Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sessão da Câmara de Taboão acaba em menos de 20 minutos

Por Sandra Pereira | 3/03/2010

cama350.jpg

Manifestantes permaneceram na Câmara mesmo depois do fim da sessão

Menos de 20 minutos. Esse foi o tempo que durou a sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Os vereadores começaram a sessão mais cedo do que de costume e encerraram os trabalhos em tempo recorde. Segundo os vereadores não havia  nada na pauta de votação da Casa.

A atitude dos vereadores causou indignação entre os integrantes do movimento que protesta contra o aumento do IPTU na cidade.

De acordo com a advogada Julia Collet até o momento foram coletadas 2 mil assinaturas de moradores pedindo a revogação da Lei que atualizou a Planta Genérica de Valores (PGV).
Com a saída dos vereadores ela assumiu a liderança e com a ajuda de  microfone começou a reclamar da atitude.

Ela é uma das lideranças da mobilização que luta contra o aumento do IPTU. Mas, na prática, o movimento começou a ser esvaziado depois que a prefeitura começou a conceder os descontos de 50% para os moradores que tiveram o imposto reajustado.

Além disso, os moradores que pediram a revisão do imposto já começaram a receber os novos carnês com desconto. De acordo com a própria advogada, em alguns casos com o desconto concedido o valor cobrado foi menor do que o do ano de 2009.

A advogada promete novas manifestações em todas as sessões da Câmara Municipal da cidade.
Alguns manifestantes acusaram a imprensa de defender os interesses da prefeitura. A maioria exibia jornais com manchetes contraditórias sobre o assunto.

Até mesmo a deputada Analice Fernandes apareceu em um jornal tratando sobre o aumento do IPTU no Taboão, antecipando o clima que deve predominar durante a disputa eleitoral. 

Dr Marcos Raul

Mais uma vez o povo está indignado com o IPTU no Taboão da Serra, conforme matéria no Jornal da Net, no entanto apóio o MOVIMENTO DO IPTU que veio a repercutir em 2010 uma vez que em 2011 a cobrança iria ser iniciada. drmarcosraul.blogspot.com

Júlia Collet

Sr. Edson Emaq. Se o Sr. bem se lembra, quem começou a manifestação foi o Sr. Aliás, na comissão de moradores que foi formada no dia 02/02/2010 para conversar com o Prefeito, o seu nome não estava na lista lida pelo Vereador Eloi. Porém o Sr. apareceu com outras pessoas e disse que fazia parte da comissão que havia sido criada em dezembro/2010. Democrativamente nós dividimos a comissão e o Sr. participou da reunião com os Secretários e inclusive falou na Câmara como membro da Comissão. O Professor Narciso faz parte da comissão criada em dezembro/2009 e não da de fevereiro/2010. Naquele momento, todos que ali estavam não tocaram no assunto política partidária, mas sim na política social, questionando a lei 202/2010 que nada mais era do que uma imposição visando minimizar os efeitos do aumento abusivo e distorcivo do IPTU para algumas áreas e não para todos. Não estou aqui para defender individualmente este ou aquele cidadão que se dispõe a lutar pela população, mas para defender a transparência das atitudes desse governo frente à população. Na câmara, como membro da comissão, o Sr. propôs a ampliação do desconto de 50% esclusivamente para os comerciantes, e a nossa luta é por todos e com todos e não somente para este ou aquele. Quem observou as pessoas que estavam na Câmara, na última sessão (02/03) pode perceber que se tratavam das lideranças. Muitas delas já estavam devolvendo a Lei de Iniciaitiva popular com as folhas totalmente preenchidas e pedindo novas folhas. Nós não precisamos nesse momento de alarde, e muito menos de gente fazendo a política do contra do tipo "isso não vai dar em nada", pois certamente dará, pois se na Câmara não tem oposição, a população pode e deve se opor (artigo 1o. da Constituição Federal). E o Sr., que ainda integra a comissão, deveria estar fazendo a sua parte. Pensar em eleições futuras é muito prematuro e demonstra que em nosso meio existem oportunistas que querem se valer da fragilidade da população para levar alguma vantagem, o que é altamente reprovável e demonstra o quão precisamos construir a cidadania nessa cidade. Não entendo que esse seja o caso do Professor Narciso, mas de muitos outros que não foram eleitos. O Sr. sabe que sou advogada e inúmeras pessoas estão me procurando para que eu entre com ações de depósito. Quero deixar bem claro que estou indicando a todos a OAB, e não ingressei com qualquer ação, pois estou agindo de acordo como Código de Ética dos Advogados no sentido de não captar clientela. Já houve representação no Ministério Público e o que nos cabe fazer agora é colher as assinaturas para a Lei de Iniciativa popular e estudar se cabe ou não Ação de Iniciativa Popular, face ao noticiado pela imprensa quanto à contratação da Empresa responsável pela PGV. Portanto, se o Sr. quiser ajudar, a luta é grande. Porém não atrapalhe a construção histórica com pequenas intrigas que não levam a nada.

Edson Emaq

É Reunião Da Câmara Só Durou 20 Minutos, Mais Eu Estou Começando A Achar Bom Não Se Comentar Mais O IPTU. Porque Uma Coisa que é Direito De Todos Tá Virando Marketing Politico, Enquanto Uns Luta em Defesa Do Povo Outros Fazem Propaganda Antecipado Para Politicas Vindouras,Ou Será Que eu estou errado? que O Ex Professor Narciso e A Dra. Julia,São Realmente Defenssores Do Povo? A Dra. Julia Talvez Estar Defendendo Uma Cauza Gratuita Porque Ela Também Estar Sendo Prejudicada, Mais e O Ex Professor, que estar atravessando Tudo Sem Nos Perguntar Nada, Essa Ideia é Minha Professor, Quem Te Colocou No Meio Disto Foi Eu Não te Esqueça!...

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.