Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Canalização de córrego muda a vida dos moradores

Por Ana Paula Timóteo | 16/04/2012

DSCF9209

Ana Paula TimóteoA canalização do córrego favoreceu vida dos moradores no Jardim Record

A pavimentação e canalização do córrego Joaquim Cachoeira no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra alteraram totalmente a paisagem e a vida dos moradores. “A mudança foi de 200%. Não tem comparação, até a nossa saúde melhorou”, relata Cícero da Silva Santos, morador há 10 anos.

A obra de canalização que começou em abril de 2010, alterou o cenário em que os moradores viviam. Ratos, poeira, mato, esgotos a céu aberto, pontes de madeiras improvisadas, que colocavam em risco a vida das pessoas que precisavam atravessar o córrego. Nos dias de chuva, a dificuldade era por conta da lama que se acumulava, e muitas vezes impediam os moradores de saírem de casa com os seus veículos

Os habitantes são unânimes em relação a todos os benefícios proporcionados pela canalização e pavimentação. “Ficou tão bom aqui, que nem na minha imaginação eu pensava que ficaria assim. O bairro está muito bonito e valorizou muito a minha casa”, conta Agnaldo Antônio de Oliveira.

Os últimos guardas-corpo estavam sendo implantados com o objetivo de restringir o acesso ao córrego e garantir a segurança dos moradores, principalmente das crianças que aproveitam o baixo movimento de carros na rua, para brincarem nas proximidades. “Várias pessoas já caíram no na água, inclusive um carro que perdeu a direção. Assim que colocamos os primeiros guardas-corpo, um carro bateu, mas não caiu no córrego”, disse Manuel Leite, responsável pela equipe de obras.

Os problemas não atingiam somente a parte estrutural, eles afetavam também diretamente a todos, de diferentes formas. O sistema de coleta de lixo não conseguia trabalhar de forma eficiente no bairro. “O caminhão não passava aqui, as ruas eram estreitas e cheias de buracos, os moradores eram obrigados a juntar o lixo nas esquinas e os lixeiros tinham muito mais trabalho, e ficava feio os sacos de lixo espalhados por aí”, fala o gari Ricardo Santos.

A mudança favoreceu ainda mais aos moradores que possuem pequenos comércios. “O movimento aumentou bastante, agora atendemos mais pessoas, antes ninguém passava por aqui. Nos dias de chuva era impossível abrir a loja. Estou vendendo muito mais agora”, diz Vaneide Alves, dona de uma loja de variedades.

O retrato de tal mudança é visível através da imagem de vários moradores sentados em frente as suas casas aproveitando o dia e batendo papo com os vizinhos. “Antes a gente ficava apenas dentro de casa, imagina no calor todo mundo trancado e com as janelas fechadas. Era impossível deixar a casa aberta. O cheiro era horrível e enchia de ratos e mosquitos, agora até na rua eu posso ficar”, relata a Dona Maria Soares Bispo, de 86 anos que mora de frente ao córrego.

Morador do bairro há 40 anos, João Messias conta que apesar da demora na canalização do córrego, a obra valeu a pena. “Foi uma vitória, tenho certeza que vai ficar ainda melhor”, conclui o morador.

Neco do Leme

Ao Sr. Kiko : Isso ai é pouco , mas muito pouco em 8 anos de governo e não é problema de caixa e sim de competência.Esta foi a pior gestão que Ts Já teve e será banida nas proximas eleições.

Ricardo Nunes

Se não fosse a verba que a Analice Fernandes trouxe la da Assembleia do Estado....esta obra não teria saído do papel, afinal, se o dinheiro arrecadado - graças ao aumento criminoso do IPITU - não tivesse ido parar nos bolsos da equipe do prefeito, com a própria verba, o município teria feito tal obra e com muito mais rapidez.

Kiko

onde está o cmomentário dos corneteiros de plnatão, onde está o tal do Sr. antonio Pereira. Outro dia eu disse aqui respondedno a uma inalação desse tal de3 Antonio Pereira, que está obra deixaria ele com uma trememnda dor de cotovelo e ele disse que não tinha visto tal obra, Sr. antonio Pereira como idsse isto é uma pequena amostra do que vem por ai até o final do ano, tome muito calmante porque o Sr. vai ficar com muito dor de cabeça com a preocupação do final deste governo do ponto de vista de grandes obras de canalizações.

DIVA

PARABÉN'S AO PREFEITO EVILÁSIO , PENSEI QUE IA ENROLAR NOSSOS MORADORES QUE JA FORAM ENROLADOS ANTERIORMENTE NA OUTRA ADMINISTRAÇÃO QUE NADA , NADA MESMO FEZ POR NOS AQUI DO JARDIM RECORD NOSSO PREFEITO REESTRUTUROU TODO O BAIRRO E ASSIM INVESTIU NA MODERNIDADE, NA SAUDE, NA LIMPEZA, NA VISÃO E EM TODO O BAIRRO ,TENHO CERTEZA QUE TERMINA-RÁ O QUE COMEÇOU E APRIGIO SERA O MELHOR PARA TABOÃO DA SERRA QUE NECESSITA DE MUDANÇA, MORO AQUI A DOZE ANOS E NUNCA VI UMA ADMINISTRAÇÃO DE UMA PREFEITURA INVESTIR TANTO EM OBRAS , PARA BÉN'S MAIS UMA VEZ E UM ABRAÇO DR.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Prefeitura de Osasco abre concurso público com 1.271 vagas

Acaba de ser publicado o edital do maior concurso público de Osasco nos últimos 25 anos. São...

25/05/2017

Prefeitura de Osasco abre concurso público com 1.271 vagas

Acaba de ser publicado o edital do maior concurso público de Osasco nos últimos 25 anos. São...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.