Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

GCMs de Taboão denunciam produtos contaminados

Por Sandra Pereira | 9/04/2012

gcm_1

Arquivo do Jornal na NetIntegrantes da GCM denunciam uso de material contaminado na corporação 

Os  170 agentes que compõem atualmente a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra estariam usando, de acordo com relato de integrantes da corporação, copos descartáveis, papel higiênico e papel toalha, considerados impróprios pela Vigilância Sanitária do município, por estarem contaminados com fezes de barata. Por meio da assessoria de imprensa a prefeitura nega as denúncias.

“Segundo  Cláudia Amaral, a reclamação não procede. Ela recebeu uma ligação do pessoal do Atende sobre os materias citados e orientou que o que estivesse impróprio para uso deveria ser descartado, o que foi feito. Foram entregues para uso dos GCM´s apenas o que estava em condições apropriadas”informou a assessoria.

 A denúncia do uso de material impróprio partiu de  um grupo de guardas que procurou o Jornal Na Net e concordou em falar sobre o caso, na condição de não serem identificados.

 “É vergonhoso, mas não podemos mais ficar calados diante disto. São pais e mães de família que trabalham 12 horas por dia e merecem o devido respeito”, disse um dos entrevistados.

 Ele revelou também que o evento ocorreu no princípio de 2012, mas só resolveu falar agora, pois se sentiu encorajado quando viu outras denúncias envolvendo o nome da corporação. Relembre aqui. A ordem para aproveitamento dos utensílios partiu da chefia.

 Segundo eles, o material em questão, milhares de unidades de copos plásticos grandes para tomar água, minicopos para café, além de centenas de rolos de papel higiênico e igual quantidade de papel toalha era de propriedade da Central de Atendimento, o Atende, órgão da Prefeitura que disponibiliza diversos serviços à municipalidade.

 Os objetos teriam sido descartados depois que o local fora infestado por baratas, sobretudo os artigos de higiene e copos descartáveis, sendo necessário, inclusive, acionar a dedetização. A Vigilância Sanitária concluiu que o material estava comprometido e que deveria ser inutilizado.

 Um funcionário do Atende revelou à reportagem que o material é ainda de quando a unidade fora inaugurada, em agosto de 2008. “Aquilo (material contaminado) tinha que ser incinerado. A guarda foi acionada para fazer a retirada e dar destino”, explicou. O órgão ocupa o piso térreo de um prédio de três andares, na Rua Elizabetta Lips, no Centro da cidade, e até cerca de um mês dividia o espaço com a GCM.

 Na ocasião do evento, o Atende teria pedido ajuda para transporte do material, no entanto, um integrante da chefia da corporação teria optado por fazer uso do material, alegando desperdício. A reportagem preservou o nome do superior de quem teria partido a ordem para a retirada do material condenado.

Os utensílios foram acomodados em um veículo da própria corporação e levados ao almoxarifado da guarda, na rua Adolfino de Arruda Castanho, 55, paralela à Elisabetta Lips, de onde eram distribuídos para as bases Intercap e Pirajuçara, segundo os GCM’s. Informações dão conta que o material foi transportado para o almoxarifado da nova sede, localizada na mesma rua, mas nos números 113 e 117.

 “ Aposto que alguns colegas nem sabem que estão tomando café em copos infestados de fezes de barata”, disse um agente. “Aposto também que vão negar tudo. Onde está a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)?”, questionou. “Se chegarem de surpresa ‘neguinho’ vai ter muito o que explicar”, concluiu.

Estudos apontam que nas patas do inseto existem milhões de microorganismos que, quando em contato com os alimentos, contamina-os causando cólera, hepatites A e B, problemas intestinais, febre tifóide e giardíase. De acordo com Lucy Ramos Figueiredo, da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas (ABCVP) estudos comprovam que as baratas são responsáveis por diversos eventos respiratórios, como a asma, alergias, além de doenças que atacam o sistema gastro-intestinal.

12º

GCM

Sou GCM de Taboao, não posso me identificar porque os caras que produzem estes absurdos de reaproveitar material contaminado infernizam a vida de profissionais que os contraria  não se esqueçam que a GCM ainda esta desprovida de uniformes, coletes ,munições e muitas outras coisas.

11º

Cidadão indignado

Para o "anônimo" do 10º comentário: Acredito que o senhor quis dizer " Esse PORTAL já foi bom...". Mesmo por que jornal é aquele impresso muito útil para adquirir, aprimorar o conhecimento. Sugiro que comece a ler. Assim terá argumentos para opinar, ainda que anonimamente, ao invés de usar clichês. Parabéns ao PORTAL. Já estava na hora de uma fonte de informação no município que não tenha "rabo preso" com a administração.Espero que não parem por aí. Tudo indica que debaixo deste angu ainda tem muito caroço. Viva a liberdade de expressão!

10º

anônimo

É incrível como as pessoas gostam de fofoca!! O ônus da prova cabe a quem acusa senhores... è muito fácil criticar com base em comentários e matérias grotescas do que conhecer a verdade. Esse jornal já foi bom, agora, com essa tal liberdade de expressão que cada um fala o que bem quer e fica por isso mesmo, por isso que não passa credibilidade nenhuma! Gosta de vender fofoca, se houver provss, não há argumentos agora publica matéria de ouvir dizer, francamente...E as pessoas caem como patinho rsrrrs!!

anonimo

E NO TRÂNSITO QUE NEM COPO DESCARTAVEL TEM,PRA SE BEBER AGUA TEM QUE SE USAR COPO DE VIDRO,VC PASSA UMA AGUA E REZA PRA NÃO PEGAR UMA BOQUEIRA OU ALGO PIOR,PRA SE TOMAR CAFÉ TEM QUE FAZER UM RATEIO PRA SE COMPRAR PÓ E AÇUCAR,E AGORA CONTRATARAM UNS 60 AGENTES PRA UM LUGAR QUE NÃO CABE 20,O NOSSO VESTIARIO É 4X4 COM APENAS 2 BANHEIROS,PARECE UM LABERINTO UM TEM QUE SAIR PRO OUTRO SE TROCAR,AGORA ESTÃO DESTRUINDO A COZINHA PRA AUMENTAR O VESTIARIO,UMA OBRA QUE VAI AUMENTAR MAIS 2 METROS E DIMINUIR A COZINHA OU SEJA TROCAR 6 POR MEIA DUZIA E AINDA VAI FICAR PEQUENO DA FORMA QUE ESTÁ SENDO FEITO

Eu tambem voto

como dise o guarda a anonimo, ¨¨se negunho vier de surpresa¨¨ se os proprios neguinhos não avisasem o dono do Brasil 500 que a fiscalização esta passsando de madruga, para eles fecharem e abrirem depois de meia ora,, ate eles teriam muito de se explicar né

anonimo

Não adianta abrirem as portas para impresa Edy, pois é claro que se assim o fizerem é porque já sumiram com as provas ou voce é tão inocente assim que acha que eles admitiriam voces dentro da sede com as provas na suas caras. aliás porque voces não vão la ver se o monitoramento que nunca funcionou agora estão funcionando, ou voces da imprensa estão de brincadeira, pois esta denundcia ja é velha e ate agora nada.

marcello

Caro "Anônimo", você tem razão no seu comentário quando relata sobre os comentários feito por membros da corporação. Infelizmente, sabemos que lá, existe um grupo carinhosamente chamado de "METRALHAS" que vivem denegrindo sua própria imagem. Porém, tentam, mas não conseguem manchar o bom nome desta respeitada instituição. Prá eles, "quanto pior, melhor!!!". Só não sei no quê essas várias criticas ajudam, pois toda semene eles vêem escrever alguma babaquice. O papel aceita tudo.

Layra

Surpreendente...mas nunca sera novidade...vamos e convenhamos, se analisarmos os fatos ocorridos anteriormente, concluiremos que esse fato e so mais uma consequencia do que acontece nessa secretaria, incrivel e como tem gente que acha essa denuncia nao deve partir de agentes da guarda, entao os guardas tem que ser expulsos por nao aceitar utilizar materiais contaminados...estamos na ditadura...so pode...fala serio...

Anônimo

É incrível como os próprios Guardas tentam denegrir a imagem da Guarda! Se este tipo de comentário parte de dentro imaginem o que os munícipes irão pensar...Deveria expulsar estes tipos de Guardas que nada acrescentam na Corporação muito pelo contrário...

Beto

O Evilásio= Aprígio...aqui entre nós...aí já é sacanagem...pô!

Edy

Não faltava mais nada. Não duvido que seja mesmo verdade. Bem, aí meu desfaio: se a denúncia não procede, libere, então, senhor Secretário de Segurança e Defesa Social do município, Silas Santana, a visita da imprensa do município ao almoxarifado. Longe de mim duvidar da palavra de Vossa Senhoria, mas,Se não há o que esconder, apenas acalme o ânimo dos agentes da corporação e de milhares de taboanenses, curiosos assim como eu, em saber se de fato um barbaridade desta acontece debaixo de seu nariz e nada é feito.

Gomes

É o fim da picada. Fezes de insetos em copos distribuidos aos servidores de nossa segurança é demais. Detalhe, não adianta nem reclamar para a tal vigilancia sanitária da cidade que não irão fazer nada, aliás, é somente mais uma unidade da prefeitura que não serve para nada.

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.