Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sessão da Câmara de Taboão acaba em menos de 20 minutos

Por Sandra Pereira | 3/03/2010

cama350.jpg

Manifestantes permaneceram na Câmara mesmo depois do fim da sessão

Menos de 20 minutos. Esse foi o tempo que durou a sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Os vereadores começaram a sessão mais cedo do que de costume e encerraram os trabalhos em tempo recorde. Segundo os vereadores não havia  nada na pauta de votação da Casa.

A atitude dos vereadores causou indignação entre os integrantes do movimento que protesta contra o aumento do IPTU na cidade.

De acordo com a advogada Julia Collet até o momento foram coletadas 2 mil assinaturas de moradores pedindo a revogação da Lei que atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV).
Com a saída dos vereadores ela assumiu a liderança e com a ajuda de  microfone começou a reclamar da atitude.

Ela é uma das lideranças da mobilização que luta contra o aumento do IPTU. Mas, na prática, o movimento começou a ser esvaziado depois que a prefeitura começou a conceder os descontos de 50% para os moradores que tiveram o imposto reajustado.

Além disso, os moradores que pediram a revisão do imposto já começaram a receber os novos carnês com desconto. De acordo com a própria advogada, em alguns casos com o desconto concedido o valor cobrado foi menor do que o do ano de 2009.

A advogada promete novas manifestações em todas as sessões da Câmara Municipal da cidade.
Alguns manifestantes acusaram a imprensa de defender os interesses da prefeitura. A maioria exibia jornais com manchetes contraditórias sobre o assunto.

Até mesmo a deputada Analice Fernandes apareceu em um jornal tratando sobre o aumento do IPTU no Taboão, antecipando o clima que deve predominar durante a disputa eleitoral. 

Dr Marcos Raul

Mais uma vez o povo está indignado com o IPTU no Taboão da Serra, conforme matéria no Jornal da Net, no entanto apóio o MOVIMENTO DO IPTU que veio a repercutir em 2010 uma vez que em 2011 a cobrança iria ser iniciada. drmarcosraul.blogspot.com

Júlia Collet

Sr. Edson Emaq. Se o Sr. bem se lembra, quem começou a manifestação foi o Sr. Aliás, na comissão de moradores que foi formada no dia 02/02/2010 para conversar com o Prefeito, o seu nome não estava na lista lida pelo Vereador Eloi. Porém o Sr. apareceu com outras pessoas e disse que fazia parte da comissão que havia sido criada em dezembro/2010. Democrativamente nós dividimos a comissão e o Sr. participou da reunião com os Secretários e inclusive falou na Câmara como membro da Comissão. O Professor Narciso faz parte da comissão criada em dezembro/2009 e não da de fevereiro/2010. Naquele momento, todos que ali estavam não tocaram no assunto política partidária, mas sim na política social, questionando a lei 202/2010 que nada mais era do que uma imposição visando minimizar os efeitos do aumento abusivo e distorcivo do IPTU para algumas áreas e não para todos. Não estou aqui para defender individualmente este ou aquele cidadão que se dispõe a lutar pela população, mas para defender a transparência das atitudes desse governo frente à população. Na câmara, como membro da comissão, o Sr. propôs a ampliação do desconto de 50% esclusivamente para os comerciantes, e a nossa luta é por todos e com todos e não somente para este ou aquele. Quem observou as pessoas que estavam na Câmara, na última sessão (02/03) pode perceber que se tratavam das lideranças. Muitas delas já estavam devolvendo a Lei de Iniciaitiva popular com as folhas totalmente preenchidas e pedindo novas folhas. Nós não precisamos nesse momento de alarde, e muito menos de gente fazendo a política do contra do tipo "isso não vai dar em nada", pois certamente dará, pois se na Câmara não tem oposição, a população pode e deve se opor (artigo 1o. da Constituição Federal). E o Sr., que ainda integra a comissão, deveria estar fazendo a sua parte. Pensar em eleições futuras é muito prematuro e demonstra que em nosso meio existem oportunistas que querem se valer da fragilidade da população para levar alguma vantagem, o que é altamente reprovável e demonstra o quão precisamos construir a cidadania nessa cidade. Não entendo que esse seja o caso do Professor Narciso, mas de muitos outros que não foram eleitos. O Sr. sabe que sou advogada e inúmeras pessoas estão me procurando para que eu entre com ações de depósito. Quero deixar bem claro que estou indicando a todos a OAB, e não ingressei com qualquer ação, pois estou agindo de acordo como Código de Ética dos Advogados no sentido de não captar clientela. Já houve representação no Ministério Público e o que nos cabe fazer agora é colher as assinaturas para a Lei de Iniciativa popular e estudar se cabe ou não Ação de Iniciativa Popular, face ao noticiado pela imprensa quanto à contratação da Empresa responsável pela PGV. Portanto, se o Sr. quiser ajudar, a luta é grande. Porém não atrapalhe a construção histórica com pequenas intrigas que não levam a nada.

Edson Emaq

É Reunião Da Câmara Só Durou 20 Minutos, Mais Eu Estou Começando A Achar Bom Não Se Comentar Mais O IPTU. Porque Uma Coisa que é Direito De Todos Tá Virando Marketing Politico, Enquanto Uns Luta em Defesa Do Povo Outros Fazem Propaganda Antecipado Para Politicas Vindouras,Ou Será Que eu estou errado? que O Ex Professor Narciso e A Dra. Julia,São Realmente Defenssores Do Povo? A Dra. Julia Talvez Estar Defendendo Uma Cauza Gratuita Porque Ela Também Estar Sendo Prejudicada, Mais e O Ex Professor, que estar atravessando Tudo Sem Nos Perguntar Nada, Essa Ideia é Minha Professor, Quem Te Colocou No Meio Disto Foi Eu Não te Esqueça!...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.