Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

IBAMA cobra explicações sobre Plano Diretor de Embu

Por Edimon Teixeira | 20/04/2012

ibama1

DivulgaçãoIbama quer esclarecimentos referente ao Plano Diretor de Embu das Artes

Menos de 24 horas horas após aprovação quase que unânime do Plano Diretor de Embu das Artes (veja aqui), a polêmica envolvendo a decisão alcança agora a esfera federal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer esclarecimentos.

Murilo Reple Penteado Rocha, superintendente do orgão acaba de enviar ao prefeito Chico Brito (PT) e ao Presidente da Câmara do município, Silvino Bonfim de Oliveira Filho, o Ofício 0279/2012, sobre o Projeto de Lei nº 05/2012 e " solicita esclarecimentos sobre possíveis impactos no bioma da Mata Atlântica".  

Rocha aponta a incompatibilidade do projeto com a Area de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde e questiona. “A proposta da zona de corredor industrial leva em conta limitações de uso e ocupação de solo impostas pela Lei da Mata Atlântica e pelo Código Florestal? Se sim, como foram consideradas essas  limitações?”.

O documento que o Jornal na Net teve acesso  é uma resposta ao Ofício 038/2012, enviado por  Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae).Ele alega que o projeto do Plano Diretor foi alterado nas últimas reuniões e que o "corredor industrial" só apareceu nos últimos mapas apresentados.

Outro ponto do ofício refere-se a um laudo emitido pelo Instituto Florestal (IF) sobre a área. Este aponta que a construção de empreendimentos industriais e comerciais podem comprometer as nascentes e córregos que cortam a área. O documento relata a existência de cerca de 202 espécies de vegetação nativa, sete delas em risco de extinção.

Datado de 18 de abril, quando projeto foi voatado, o documento é composto de três páginas, dividido em cinco tópicos principais. No quarto ítem, o superintendente pede, "dentro do possível, que os esclarecimentos sejam prestados antes da votação ou, ao menos, antes da sanção do Projeto de Lei nº 05/2012".

Paulo Soares

Isto é inaceitável! Não se pode comprometer o que ainda resta da natureza em nossa cidade, assim como em todo o mundo. É preciso preservar nossos tesouros verdadeiros. Não se justifica implantar meios de arrecadação de dinheiro urgente com o pretesto de criar empregos e investir em saúde e educação; porque com a perda dos recursos naturais o Embu das Artes vai perder muito mais dinheiro a longo prazo e vai prejudicar ainda mais a saúde com poluição. Quanto aos empregos sempre se pode investir em outros seguimentos como a arte, já que Embu se identifica como terra das Artes. E também a maioria das pessoas que mora em Embu das Artes trabalha ou fora da cidade ou é artista ou é autônomo. Esses argumentos do prefeito são no mínimo inconsistentes.

Djane

Eu sou a favor da mata, pois oque esta preste a acontecer é: Vão derrubar a mata , construir tais empresas, e vai aparecer no jonal Embu das Artes tem 2 mil vagas de emprego mais não tem mão qualificada...Mais é claro que não tem; Em vez de investir dinheiro na educação que hoje é uma vergonha fica enventando coisa, e enventando tais coisas só porque é época de eleição, a prefeitura de Embu das Artes não valoriza a mão de obra dos moradores o piso salarial das empresas ja essistente na região só muito baixo... Se nos somos obrigados a votar, nos deveriamos ser obrigado a lutar por aquilo que achamos que é melhor para nois, para o nosso municipio, os maradores não fazem nada parece que tem medo de expressar suas opiniões... Temos que lutar por aquilo que queremos e não pelo o que o presidente e o prefeito quer...

Vinícius Nardi

Correto o Ibama. Todos os municípios tem que cumprir as Leis Federais. Porém, na cidade de São Paulo continuam aprovando empreendimentos em APPs (áreas de preservação permanente) de nascentes, rios, lagos, topos de morro, declividades, etc. E pior, continuam despejando esgoto sem tratamento nos rios Tietê e Pinheiros matando toda a fauna destes rios. Estes fatos são notórios e de conhecimento de todos, portanto obviamente todas as autoridades sabem disto, inclusive o MP e o Ibama. Onde estão o MP e o Ibama que ficam omissos diante dos enormes crimes ambientais que estão sendo perpetrados na cidade de São Paulo?

Renata

Pobre Embu Ontem o canto da Saracura Hoje a sirene da viatura ...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

25/04/2017

Embu das Artes terá palestra gratuita sobre conservação de animais silvestres

No próximo dia 29 de abril, o município Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo,...

05/04/2017

Tratamento de esgoto com plantas é alternativa para evitar poluição dos rios

As informações são da palestra “Introdução ao Saneamento Ecológico”, ministrada por Rodolfo...

05/04/2017

Carreta da Sabesp proporciona conhecimento, conscientização e diversão á Itapece

Uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra com a Sabesp trouxe para a cidade a Exposição...

30/03/2017

Cooperzagati recebe antigas TVs de tubo até 5 de abril em Taboão

O desligamento do sinal analógico de televisão em São Paulo nesta quarta-feira, 29 de março, fez...

29/03/2017

Administração Jorge Costa reforça Coleta Seletiva em Itapecerica

Dar uma destinação ao lixo produzido no diaadia é um dos grandes desafios dos municípios na...

28/03/2017

Carreta Somos Água estará aberta à visitação gratuita em Embu-Guaçu

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29) em Embu-Guaçu. Já nos dias 30 e 31, a carreta estará em...

27/05/2017

Prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice inauguram abrigo municipal

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira,...

27/05/2017

Atividades marcaram o Dia da Luta Antimanicomial em Taboão da Serra

Durante todo o mês de maio uma equipe de saúde mental da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra...

27/05/2017

Alunas da Escola de Moda, Beleza e Estética participam de workshop na Mart’bel

55 alunas do curso de Cabeleireiro da Escola Municipal de Moda, Beleza e Estética de Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.