Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

IBAMA cobra explicações sobre Plano Diretor de Embu

Por Edimon Teixeira | 20/04/2012

ibama1

DivulgaçãoIbama quer esclarecimentos referente ao Plano Diretor de Embu das Artes

Menos de 24 horas horas após aprovação quase que unânime do Plano Diretor de Embu das Artes (veja aqui), a polêmica envolvendo a decisão alcança agora a esfera federal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer esclarecimentos.

Murilo Reple Penteado Rocha, superintendente do orgão acaba de enviar ao prefeito Chico Brito (PT) e ao Presidente da Câmara do município, Silvino Bonfim de Oliveira Filho, o Ofício 0279/2012, sobre o Projeto de Lei nº 05/2012 e " solicita esclarecimentos sobre possíveis impactos no bioma da Mata Atlântica".  

Rocha aponta a incompatibilidade do projeto com a Area de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde e questiona. “A proposta da zona de corredor industrial leva em conta limitações de uso e ocupação de solo impostas pela Lei da Mata Atlântica e pelo Código Florestal? Se sim, como foram consideradas essas  limitações?”.

O documento que o Jornal na Net teve acesso  é uma resposta ao Ofício 038/2012, enviado por  Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (Seae).Ele alega que o projeto do Plano Diretor foi alterado nas últimas reuniões e que o "corredor industrial" só apareceu nos últimos mapas apresentados.

Outro ponto do ofício refere-se a um laudo emitido pelo Instituto Florestal (IF) sobre a área. Este aponta que a construção de empreendimentos industriais e comerciais podem comprometer as nascentes e córregos que cortam a área. O documento relata a existência de cerca de 202 espécies de vegetação nativa, sete delas em risco de extinção.

Datado de 18 de abril, quando projeto foi voatado, o documento é composto de três páginas, dividido em cinco tópicos principais. No quarto ítem, o superintendente pede, "dentro do possível, que os esclarecimentos sejam prestados antes da votação ou, ao menos, antes da sanção do Projeto de Lei nº 05/2012".

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.