Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Deficientes pedem volta de transporte em Taboão

Por Sandra Pereira | 18/04/2012

asadadada

Sandra PereiraServiço de transporte adaptado foi suspenso em maio e ainda não retornou

Portadores de necessidades especiais de Taboão da Serra acompanhados de seus familiares e responsáveis foram à Câmara Municipal pedir a intervenção dos vereadores junto à EMTU para garantir a volta do transporte adaptado suspenso desde o mês de março. A justificativa dada pela EMTU para a suspensão do serviço foi à necessidade de adequação dos veículos para garantir a segurança no transporte das crianças e jovens atendidos pelo serviço.

Pais e responsáveis contam que a suspensão deveria durar em torno de 10 dias, mas já ocorre há quase um mês, período em que vários estudantes estão impedidos de frequentar as salas de aulas e até mesmo de realizar os tratamentos de saúde de que necessitam.

Com o plenário lotado os vereadores fizeram a lição de casa e, discursaram amplamente em defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Eles aprovaram um requerimento cobrando da EMTU a retomada do serviço. Vários deles criticaram a inércia do governo estadual em relação ao tema.

“Conheço vários pais de portadores de deficiência. Todos estão preocupados com a demora no retorno do serviço. Chegaram a oferecer um transporte emergencial, mas nem todos estão sendo atendidos”, salientou Edson Helfstein, integrante da paróquia São João Batista que levou o assunto ao conhecimento dos vereadores por meio da tribuna popular.

Cadeirante, a jovem Larissa Vitória, 16 anos, está ansiosa para estudar, mas desde o começo do ano não conseguiu vaga no transporte adaptado. Ela estava na câmara junto com a mãe e as irmãs. Na última segunda-feira a menina conseguiu ir à escola pela primeira vez no ano e não escondia a satisfação. Mesmo com dificuldade de falar ela conseguiu expressar o desejo de frequentar as aulas regularmente.

“Quero ir todo dia pra escola”, declarou.

A mãe dela, Sônia Maria Brito, contou ao Jornal na Net que só conseguiu incluir a filha no transporte emergencial depois de ameaçar procurar o Ministério Público. Agora ela luta junto com outros pais para assegurar a volta do serviço em definitivo e com a qualidade que as crianças e jovens atendidos merece.

Na primeira parte da sessão, Rosinete Menezes, do Conselho Municipal do Negro, Comnegro, questionou o fato do prefeito Evilásio Farias ainda não ter sancionado o projeto aprovado pela câmara que altera alguns artigos da lei que criou o Comnegro na cidade. O presidente da câmara, José Macário, declarou que se o prefeito não sancionar a lei vai fazê-lo.

A sessão desta terça-feira foi tranquila e para a surpresa dos presentes acabou às 22 horas. Os vereadores também sinalizaram que pretendem ampliar a mobilização a fim de assegurar a construção de um retorno na Régis Bittencourt na altura do KM 276, em Taboão da Serra. A OHL prevê a construção do retorno na altura do KM 277,7. O projeto já está em fase de aprovação pela ANTT.

SERGIO NICCHIO MOREIRA

O direito de ir e vir é para todos, esta na constituição! não precisaria nem cobrar as autoridades não é mesmo? mas estamos em um pais que precisamos ficar sempre ligados nos fatos e cobrar cada vez mais dos nosso politicos, que estão ai para servir a sociedade. É claro que se falando de uma criança com necessidades especiais, temos a obrigação maior ainda de cobrar mais e mais. Pois a inclusão nas redes de educação é mais que um direito e sim um dever, e o transporte é uma obrigação dos nossos governantes não é mesmo senhores politicos. Sérgio Nicchio 19/04/2012.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.