”, observa.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.