Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Canalização de córrego muda a vida dos moradores

Por Ana Paula Timóteo | 16/04/2012

DSCF9209

Ana Paula TimóteoA canalização do córrego favoreceu vida dos moradores no Jardim Record

A pavimentação e canalização do córrego Joaquim Cachoeira no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra alteraram totalmente a paisagem e a vida dos moradores. “A mudança foi de 200%. Não tem comparação, até a nossa saúde melhorou”, relata Cícero da Silva Santos, morador há 10 anos.

A obra de canalização que começou em abril de 2010, alterou o cenário em que os moradores viviam. Ratos, poeira, mato, esgotos a céu aberto, pontes de madeiras improvisadas, que colocavam em risco a vida das pessoas que precisavam atravessar o córrego. Nos dias de chuva, a dificuldade era por conta da lama que se acumulava, e muitas vezes impediam os moradores de saírem de casa com os seus veículos

Os habitantes são unânimes em relação a todos os benefícios proporcionados pela canalização e pavimentação. “Ficou tão bom aqui, que nem na minha imaginação eu pensava que ficaria assim. O bairro está muito bonito e valorizou muito a minha casa”, conta Agnaldo Antônio de Oliveira.

Os últimos guardas-corpo estavam sendo implantados com o objetivo de restringir o acesso ao córrego e garantir a segurança dos moradores, principalmente das crianças que aproveitam o baixo movimento de carros na rua, para brincarem nas proximidades. “Várias pessoas já caíram no na água, inclusive um carro que perdeu a direção. Assim que colocamos os primeiros guardas-corpo, um carro bateu, mas não caiu no córrego”, disse Manuel Leite, responsável pela equipe de obras.

Os problemas não atingiam somente a parte estrutural, eles afetavam também diretamente a todos, de diferentes formas. O sistema de coleta de lixo não conseguia trabalhar de forma eficiente no bairro. “O caminhão não passava aqui, as ruas eram estreitas e cheias de buracos, os moradores eram obrigados a juntar o lixo nas esquinas e os lixeiros tinham muito mais trabalho, e ficava feio os sacos de lixo espalhados por aí”, fala o gari Ricardo Santos.

A mudança favoreceu ainda mais aos moradores que possuem pequenos comércios. “O movimento aumentou bastante, agora atendemos mais pessoas, antes ninguém passava por aqui. Nos dias de chuva era impossível abrir a loja. Estou vendendo muito mais agora”, diz Vaneide Alves, dona de uma loja de variedades.

O retrato de tal mudança é visível através da imagem de vários moradores sentados em frente as suas casas aproveitando o dia e batendo papo com os vizinhos. “Antes a gente ficava apenas dentro de casa, imagina no calor todo mundo trancado e com as janelas fechadas. Era impossível deixar a casa aberta. O cheiro era horrível e enchia de ratos e mosquitos, agora até na rua eu posso ficar”, relata a Dona Maria Soares Bispo, de 86 anos que mora de frente ao córrego.

Morador do bairro há 40 anos, João Messias conta que apesar da demora na canalização do córrego, a obra valeu a pena. “Foi uma vitória, tenho certeza que vai ficar ainda melhor”, conclui o morador.

Neco do Leme

Ao Sr. Kiko : Isso ai é pouco , mas muito pouco em 8 anos de governo e não é problema de caixa e sim de competência.Esta foi a pior gestão que Ts Já teve e será banida nas proximas eleições.

Ricardo Nunes

Se não fosse a verba que a Analice Fernandes trouxe la da Assembleia do Estado....esta obra não teria saído do papel, afinal, se o dinheiro arrecadado - graças ao aumento criminoso do IPITU - não tivesse ido parar nos bolsos da equipe do prefeito, com a própria verba, o município teria feito tal obra e com muito mais rapidez.

Kiko

onde está o cmomentário dos corneteiros de plnatão, onde está o tal do Sr. antonio Pereira. Outro dia eu disse aqui respondedno a uma inalação desse tal de3 Antonio Pereira, que está obra deixaria ele com uma trememnda dor de cotovelo e ele disse que não tinha visto tal obra, Sr. antonio Pereira como idsse isto é uma pequena amostra do que vem por ai até o final do ano, tome muito calmante porque o Sr. vai ficar com muito dor de cabeça com a preocupação do final deste governo do ponto de vista de grandes obras de canalizações.

DIVA

PARABÉN'S AO PREFEITO EVILÁSIO , PENSEI QUE IA ENROLAR NOSSOS MORADORES QUE JA FORAM ENROLADOS ANTERIORMENTE NA OUTRA ADMINISTRAÇÃO QUE NADA , NADA MESMO FEZ POR NOS AQUI DO JARDIM RECORD NOSSO PREFEITO REESTRUTUROU TODO O BAIRRO E ASSIM INVESTIU NA MODERNIDADE, NA SAUDE, NA LIMPEZA, NA VISÃO E EM TODO O BAIRRO ,TENHO CERTEZA QUE TERMINA-RÁ O QUE COMEÇOU E APRIGIO SERA O MELHOR PARA TABOÃO DA SERRA QUE NECESSITA DE MUDANÇA, MORO AQUI A DOZE ANOS E NUNCA VI UMA ADMINISTRAÇÃO DE UMA PREFEITURA INVESTIR TANTO EM OBRAS , PARA BÉN'S MAIS UMA VEZ E UM ABRAÇO DR.

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

06/04/2017

Festival Gastronômico no Extra Taboão acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de abril

Entre os dias 07 e 09 de abril de 2017 (12h às 22h) o Taboão vai ficar ainda mais delicioso! O...

05/04/2017

Moradores do Monte Alegre investem em monitoramento e sinalização contra o crime

Cansados da violência e sem conseguir se proteger contra os assaltos cada vez mais frequentes na...

03/04/2017

Concurso do Tribunal de Justiça terá vagas pra Taboão, Embu e Itapecerica

Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra e São Lourenço, estão entre as...

02/04/2017

Giovanna Vergani de 7 anos é eleita Miss Infantil de Itapecerica da Serra

A pequena Giovanna Vergani dos Reis, de apenas sete anos, foi eleita no último dia 18|03, Miss...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.