Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Deficientes pedem volta de transporte em Taboão

Por Sandra Pereira | 18/04/2012

asadadada

Sandra PereiraServiço de transporte adaptado foi suspenso em maio e ainda não retornou

Portadores de necessidades especiais de Taboão da Serra acompanhados de seus familiares e responsáveis foram à Câmara Municipal pedir a intervenção dos vereadores junto à EMTU para garantir a volta do transporte adaptado suspenso desde o mês de março. A justificativa dada pela EMTU para a suspensão do serviço foi à necessidade de adequação dos veículos para garantir a segurança no transporte das crianças e jovens atendidos pelo serviço.

Pais e responsáveis contam que a suspensão deveria durar em torno de 10 dias, mas já ocorre há quase um mês, período em que vários estudantes estão impedidos de frequentar as salas de aulas e até mesmo de realizar os tratamentos de saúde de que necessitam.

Com o plenário lotado os vereadores fizeram a lição de casa e, discursaram amplamente em defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Eles aprovaram um requerimento cobrando da EMTU a retomada do serviço. Vários deles criticaram a inércia do governo estadual em relação ao tema.

“Conheço vários pais de portadores de deficiência. Todos estão preocupados com a demora no retorno do serviço. Chegaram a oferecer um transporte emergencial, mas nem todos estão sendo atendidos”, salientou Edson Helfstein, integrante da paróquia São João Batista que levou o assunto ao conhecimento dos vereadores por meio da tribuna popular.

Cadeirante, a jovem Larissa Vitória, 16 anos, está ansiosa para estudar, mas desde o começo do ano não conseguiu vaga no transporte adaptado. Ela estava na câmara junto com a mãe e as irmãs. Na última segunda-feira a menina conseguiu ir à escola pela primeira vez no ano e não escondia a satisfação. Mesmo com dificuldade de falar ela conseguiu expressar o desejo de frequentar as aulas regularmente.

“Quero ir todo dia pra escola”, declarou.

A mãe dela, Sônia Maria Brito, contou ao Jornal na Net que só conseguiu incluir a filha no transporte emergencial depois de ameaçar procurar o Ministério Público. Agora ela luta junto com outros pais para assegurar a volta do serviço em definitivo e com a qualidade que as crianças e jovens atendidos merece.

Na primeira parte da sessão, Rosinete Menezes, do Conselho Municipal do Negro, Comnegro, questionou o fato do prefeito Evilásio Farias ainda não ter sancionado o projeto aprovado pela câmara que altera alguns artigos da lei que criou o Comnegro na cidade. O presidente da câmara, José Macário, declarou que se o prefeito não sancionar a lei vai fazê-lo.

A sessão desta terça-feira foi tranquila e para a surpresa dos presentes acabou às 22 horas. Os vereadores também sinalizaram que pretendem ampliar a mobilização a fim de assegurar a construção de um retorno na Régis Bittencourt na altura do KM 276, em Taboão da Serra. A OHL prevê a construção do retorno na altura do KM 277,7. O projeto já está em fase de aprovação pela ANTT.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.