Prefeitura promove III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/04/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), promove na quarta, 11 de abril, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no Cemur, das 8h às 14h, e o tema desta edição será “Um olhar através da convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”.

A conselheira e supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Rita Hortência, abrirá o evento com a palestra sobre a “Convenção da ONU”. O encontro também contará com a palestra “Superando limites em busca da igualdade”, que será ministrada por Felipe Codina, conselheiro representante da sociedade civil, seguimento deficiência múltipla. Felipe abordará a importância do esporte na qualidade vida das pessoas com deficiência.

No encontro serão debatidas políticas nos eixos de educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; de acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; de saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e de segurança, acesso á justiça, padrão de vida e de proteção social adequados.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Selma Basílio Rebelo, destacou que é necessária a participação de pessoas com deficiência e familiares em encontros como a Conferência. “Há de se reconhecer o aumento de espaços de participação popular, mas isso não significa o aumento de participação, estamos em processo de empoderamento das pessoas como cidadãos de direito, portanto nestes encontros a sensibilização é fundamental”- salientou.

Durante o encontro, serão eleitos até 10 delegados que representarão o Município de Taboão da Serra na etapa regional posteriormente estadual da conferência. Já as eleições dos novos conselheiros, representantes da sociedade civil, que irão compor o Conselho no biênio 2012/2014 ocorrerão em junho e a posse será em julho deste ano.
Serviço

III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, s/n – Jardim Bom Tempo
Data: 11 de abril, das 8h às 14h
Entrada gratuita

Vera Sampaio

Comentários