Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

GCM de Itapecerica continua parada e sem porte de arma

Por Karen Santiago | 9/04/2012

gcm_3

Divulgação Problema teria sido causado por falta de renovação de convênio

Nesta segunda-feira, dia 09, completam 18 dias que a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra continua na mesma situação, sem porte de arma (relembre aqui). A corporação está literalmente parada e com portões fechados, devido uma determinação judicial motivada pelo Ministério Público do município, uma vez, que o convênio de armamento com a Polícia Federal não foi renovado.

Ainda é incerto a normalização do trabalho da corporação. “O prazo para o retorno do trabalho da corporação, não depende de mim. E sim do prazo legal, além da parte burocrática”, afirmou o comandante Marques.

A falta de renovação se estende desde 2008. Uma denúncia anônima de um guarda ao MP, dias antes, resultou no recolhimento das armas e munições no dia 23 de março. Em maio de 2010, sob novo comando, os quesitos necessários para a renovação do convênio começaram a serem cumpridos, segundo o comandante Marques.

Entre os quesitos está à obrigatoriedade de todos os guardas contarem com o curso de formação credenciados pela Polícia Federal. A reportagem do Jornal na Net apurou que mais da metade dos gcms não possuem o curso, e trabalhavam de forma irregular, entre eles está o guarda que denunciou a não renovação do convênio.

“Temos o prazo de 15 dias para regularizar a situação com a PF. O curso já foi feito. Agora só falta encaminhar os certificados para a Polícia Federal e alguns documentos que estão pendentes”, explicou o comandante Marques.

Os guardas cumprem horário de expediente normalmente, mas sem farda e sem poder usar as viaturas. Metade da corporação está na base da GCM e a outra, na prefeitura municipal.

Esta é a segunda vez que a corporação fica parada. A primeira aconteceu em 2010, dia 18 de junho. O motivo: falta de renovação de convênio com a PF, o que retirou o armamento dos GCMs, relembre aqui.

Erro no Plano de Carreira


O Secretário de Segurança, Trânsito e Transportes da cidade, Max, não é mais responsável pela GCM da cidade. Um erro no plano de carreira da corporação: pasmem, motivado por alguns guardas, não fez constar o nome dele, e por este motivo ele não responde mais, pela corporação.

Max, só volta a ser responsável pela guarda, quando o erro for corrigido no Plano de Carreira aprovado por unanimidade em fevereiro deste ano na Câmara Municipal. (relembre aqui).

12º

carrasco

Ei voce anônimo dor de cotuvelo é triste em patrão tu ta com inveja malandro os caras fazem um bom trabalho soube que melhoraram o salário dos caras e vc ai babando porque tem até piriquete que curte os caras né?rsos coitado de vc faz assim abraça o Batman ja que vc rsos são tão intimos o caro anônimo ou será o Robin com ciúmes rsos.

11º

Classe Distinta Candido

PESQUISA CNI-IBOPE RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: SEGURANÇA PÚBLICA OUTUBRO 2011 No que diz respeito à eficiência das instituições públicas responsáveis direta ou indiretamente pela questão de segurança no país, há um claro reconhecimento do trabalho das Forças Armadas, Polícia Federal e das Guardas Municipais, no outro extremo, uma alta insatisfação com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário. Apenas no caso das Forças Armadas e da Polícia Federal mais da metade dos entrevistados, que externaram sua opinião consideram as instituições “ótima” ou “boa”: 63% e 60%, respectivamente. logo em seguida vem a Guarda Municipal, na terceira posição, com 42%, à frente da Policia Civil (35%) e a Policia Militar (34%) 6º e 7º colocados respectivamente. No caso do Congresso Nacional, esse percentual cai para 23%, alcançando 30% para o Poder Judiciário e os agentes penitenciários. "O povo é a polícia e a polícia é povo, a polícia nada mais é que aqueles, pagos e uniformizados, para fazer aquilo que é dever de todos nós."...........................Sir Robert Peel; Pai do Policiamento Moderno (1788 - 1850)

10º

Marco

quem está com inveja da GCM,das conquistas?? Até as armas foram retiradas,isso é conquista??

carrasco

O coisinha se usa o nome de Jesus em vão!;presta atenção cara tu ta com inveja de conquistas da GCM rsos coitado de vc faz assim melindroso quando sair concurso pega a fila rsos ou continua ai pedinte.

Classe Distinta cândido

Agora, reflita bem e procure em sua memória: Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo. Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo. Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel. Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes. Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem. Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos. Agora faça o seguinte: Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação. Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis. Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial. Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo. Como vai? Melhor, não é verdade? As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios. São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado. Reflita.!!!

Anõnimo

Vcs da GCM não deve explicação nenhuma aos desentendidos, até mesmo porque com vcs na cidade ou não, para mim não faz as diferenças, pode ser para as piriguetes...kkkkkkkkkkkkkk...E quando houver problema comigo...kkk chamo 190 ou o Batman, ou então o Wolverine tchau...bjinhos

jesus

Só rindo mesmo.......piada certas coisas.

GCM Wiliam

Apenas para esclarecer aos desentendidos: Em 2005 quando entrou em vigor a lei 10.826(estatuto do desarmamento), foi também criada a grade curricular para a formação de Guardas Municipais, então para os guardas que fazem parte da corporação antes desse ano, é exigido apenas a capacitação continuada, o que já acontece a cada dois anos(conforme publicado nesse jornal em notícias anteriores). Antes dessa lei quem administrava o porte de arma das Guardas Municipais era a Polícia Civil, depois passaram alguns anos para a Polícia Federal começar a administrar, com isso foi adotado um processo muito burocrático para se firmar esse convênio e muitas Guardas ainda não concluiram esse processo devido a essa burocracia ! A Gurada Municipal de Itapecerica sempre preza pelo preparo de seus Guardas, tanto que quando foi criado o ROM (Rondas Ostencivas com Motocicletas) eles foram preparados por PMs da ROCAM, Equipe de motociclistas da Guarda de Itapevi e pelo CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) em Indaiatuba, quando foi criado o ROMU (Rondas Ostencivas Municipal Urbana) também receberam treinamento intensivo em Itapevi, só após passarem e serem aprovados nesses cursos eles foram liberados para o patrulhamento ! Pesso que respeitem essa Corporação que se empenha em atender nossos munícipes, que são quem estão mais sendo penalizados com essa situação !

classe distinta candido

O Sr. esta muito equivocado, pois somos profissionais de segurança e sempre trabalhamos em beneficio da população de nossa querida cidade, como já foi relatado em matérias anteriores deste mesmo jornal e procurar entender mais um pouco sobre guarda municipal.

jesus

Sabemos quais são os desinformados,os que deveriam zelar pela legalidade. Já que sabidamente estão em situação irregular desde o início,mas,se faziam de desentendido e nunca quiseram botar o dedo na ferida. Apenas puxar o saco do prefeito qdo se aprovou alguns farelos para a turma.

Classe Distinta candido

SABEMOS SIM NOSSAS FUNÇÕES E FOI UM ERRO QUE OCORREU E NÃO E POR ISTO QUE VAMOS PARAR DE TRABALHAR PARA A SOCIEDADE QUE REALMENTE PRECISA ENTÃO LEIA ISTO OS QUE SÃO DESINFORMADOS; 1 - Controlar e fiscalizar o trânsito, de acordo com a Lei nº. 9.503, de 23/09/1997 (Código de Trânsito Brasileiro); 2- Interagir com os agentes de proteção Ambientais, protegendo o meio ambiente, bem de uso comum do povo, patrimônio público municipal natural, por força do art. 225 da Constituição Federal; 3- Poder de Polícia no âmbito municipal apoiando os demais agentes públicos municipais e fazer cessar, quando no exercício da segurança pública, atividades que prejudiquem o bem estar da comunidade local; 4- Exercitar sua ação de presença, prevenindo condutas, bem como: a) prender quem seja encontrado em flagrante delito, nos termos dos artigos 301 a 303 do Código de Processo Penal, fundado no inciso LXI do art. 5°, da Constituição Federal; b) agir em legítima defesa de direito seu ou de outrem, mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, todos os no "caput" do art. 5° da CF; 5- Apoiar as atividades de socorro e proteção às vítimas de calamidades públicas, participando das atividades de Defesa Civil; 6- Garantir o funcionamento dos serviços públicos de responsabilidade do Município; 7- Exercer a vigilância sobre os próprios municipais, parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, cemitérios, mercados, feiras-livres, no sentido de: a) protegê-los dos crimes contra o patrimônio; b) orientar o público quanto ao uso e funcionamento do patrimônio público sob sua guarda; 8- Desempenhar missões eminentemente preventivas, zelando pelo respeito à Constituição às Leis e à proteção do patrimônio público municipal; 9- Prevenir as infrações penais; 10-Apoiar os agentes municipais a fazer cessar, quando no exercício do poder de polícia administrativa as atividades que violem as normas de saúde, sossego, higiene, funcionalidade, estética, moralidade e outras de interesse da coletividade; 11- Praticar segurança em eventos; 12- Praticar segurança de autoridades municipais; 13- Prestar pronto-socorrismo; 14- Garantir a proteção aos serviços de transporte coletivo e terminais viários; 15- desenvolver trabalhos preventivos e de orientação à comunidade local quanto ao uso dos serviços públicos e procedimentos para melhoria da segurança pública local; 16- prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal; d) controlar o fluxo de pessoas e veículos em estabelecimentos públicos ou áreas públicas municipais; e) 17- Prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio; 18- Apoiar as ações preventivas – educativas: prevenção à violência, uso de drogas, ECA, trânsito, etc. 19- Proteger funcionários públicos no exercício de sua função; 20- Prevenir a ocorrência, interna e externamente de qualquer infração penal; 21- Organizar o público em áreas de atendimento ao público ou congêneres; 22- Prestar assistências diversas; 23- Reprimir ações anti-sociais e que vão de encontro às normas municipais para utilização daquele patrimônio público; participar das ações de Polícia Comunitária desenvolvidas pelas Polícias locais; participar, em conjunto com as Polícias locais, de ações de preservação da ordem pública, sempre que solicitado; realizar a fiscalização e o controle viário do trânsito das vias municipais. 24- Prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio; 25- Exercitar sua função ostensiva, por meio de condutas, tais como: prender quem seja encontrado em flagrante delito, nos exatos termos dos artigos 301 a 303 do código de Processo Penal, fundado no inciso LXI, do artigo 5º da Constituição Federal; 26- Colaborar com as ações preventivas de segurança pública; Agir em legítima defesa de direito seu, ou de outrem, mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal, ressaltando-se os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, todos os no Caput do art. 5º da CF/88 E DEPOIS QUE FOR TUDO NORMALIZADO ESTAREMOS TRABALHANDO PELA SOCIEDADE

jesus

Isso por que alguns deles batiam no peito dizendo que o porte era inerente a função...e agora??

28/05/2017

ROMU da GCM de Taboão prende dupla com moto roubada

A ROMU da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra prendeu em flagrante no começo da manhã...

28/05/2017

Carne podre é encontrada em frigorífico clandestino em Taboão

Após denúncia polícia encontra três toneladas de carne estragada em um frigorífico clandestino...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

PRF apreende grande carga de bebidas transportada de forma irregular na Régis

A Polícia Federal em fiscalização realizada na última quinta-feira (25), para combater o crime...

25/05/2017

Tragédia: menino morre após cair do 19° andar de um prédio em Taboão

Um menino de apenas quatro anos de idade morreu vítima de uma tragédia no Condomínio Brisas do...

24/05/2017

PM de Embu Guaçu surpreende ladrões com arma e veículo roubado

Policias do 25º BPM de Embu Guaçu, conseguiram efetuar a prisão de dois indivíduos na noite...

24/05/2017

ROM e ROMU prendem assaltante que agia em pontos de ônibus de Itapecerica

Policiais da ROM e ROMU conseguiram prender no início da manhã desta quarta-feira (24), um homem...

23/05/2017

GCM prende homem acusado de esfaquear outros três após briga num bar em Taboão

Uma briga de bar quase terminou em tragédia na noite desta segunda-feira, 22, em Taboão da...

23/05/2017

Polícia prende dois acusados de cometer assaltos em Embu

Os soldados Mendes e o soldado Arcanjo da Polícia Militar conseguiram efetuar a prisão de dois...

29/05/2017

Acidente com um vítima fatal travou o trânsito na Régis Bittencourt em Taboão

Uma pessoa morreu por conta de um acidente grave envolvendo 5 veúlos no começo da noite deste...

29/05/2017

FF sinaliza que poderá dar abono para os servidores públicos em Taboão

O prefeito Fernando Fernandes sinalizou com a possibilidade de conceder abono salarial aos...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.