8ª Caminhada Para Uma Vida Melhor de Taboão acontece no sábado, 21 de abril

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/04/2012

Organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceira com as Secretarias de Saúde, Transportes e Segurança, a caminhada terá concentração às 7h deste sábado, 21, no Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva e vai passar por diversas ruas da cidade até chegar à Praça Luiz Gonzaga, no Pirajussara.

Antes da largada, no ginásio, serão distribuídos gratuitamente bexigas, apitos e dois mil Kits Caminhada contendo uma camiseta, dois copos de água, duas bananas e uma barrinha de cereal. Também no local, professores de educação física vão preparar os participantes para os quatro quilômetros de caminhada com dez minutos de alongamento e exercício de aquecimento, e no final da atividade mais dez minutos de alongamento.

A Secretaria de Esportes mobilizou 200 funcionários, maioria professores de educação física, para orientar os participantes. As faculdades Anhanguera e Ítalo Brasileiro também vão colaborar com cerca de 50 estudantes que vão atuar como monitores. Em todo o trajeto a Guarda Civil Metropolitana vai garantir a segurança dos caminhantes com apoio tático, enquanto um carro de som embala o passeio com músicas animadas e mensagens de incentivo ao esporte.

A Secretaria de Saúde colabora com duas ambulâncias do SAMU e com equipe médica, preparada para qualquer ocorrência durante todo o percurso. A organização da Caminhada vai distribuir copos de água em vários pontos do evento para evitar desidratação. Serão instalados 16 banheiros químicos na Praça Luiz Gonzaga, sendo 10 femininos, quatro masculinos e dois para portadores de necessidades especiais.  

Para evitar transtornos aos moradores e dar mais segurança aos participantes do evento, a Secretaria de Transportes vai enviar batedores com motocicletas para acompanhar o evento e fechar apenas meia rua de acordo com a evolução da caminhada. Das 7h até o final da caminhada serão interditadas as seguintes vias: Rua José Francisco dos Santos, Rua Rafael de Marco, Rua Patrícia L. Souza, Rua Marcelo M. Cordeiro, Rua Frederico Correa, Avenida Laurita Ortega Mari, Estrada Benedito Cesário Oliveira e Avenida Kizaemon Takeuti.


Segundo o professor Maurício dos Santos, coordenador da Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra e também coordenador do Programa Agita São Paulo, indicado pela Organização Mundial de Saúde como modelo no combate ao sedentarismo no mundo caminhar é uma atividade democrática, excelente para socialização e que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade. A OMS orienta caminhar ao menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana para diminui ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular e câncer de intestino.

Além disso, a prática deste esporte reduz níveis de colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumenta o bom (HDL), auxilia no tratamento de diabetes e libera endorfina que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem estar. O coordenador lembra os cuidados aos que vão participar da caminhada. “É importante o uso de tênis e roupas confortáveis, bonés e protetor solar, e de levar uma garrafinha (squeeze) para acondicionar a água durante o trajeto”, finaliza.

A Prefeitura de Taboão da Serra oferece gratuitamente em 40 núcleos, 21 modalidades esportivas para todas as idades. Quem se interessar deve entrar em contato no telefone 4788.5880 ou se informar nos núcleos esportivos.

Serviço:
Ginásio de esportes Ayrton Senna da Silva
Concentração 7h
Rua José Francisco dos Santos, 120 – Jd Helena
Informações 4788-3476

Por Adriana Alkmim

Comentários