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Vereadores pedem ao DNIT retorno na Régis em Taboão

Por Karen Santiago | 17/04/2012

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Divulgação - Eduardo ToledoRetorno está previsto em Embu das Artes, mas vereadores querem em Taboão

A reivindicação da construção de um novo retorno na rodovia Régis Bittencourt, altura do quilômetro 275, na cidade de Taboão da Serra, que é um dos assuntos mais comentados entre os moradores e vereadores do município, relembre aqui teve um novo capítulo na manhã desta terça-feira, dia 17. O início da luta começou em uma reunião na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

A principal reivindicação dos vereadores é a construção de mais um retorno para atender os motoristas da cidade e desafogar o trânsito, principalmente na região do Parque Pinheiros, uma vez que o local, é contemplado com um único retorno, e nos horário de pico (6h às 8h) e 16h às 19h filas de carros se acumulam no trecho. O retorno beneficiaria cerca de 160 mil moradores, dos bairros que fazem adjacências ao km 275.

A proposta dos vereadores é que o novo retorno, garantido no PER (Plano de Exploração de Rodovias), seja construído cerca de dois quilômetros antes, na altura do Jd. Iolanda e da Vila Indiana, em Taboão da Serra. Para o presidente da Câmara, José Macário, essa obra irá beneficiar toda a cidade. “Ganharemos uma nova rota, diminuindo o trânsito em Taboão da Serra”, disse.

A Autopista Régis Bittencourt, concessionária que administra a rodovia e responsável pelos investimentos, disse que o retorno está previsto para o quilômetro 277,6, em Embu das Artes, próximo do Rodoanel.

O superintendente do DNIT, Ricardo Madalena, disse que concorda com a reivindicação dos vereadores, mas que é preciso um estudo detalhado para saber se é possível a construção da alça de acesso no local onde os vereadores indicaram. “Temos que ver a viabilidade técnica, vou encaminhar o pedido para a ANTT, em Brasília e para a OHL”, garantiu.

“Esse retorno onde está previsto não favorece os motoristas de Taboão da Serra, precisamos trazer essa obra para o quilômetro 275 ou 274, próximo da Vila Indiana e São Judas. Essa obra beneficia não só esses bairros e o Pirajuçara, mas também toda a região do Parque Pinheiros, que hoje convive com tráfego pesado”, disse Olívio Nóbrega, que agendou a reunião no DNIT.

O vereador Aprígio também concorda com a mudança do retorno, mas alerta para o custo das desapropriações. “Vamos ter que trabalhar junto com a OHL para viabilizar essa obra. Sem dúvida trazer a alça de acesso para Taboão da Serra é o melhor a ser feito e nós vamos lutar para que isso aconteça”.

Os vereadores José Macário, Olívio Nóbrega, Paulo Félix, Fausta, Cido e Aprígio participaram do encontro com o superintendente Ricardo Madalena.

O anúncio de quatro novos retornos da cidade de Embu das Artes à Juquitiba, na Rodovia Régis Bittencourt divulgado com exclusividade pelo Jornal na Net, relembre aqui.

Nova reunião

Os vereadores se mostraram satisfeitos com a posição do DNIT. Mesmo com o pedido já encaminhado, eles marcaram uma nova reunião, desta vez com a diretoria da OHL (empresa responsável pelo consórcio da Autopista Régis Bittencourt) nesta quarta-feira, dia 18, às 16h.

“Vamos discutir a viabilidade de trazer esse retorno para o quilômetro 275 ou 274, estamos empenhados nessa tarefa que irá beneficiar a população e diminuir muito o trânsito que hoje é um dos maiores problemas da nossa cidade”, lembrou Paulo Félix.

A vereadora Fausta disse que a Câmara Municipal está de parabéns pela luta. “Estamos encabeçando um projeto que irá beneficiar milhares de pessoas, não podemos deixar que essa obra escape de Taboão da Serra, o trânsito que temos hoje já justifica essa obra”.

Outro vereador que elogiou a proposta foi Cido. “O que depende da Câmara Municipal nós iremos fazer para que esse retorno seja construído no quilômetro 275, os moradores do São Judas, Vila Indiana, Elizabeth e Margaridas serão beneficiados diretamente com essa conquista”, lembrou.

Com informações de Eduardo Toledo - Assessor de Imprensa da Câmara Municipal

10º

Gomes

Os politicos de nossa sofrida cidade são bem espertinhos, pois, sabem que esse retorno terá que sair do papel. Estamos em 2012 e o atraso em nossa região em matéria de tudo é enorme, devido a ausência de honestidade e capacidade dos edis. Quando a obra acontecer, irão fazer mais imagens para a coisa parecer que saiu por que os mesmos tiveram uma grande preocupação com a questão. Vão achando que o povo é bobo.

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

OHL vai explorar a rodovia por 25 anos, e o trevo no KM 276 sempre foi uma reinvindicação antiga da população e das autoridades municipais a mais de 20 anos. O DNIT sempre teve conhecimento deste pedido e com a privatização sempre fez parte do PER Programa de Exploração de Rodovias da ANTT a construção de trevo no KM 276 da Regis Bittencourt EXTRATO DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO TRECHO DA RODOVIA BR 116/SP/PR Nº Processo: 50500.065706/2007-39. Concedente: UNIÃO, por intermédio da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT - CNPJ: 04.898.488/0001-77. Concessionária: Autopista Régis Bittencourt S.A. - CNPJ:09.336.431/0001-06. Objeto: Concessão do lote correspondente a 401,60 km da Rodovia BR 116/SP/PR, trecho São Paulo - Curitiba, para exploração da infra-estrutura e da prestação de serviços públicos e obras, abrangendo a execução dos serviços de recuperação, manutenção, monitoração, conservação, operação, ampliação, melhorias e exploração, conforme apresentado no Programa de Exploração da Rodovia - PER, mediante tarifa básica de pedágio no valor inicial de R$ 1,364, referenciada ao mês de julho de 2007, para cada praça de pedágio implantada. Prazo de Vigência: 25 anos a partir da data desta publicação. Signatários: José Alexandre Nogueira de Resende - Diretor-Geral e Noboru Ofugi - Diretor, pela ANTT e José Carlos Ferreira de Oliveira Filho - Diretor-Presidente e Francisco Leonardo Moura da Costa - Diretor, pela Autopista Régis Bitencourt S.A. Fundamento Legal: Lei nº 9.491, de 9 de setembro de 1997; Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995; Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001; Decreto nº 2.594, de 15 de maio de 1998 e Edital nº 001/2007. Data de Assinatura 14/02/2008.

jesus

As ,outras cidades discutem alguma coisa. em itapecerica da serra,os vereadores parecem ,zumbis

Epitacio

Agora existe vereadores, todos queres aparecer,estar chegando as eleições.

Neco do Leme

Estes vereadores querem tirar vantagem de uma obra que pertence a concessionaria que opera a rodovia. É exatemente isso : querem aparecer na foto. Pq eles não lutam para que o acesso do Shop Taboão à Regis sentido Embu seja feito ? Será pq existem outros interesses junto a quem dirige o Shop ?

Nilton Benedito Esteves - Síndico Jardim Iolanda

PER - Plano de ExploraÇÃo de Rodovias - ANTT Agência Nacional Transportes Terrestres diz:.....Cronograma de execução para " Implantação de trevos em desnível, com alças, em pista simples – completo: 5 unidades: contorno norte de curitiba e interseção com br 476 e pr 417 no km 276 e 2 adicionais a definir, a serem executadas do 3º ao 6º ano. (redação dada pela 1ª revisão extraordinária do per, aprovada pela resolução n.º 3.318, de 11/11/2009)......."..... OHL recebeu a concessão da rodovia Regis Bittencourt em fevereiro de 2008 e o trevo já estava previsto no km 276 entrada do bairro São Judas que faz divisa entre Taboao da Serra e Embu, portanto o trevo tem que ser neste local, visto que atenderÁ a uma população de mais ou menos de 160.000 habitantes que moram lindeiras as duas cidades num raio de 2 quilômetros. Este trevo tem que ser entre até o SEXTO ANO de concessão, 14 de Fevereiro de 2.014.

Antonio Pereira

Tocar música com a viola dos outros é tão fácil, em época de eleição fazem de tudo para ganhar uma aparição na mídia fingindo se preocupar com a cidade, dizem que tem foto de candidato até em saquinhos de pipoca e embalagem de picolé na cidade, esse retorno já deveria ter sido implantado há cerca de 20 anos atrás.

carlos

engraçado vereadores pedem ao dnit mas tem um que não e vereador ta pegando um biquinho na foto

Leonardo

Acredito que se tem um local onde deveria ter um retorno, seria ali na altura do salete, saint morritz, pois tem muita gente que mora ali por aquela região, e as vezes precisa fazer algo do outro lado, e depois para retornar ao bairro precisa ir lá na entrada do Embú fazer o retorno.

carlos

Agora em tempos de eleições? porque não fizeram durante os oito anos que lá estavam? chega de lorota.

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