Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

IBAMA cobra explicações sobre Plano Diretor de Embu

Por Edimon Teixeira | 20/04/2012

ibama1

DivulgaçãoIbama quer esclarecimentos referente ao Plano Diretor de Embu das Artes

Menos de 24 horas horas após aprovação quase que unânime do Plano Diretor de Embu das Artes (veja aqui), a polêmica envolvendo a decisão alcança agora a esfera federal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer esclarecimentos.

Murilo Reple Penteado Rocha, superintendente do orgão acaba de enviar ao prefeito Chico Brito (PT) e ao Presidente da Câmara do município, Silvino Bonfim de Oliveira Filho, o Ofício 0279/2012, sobre o Projeto de Lei nº 05/2012 e " solicita esclarecimentos sobre possíveis impactos no bioma da Mata Atlântica".  

Rocha aponta a incompatibilidade do projeto com a Area de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde e questiona. “A proposta da zona de corredor industrial leva em conta limitações de uso e ocupação de solo impostas pela Lei da Mata Atlântica e pelo Código Florestal? Se sim, como foram consideradas essas  limitações?”.

O documento que o Jornal na Net teve acesso  é uma resposta ao Ofício 038/2012, enviado por  Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae).Ele alega que o projeto do Plano Diretor foi alterado nas últimas reuniões e que o "corredor industrial" só apareceu nos últimos mapas apresentados.

Outro ponto do ofício refere-se a um laudo emitido pelo Instituto Florestal (IF) sobre a área. Este aponta que a construção de empreendimentos industriais e comerciais podem comprometer as nascentes e córregos que cortam a área. O documento relata a existência de cerca de 202 espécies de vegetação nativa, sete delas em risco de extinção.

Datado de 18 de abril, quando projeto foi voatado, o documento é composto de três páginas, dividido em cinco tópicos principais. No quarto ítem, o superintendente pede, "dentro do possível, que os esclarecimentos sejam prestados antes da votação ou, ao menos, antes da sanção do Projeto de Lei nº 05/2012".

Paulo Soares

Isto é inaceitável! Não se pode comprometer o que ainda resta da natureza em nossa cidade, assim como em todo o mundo. É preciso preservar nossos tesouros verdadeiros. Não se justifica implantar meios de arrecadação de dinheiro urgente com o pretesto de criar empregos e investir em saúde e educação; porque com a perda dos recursos naturais o Embu das Artes vai perder muito mais dinheiro a longo prazo e vai prejudicar ainda mais a saúde com poluição. Quanto aos empregos sempre se pode investir em outros seguimentos como a arte, já que Embu se identifica como terra das Artes. E também a maioria das pessoas que mora em Embu das Artes trabalha ou fora da cidade ou é artista ou é autônomo. Esses argumentos do prefeito são no mínimo inconsistentes.

Djane

Eu sou a favor da mata, pois oque esta preste a acontecer é: Vão derrubar a mata , construir tais empresas, e vai aparecer no jonal Embu das Artes tem 2 mil vagas de emprego mais não tem mão qualificada...Mais é claro que não tem; Em vez de investir dinheiro na educação que hoje é uma vergonha fica enventando coisa, e enventando tais coisas só porque é época de eleição, a prefeitura de Embu das Artes não valoriza a mão de obra dos moradores o piso salarial das empresas ja essistente na região só muito baixo... Se nos somos obrigados a votar, nos deveriamos ser obrigado a lutar por aquilo que achamos que é melhor para nois, para o nosso municipio, os maradores não fazem nada parece que tem medo de expressar suas opiniões... Temos que lutar por aquilo que queremos e não pelo o que o presidente e o prefeito quer...

Vinícius Nardi

Correto o Ibama. Todos os municípios tem que cumprir as Leis Federais. Porém, na cidade de São Paulo continuam aprovando empreendimentos em APPs (áreas de preservação permanente) de nascentes, rios, lagos, topos de morro, declividades, etc. E pior, continuam despejando esgoto sem tratamento nos rios Tietê e Pinheiros matando toda a fauna destes rios. Estes fatos são notórios e de conhecimento de todos, portanto obviamente todas as autoridades sabem disto, inclusive o MP e o Ibama. Onde estão o MP e o Ibama que ficam omissos diante dos enormes crimes ambientais que estão sendo perpetrados na cidade de São Paulo?

Renata

Pobre Embu Ontem o canto da Saracura Hoje a sirene da viatura ...

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

02/08/2017

Humanidade aumenta degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

O ser humano está exaurindo os recursos naturais do planeta Terra em uma velocidade superior ao...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.