Loucos por Vinil de Embu das Artes comemora sua 10º edição

Por Outro autor | 8/04/2012

O Evento “Loucos por Vinil” - Encontro de Colecionadores de Discos de Embu das Artes chega a sua décima edição e se tornou uma referência para os amantes da música, em especial para aqueles que colecionam LPS raros e outros registros históricos.

Nos últimos anos, Embu das Artes consolidou a iniciativa através de uma divulgação que ultrapassou os limites do município. O evento, desde a sua primeira edição, vem recebendo citações e reportagens em grandes veículos de mídia, como reportagem do jornal O Estado de São Paulo, no Jornal Hoje da TV Globo e do programa Metrópolis da TV Cultura, além da ampla inserção nos jornais e informativos locais.

Com tudo isso o evento “Loucos do Vinil” tornou-se um marco para a discografia e para a memória da música em vinil que, ao contrario do que se imagina, não pára de ganhar fãs e hoje provoca uma reação no próprio segmento discográfico em escala industrial, para felicidades dos aficionados. O “Loucos por Vinil” sem dúvida mantém viva essa paixão.    

CONCEITO

Você sabe o que é o “Loucos por Vinil”? É um encontro de colecionadores e amantes dos discos de Vinil. O tema da décima edição do encontro, que acontece este ano, propõe agregar a trilha sonora dos grandes festivais que foram realizados no Brasil, inspirados em woodstock, como o festival de Verão de Guarapari-ES, o festival da Saúde em São Lourenço-Mg e o festival de Águas Claras, em Iacanga-SP, em 1975. Tem muita gente que nunca ouviu falar desses festivais, queremos mostrar que foi possível termos um festival de música nesses moldes.

Em Embu das Artes tivemos Shows Históricos como: os Novos Baianos, Hermeto Pascoal, Jorge Mautner, Tom Zé e a presença constante de José Agripino de Paula, morador da cidade e nome importante da tropicália.

10° EDIÇÃO


A décima edição do evento será realizada nos dias 13 (início às 19h), 14 e 15 de Abril na Praça de Alimentação, situada na Av Elias Yasbeck, 1401, centro, Embu das Artes.

A entrada é franca.

Além da feira, que promove compra, venda e troca de discos de vinil, o evento também contará com shows das bandas: Autosonora, Nome Provisório, Tenebrario,
Massahara, Muqueta na Oreia, o DJ Théo Werneck- Blues Trio, Black Moon - Black Sabbath Tribute Band e Violeta de Outono.

Sua 10° edição contará com 25 expositores, além da parceria entre o comércio local na praça de alimentação.

Durante o evento haverá exibição de filmes e documentários e workshop Mix Áudio e Vídeo com os DJs Dutano e Meio Kilo.

A atração principal é a banda Violeta de Outono.

OBJETIVO


1 - Divulgar a cultura do disco de vinil (LPs), todo tipo de literatura, revistas fotos, pôsteres, fitas VHS, fitas cassetes, DVDs originais e livros que tratem da boa música e de seus registros.

2 - Reunir colecionadores, vendedores e amantes do vinil interessados em comprar, vender e trocar LPs e bibliografia referente, em bom estado de conservação, abrangendo todos os estilos musicais.

3 - Promover apresentações musicais (bandas de música) e discotecagem com DJs.

Para 2012 a proposta é homenagear a Trilha sonora dos grandes festivais.

4 - Promover o turismo cultural da cidade de Embu, por meio da divulgação do Evento “Loucos por Vinil” para a grande mídia.

5 - Propor o lançamento de uma campanha para formação do acervo municipal para o Museu da Imagem e do Som.

HISTÓRICO

O encontro “Loucos por Vinil” foi idealizado pelo artista plástico, Paulo Dud, e colecionador de discos residente de Embu das Artes.

“Quando o Compact Disc (CD) foi lançado pelas grandes indústrias fonográficas no inicio dos anos 90, a maioria das pessoas envolvidas na área musical imaginava que a vida do disco de vinil estava chegando ao fim. Ledo engano. Três décadas depois, os LPs não param de ganhar novos fãs, desde aficionados por músicos e suas canções antigas, aos DJs das mais modernas tendências Musicais”, afirma Dud.

Há dez anos, Paulo Dud foi proprietário do primeiro sebo da cidade: o Good Books; onde podia se observar, aos domingos, os apaixonados por vinil “garimpando” discos raros.

Desde que o evento foi assumido pelo governo da cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, o projeto sempre reuniu centenas de colecionadores e admiradores de Vinis, alem de promover a circulação de informações que fazem reviver os bons tempos dos “bolachões”.

SERVIÇO

Evento: Loucos Por Vinil
Local: Praça de Alimentação (Av. Elias Yasbeck, 1401- Centro)
Embu das Artes - SP.
Data/horários: ABERTURA: DIA 13/04 das 19h às 22h // DIA 14/04, das 09 às 22h // e DIA 15/04, das 9 às 20h.
Entrada franca:
Estacionamento no local - PAGO.
Informações: (011) 4785-3686/ cel 73403494.   
Email: cultura@embudasartes.sp.gov.br

Comentários