Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Saiba se você é portador da Parasquavedequatriafobia

Por Edimon Teixeira | 13/04/2012

piada_sexta13

Divulgação:www.humortadela.com.brApesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto 

Antes que o internauta entre em pânico, o repórter que vos escreve esclarece: o palavrão no título do texto acima nada mais é que o termo adotado para designar a psicose patológica do medo pelas Sextas-Feiras 13. Hoje é um daqueles dias em que os supersticiosos ficam alertas. Tem gente até que não sai de casa e falta ao trabalho com medo de ocorrer alguma coisa terrível. Hoje é o temido dia, considerado por muitos como uma data ruim graças a duas superstições diferentes.

Uma relacionada ao número e a outra ao dia da semana. Sempre que o mês começa ao domingo inevitavelmente teremos uma Sexta-Feira 13. O calendário de 365 dias pode ter de 1 a 3 Sextas-Feiras 13. Acredita-se que os anos que possuem 3 sextas “negras” sejam anos calamitosos. Felizmente, para os temerosos e fóbicos, um ano com 3 sextas do tipo não acontece com freqüência, embora seja o caso de 2012, que teve a 1ª em janeiro, tem a segunda hoje e terá a terceira em julho.

Há muito tempo, certos dias ou épocas do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. O cinema norte-americano imortaliza esta data com uma sequência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.

Mas de onde veio essa história de que Sexta-Feira 13 é dia de azar? O Jornal na Net pesquisou o assunto e esclarece dúvidas e apresenta curiosidades a respeito para que o internauta possa sair de casa nesta sexta, 13, sem se preocupar com a data. São três as explicações mais conhecidas, mas a mais forte delas tem sua raiz na crença católica.

Os católicos afirmam que 13 era o número de presentes na Última Ceia (12 apóstolos e Jesus). E o 13º homem que chegou, Judas, teria traído Cristo. Com relação ao dia da semana, sexta-feira teria sido o dia da crucificação de Cristo, além do Dilúvio ter iniciado também nesse dia da semana. Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica.  

Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.  Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que originou a palavra sexta-feira).

Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa.  Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Uma mais recente fala da Ordem dos Cavaleiros Templários, fundada no século 12, durante as Cruzadas, para proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.  

As ações incomodaram o rei Filipe IV, da França. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, ele iniciou perseguição aos templários, que passaram a ser presos, torturados, excomungados e queimados na fogueira. Lendas à parte, o fato é que, muitas pessoas, supersticiosas, evitam viajar na Sexta-Feira 13 e camarotes de teatro omitem, por vezes, o13.  Em alguns hotéis não há o quarto de número 13, substituído pelo 12-A e muitos prédios pulam do 12º para o 14º andar.  

Para os supersticiosos de plantão um alento com base científica. Pesquisa da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, descobriu que pessoas que se consideram azaradas são mais propensas a acreditar em superstições associadas com má sorte e ficar ansiosas em Sextas-Feiras 13. E o que elas temem muitas vezes acaba acontecendo mesmo – não por serem azaradas, mas justamente porque, estando ansiosas, elas têm mais chances de fazer coisas erradas ou bater o carro, por exemplo.

13 curiosidades


·         O Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), se estima que 17 a 21 milhoes de americanos ficam em casa quando é Sexta-Feira 13, devido ao medo de lhe poder acontecer alguma coisa.

·         Segundo recente estudo da maior seguradora britânica, existe mais registros de acidentes nas Sextas-Feiras 13.Com um acréscimo de 13%.

·          No Japão e em alguns países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios.

·         O cantor Roberto Carlos sendo um homem muito supersticioso, simplesmente tira folga, não só nas Sextas-Feiras 13, mas também em todos os dias 13 do ano, para evitar maus agouros.

·         No judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento.

·         Nos Estados Unidos o número 13 é estimado porque eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana.

·         O antigo Código de Hamurabi (um dos mais antigos conjuntos de leis escritas, elaborado por volta de 1.700 a. C.) possui 282 cláusulas, mas a de número13 simplesmente não existe

·         O cubano Fidel Castro, Stevie Wonder (cantor), Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Gary Gasparov (campeão xadrez), L.Ron Hubbard (fundador da Cientologia) e Margaret Tatcher (Ex-primeira ministra da Inglaterra) nasceram numa Sexta-Feira 13.

·         O primeiro disco do Black Sabbath foi lançado na Sexta-Feira 13 de 1970.

·         O Centro de Zoonoses da cidade de São Paulo proibiu a adoção de gatos pretos na Sexta-Feira 13. O objetivo é evitar sacrifícios em rituais de magia.

·         Na Sexta-Feira, 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que mergulhou o país em seu pior momento na ditadura.

·         Na Fórmula 1raramente se verá algum carro número 13.

·         Alberto Santos Dumont, quando fracassou com seu 12 Bis, não montou um 13 Bis, foi diretamente ao 14 Bis e obteve sucesso.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o 13 – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

1ª Caminhada contra as drogas mobiliza Embu-guaçu e reúne mais de 2 mil pessoas

Mais de duas mil pessoas participaram da 1ª Caminhada contra as drogas realizada pelos Policiais...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.